Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Covid-19: começa esta semana vacinação da faixa etária de 5 a 11 anos

Terça 18/01/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas (foto: Sumaia Vilela/Agência Brasil)
Covid-19: começa esta semana vacinação da faixa etária de 5 a 11 anos
Sicoob Credipatos 3

Começará nessa quarta-feira (19/1), a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 anos completos a 11 anos em Patos de Minas. As remessas são enviadas ao município de forma fracionada, portanto as chamadas acompanharão a disponibilidade de estoque, mas sem necessidade de cadastro. Conforme definido em notas técnicas dos governos federal e estadual, o atendimento dessa faixa etária seguirá o seguinte critério de prioridade: 

1- público com deficiência permanente ou com comorbidades (é necessário apresentar laudo médico, de no máximo dois anos, que comprove a condição de saúde; consulte a tabela aqui);

2- crianças indígenas que vivem em aldeias e crianças que vivem em comunidades quilombolas;

3- crianças sem comorbidades, em ordem decrescente de idade.

Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação dos filhos. Em caso de ausência deles, a aplicação da dose precisa ser autorizada por termo de assentimento impresso e original (baixe aqui). O imunizante aprovado para crianças de 5 a 11 anos é a Pfizer-BioNTech.

Local de vacinação – Pelo menos neste primeiro momento, as crianças serão vacinadas no ginásio 2 do Unipam, com entrada pela Rua Diacuí. Dentro do local, haverá área reservada e equipe exclusiva para o atendimento do público infantil. Na primeira remessa, chegaram 690 doses pediátricas, das quais parte será aplicada in loco na Apae e Associação Esperança Azul, restando 360 para as chamadas gerais de quarta e quinta-feira.

Os profissionais de saúde responsáveis pela administração das doses pediátricas passaram por treinamento completo, uma vez que a vacina desse público é diferente do grupo geral. Isso porque, ao invés de 0,5 ml, as crianças receberão 0,2 ml em cada dose, sendo duas no total. O intervalo entre uma e outra aplicação é de oito semanas. 

PONTOS DE ATENÇÃO!

A vacina Covid-19 em crianças não deve ser administrada juntamente a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado intervalo de 15 dias.

As crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, permanecem com a dose pediátrica da Pfizer. 
Principais sintomas passíveis de ocorrer depois de receber a dose: locais (dor, inchaço, vermelhidão no local da injeção) e sistêmico (febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia, artralgia). Atentar-se que outras reações, como linfadenopatia axilar localizada no mesmo lado do braço vacinado, foi observada após administração de vacinas de mRNA Covid-19. 


Compartilhe


Comentários

Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
Zeppelin Lanches