Pós Umipam 2024

PDT denuncia suposta fraude do Republicanos em cota de gênero nas eleições de Patos

Quarta 06/11/2024 - André Amâncio
Fonte: Clube Notícia
PDT denuncia suposta fraude do Republicanos em cota de gênero nas eleições de Patos
Sicoob Credipatos 3

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) levou à Justiça Eleitoral uma denúncia de suposta fraude na cota de gênero das candidaturas do Partido Republicanos nas eleições municipais de 2024 em Patos de Minas. 

O PDT alega que uma das candidatas inscritas pelo Republicanos teria sido incluída na chapa apenas para cumprir o requisito legal de 30% de candidaturas femininas. Essa suspeita foi reforçada pelo fato de a candidata ter recebido apenas cinco votos no total, e nenhum em sua própria seção de votação, sugerindo que nem ela teria votado em si.

Caso a Justiça Eleitoral considere a denúncia procedente, o PDT solicita que todos os votos dos candidatos do Republicanos sejam anulados e que os responsáveis pela suposta fraude fiquem inelegíveis por um período de oito anos.

Com 6.761 votos no total e um quociente eleitoral de 4.473 votos, o Republicanos conseguiu eleger Júlio César, que obteve 923 votos. Caso o partido perca esses votos, a composição da Câmara Municipal para o período de 2025-2028 será alterada, impactando as cadeiras de Júlio César (Republicanos), Otaviano Marques (União Brasil) e Itamar André (PP). Se a denúncia for julgada favoravelmente, os novos vereadores seriam Rodrigo Falcão (Novo), Daniel Gomes (PDT) e Isaias Martins (PSD).

O diretório do Republicanos anunciou que se manifestará apenas após ser oficialmente notificado pela Justiça.


Compartilhe


Comentários

Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa