Orthodontic
Unipam ensino medio2
Unipam ensino medio2

Caderno avaliativo é entregue a alunos da rede municipal

Devido à continuidade da suspensão das aulas presenciais, os profissionais das escolas mantiveram a produção dos cadernos de atividades. Na semana passada foi entregue o oitavo caderno

Quarta 02/12/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Caderno avaliativo é entregue a alunos da rede municipal
Sicoob Credipatos 1

As escolas municipais entregaram na última semana mais um caderno de atividades não presenciais. Com o material distribuído, totalizam-se, até o momento, oito cadernos elaborados e entregues aos alunos. A medida foi uma das estratégias utilizadas pela Semed para que fosse dada continuidade às atividades pedagógicas durante o período de suspensão das aulas presenciais.

O oitavo caderno tem objetivo avaliativo, ou seja, por meio dele serão analisadas as habilidades básicas de cada ano de escolaridade trabalhadas até o momento. O material é composto por questões de múltipla escolha de todos os componentes curriculares e é destinado aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A partir da análise dos resultados obtidos com a avaliação, os professores farão mapeamento das aprendizagens desenvolvidas durante o ano, tendo condições de construir o panorama de cada turma e de planejar a continuidade do trabalho com os alunos no próximo ano. Além disso, o oitavo caderno, assim como os demais, será avaliado quantitativamente, servindo como critério para progressão dos alunos.

De acordo com a secretária de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos, os cadernos de atividades são uma das principais ferramentas de ensino neste ano. Eles têm a função de proporcionar aos alunos condições de continuar recebendo conteúdo e são ainda o meio de avaliá-los. “É muito importante que as famílias estejam engajadas no processo de aprendizagem de suas crianças e adolescentes. Sabemos das dificuldades de um formato de ensino que foge totalmente ao que estávamos acostumados e do cansaço natural que já nos abate. Contudo, enquanto não for autorizado o retorno às atividades presenciais, precisamos nos manter firmes e seguir dando suporte aos estudantes”, ressaltou.

Para a diretora da escola Marluce Martins, Rosa Maria Coelho, mais do que nunca família e escola precisam estar alinhadas, e os pais devem estar cientes de sua responsabilidade nesse processo. Ela destacou que “buscar os cadernos na escola, incentivar os filhos a realizar as atividades, auxiliá-los – quando possível – e devolver o material completo é fundamental”. E ainda acrescentou: “Estamos cientes de que essa não é a realidade ideal e somos conhecedores dos inúmeros obstáculos que as famílias têm enfrentado, mas precisamos garantir às crianças e aos adolescentes seu direito de estudar. A parceria entre escola e família deve continuar”.

De acordo com o cronograma de realização das atividades não presenciais, o caderno avaliativo deverá ser devolvido no período de 7 a 11 de dezembro, quando será entregue o nono e último caderno de atividades correspondente ao ano letivo de 2020. Cabe ressaltar que, mesmo fora do prazo, os pais podem procurar as escolas e buscar os cadernos não retirados. Devido à alteração de datas, o ano letivo de 2020 vai até o dia 30 de dezembro, portanto ainda é possível cumprir as obrigações escolares para conclusão dessa etapa.

Centro  Politécnico

Compartilhe


Comentários

MT Imports
Rei dos Jeans
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
MT Imports
Rei dos Jeans
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui