Covid-19: SBI destaca resultado positivo com novo tratamento
Fonte: Agência Brasil
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou nota destacando os resultados do estudo Recovery da Universidade de Oxford com o medicamento dexametasona que mostraram efeitos positivos no tratamento da covid-19.
A pesquisa mostra que o medicamento resultou uma redução de mortalidade de 33% nos pacientes com covid-19 em ventilação mecânica. Nos pacientes precisando de oxigênio mas sem assistência de ventilação mecânica, a queda da mortalidade foi de 20%.
Já entre os pacientes que não necessitam de oxigênio, não houve diferença com a prescrição do medicamento.
A entidade analisou que os resultados permitem uma conclusão prática: “todo paciente com covid-19 em ventilação mecânica e os que necessitam de oxigênio fora de Unidade de Terapia Intensiva devem receber dexametasona via oral ou endovenosa 6mg uma vez por dia por 10 dias”.
Cooperativas de Patos de Minas se unem em campanha para doação de sangue
A campanha Voluntário sangue bom faz parte do Dia C e conta com a participação da Coopatos, Sicoob Credicopa, Sicoob Credipatos, Unicred e Sicredi
Fonte: www.sicoobcredicopa.com.br
Com abrangência nacional e idealizado pelo Sistema Ocemg, o Dia C tem como tema “Atitudes simples movem o mundo” e incentiva iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias.
Neste ano, devido à pandemia do Covid-19 e seguindo as recomendações dos órgãos oficiais, o Dia C será celebrado de forma diferente, mas com o mesmo propósito: estimular ações transformadoras e voluntárias por meio do cooperativismo.
A pandemia vem causando diversos impactos econômicos e sociais em todo o país. E, além de todas as atuais dificuldades, o estoque de sangue no Hemominas está em estado crítico. Por isso, a Coopatos, o Sicoob Credicopa, Sicoob Credipatos, Unicred e Sicredi se uniram com o objetivo de conscientizar seus colaboradores e cooperados sobre a importância da doação de sangue.
De acordo com Ronaldo Siqueira, Presidente do Sicoob Credicopa, a campanha ressalta também a importância da intercooperação, um dos princípios do Cooperativismo. “Todos os anos nossa ação do Dia C acontecia em forma de celebração e reunia milhares de pessoas. Esse ano será um pouco diferente, mas em parceria com as outras Cooperativas continuamos incentivando ações de voluntariado. E nesse momento em que o Hemominas precisa elevar seus estoques de sangue, mobilizamos nossa equipe e cooperados para a doação.”.
O Presidente do Sicoob Credipatos, Edmilson Garcia, destaca como as Cooperativas estão sempre ao lado da comunidade. “Sabemos que a união faz a força, por isso as Cooperativas deram as mãos para ajudar o próximo. Aqui no Sicoob Credipatos, contamos com o apoio de nossos 13.500 cooperados, mais de 170 funcionários e dirigentes, e a comunidade em geral. Através da campanha “Voluntário sangue bom” nós vamos mostrar a força da solidariedade, ajudando aqueles que mais precisam.”.
Dr. Marlon Vargas, Diretor Presidente da Unicred Integração de Minas, também mostra a força da união das Cooperativas. “Acreditamos em cooperação sem individualismo. Quando cooperamos juntos, fazemos a diferença na vida de mais pessoas. No dia C deste ano, mostramos que a cooperação pode vir de diversas formas e de todas as pessoas que querem e podem ajudar, principalmente neste momento de propagação do Coronavírus pelo país, o que diminui o volume de doações nos nossos bancos de sangue. Dessa forma, juntos seguimos para o mesmo sentido: da cooperação com nosso próximo.”
Sérgio Luiz Tonello, Presidente do Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG, relembra que o Dia de Cooperar, comemorado em 4 de julho, será celebrado de forma online. “O primeiro sábado do mês de julho é sempre uma data importante e marcante para o cooperativismo: o Dia de Cooperar. Um momento em que todas as Cooperativas, juntamente com seus associados e colaboradores, se unem para realizar uma ação em prol da sociedade. A doação de sangue é um gesto nobre que coopera para salvar vidas. Para o Sicredi, é um orgulho participar desse momento da construção de uma sociedade mais próspera. Parabéns ao cooperativismo! E convidamos a todos para no dia 4 de julho participar da nossa comemoração, que neste ano será realizada de forma online com a divulgação dos resultados da nossa campanha.”.
O Diretor da Coopatos, Célio Humberto, ressaltou a importância do trabalho realizado pelas Cooperativas. “Devido à pandemia, o Hemominas recebe apenas os doadores que foram previamente agendados pelo site ou aplicativo e nós estamos realizando esse agendamento em todas as Cooperativas participantes do Dia C. Basta que o voluntário entre em contato conosco. É com muito orgulho que a Coopatos participa dessa campanha a favor da vida e em parceria com as Cooperativas de Crédito de Patos de Minas.”
Para participar do Dia C e agendar sua doação de sangue, basta que o voluntário entre em contato com uma das Cooperativas. Quanto mais doadores participarem, mais ajuda a Fundação Hemominas receberá para manter seus estoques de bolsa de sangue em nível satisfatório.
Dia C 2020: não podemos dar as mãos, mas podemos unir nossas atitudes e fazer a diferença!
Empresário que realizou chacreamento irregular e vendeu os mesmos lotes para várias pessoas é preso
A Polícia Civil de Patos de Minas, através da Delegacia de Furtos, Roubos e Tóxicos em cooperação com a Delegacia de Vazante (MG) prendeu nessa terça-feira (16), um empresário, de 46 anos, investigado pelos crimes de estelionato e parcelamento irregular do solo cometidos na cidade de Vazante. A prisão ocorreu na Avenida Getúlio Vargas no bairro Centro em Patos de Minas. A corporação não divulgou o nome do empresário.
De acordo com a PC, a prisão se deu após levantamentos realizados pela equipe de investigadores, em que levantaram e localizaram o indivíduo foragido da justiça em sua residência em Patos de Minas. O empresário foi encaminhado para a Delegacia em plantão, e em seguida, será recambiado pelo Presídio Sebastião Satiro.
Sobre os crimes cometidos, o investigado realizou um chacreamento em Vazante em desacordo com a determinação legal, portanto, de forma irregular. Por conta disso, foi instaurado o respectivo inquérito policial. No decorrer das investigações, a Polícia Civil constatou que o investigado estaria falsificando documentos, bem como estaria vendendo os mesmos lotes para várias pessoas, incidindo na prática de crime de estelionato.
Diante desse cenário, o Delegado André Luiz Ferreira dos Santos representou pela prisão preventiva do investigado, sendo deferida pelo Poder Judiciário. A Polícia Civil aproveita a oportunidade para alertar as pessoas com os cuidados necessários para qualquer aquisição de qualquer imóvel para evitar de cair em algum golpe estelionatário, principalmente em casos similares a este diante de vários chacreamentos em nossa cidade, e fica a disposição para prestar qualquer apoio com denúncia ofertada pela população.
Polícia Civil prende jovem de 23 anos suspeito de tráfico de drogas no Bairro Quebec
Nesta data, a Polícia Civil de Minas Gerais através da Delegacia de Furtos, Roubos e Tóxicos continuando diligências de indivíduos investigados pela comercialização de substâncias entorpecentes na cidade conseguiu apreender a quantidade de 18 pedras de “crack” e 2 papelotes de cocaína. Um indivíduo investigado pela comercialização drogas foi preso.
De acordo com a PC, a prisão se deu após levantamentos realizados pela equipe de investigadores da Delegacia de Furtos, Roubos e Tóxicos. Os policiais vêm monitorando o alvo nos últimos dias diante da informação de que ele estaria comercializando drogas na sua residência no Bairro Jardim Quebec.
O indivíduo foi identificado, tendo 23 anos de idade, e já foi preso em outras três oportunidades por tráfico de drogas, bem como outros crimes, tais como posse de arma de fogo, porte de arma de fogo, desacato e resistência.
Durante buscas realizadas nas imediações do imóvel alvo da investigação, os policiais civis conseguiram apreender drogas escondidas em ponto estratégico que era utilizado para o repasse aos usuários que procurasse a droga no local.
Com as diligências, o indivíduo apontado como proprietário do material recebeu voz de prisão em flagrante delito e foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil para análise. Deve ser observado que o conduzido é voltado para o tráfico de drogas, sendo preso recentemente justamente pelo tráfico de drogas.
A Polícia Civil segue adiante com a investigação para apuração e identificação de todas as pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, contando com o apoio da sociedade para a continuidade da investigação com denúncia para indicar qualquer imóvel em atitude suspeita em nossa cidade.
Arapuá registra 7 novos casos de coronavírus; 5 casos são de prestadores de serviço da Empresa Tirolez
A cidade de Arapuá (MG) registrou 7 novos casos de coronavírus nessa terça-feira (16). De acordo com a Vigilância Sanitária, 5 casos positivos tratam-se de prestadores de serviço da Empresa Tirolez os quais já estavam em isolamento e realizaram testes particulares, sendo esta uma das medidas exigidas pela Prefeitura de Arapuá para a continuação das obras.
Ainda de acordo com a Vigilância, os outros 2 casos são residentes em Arapuá e já estão em isolamento juntamente com mais 6 pessoas. Outros 3 pacientes aguardam resultados de exame.
A Vigilância ressalta ainda que todos estão clinicamente bem, sem maiores complicações e sob monitoramento.
A Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Saúde pede encarecidamente para que a população siga as orientações da Vigilância Sanitária:
• Evitar aglomerações em ruas, comércios e residências;
• Sair só se for extremamente necessário;
• Se sair "USE MÁSCARA";
• Evite ir até as cidades vizinhas que possuem mais casos confirmados da doença;
• Realize suas compras via telefone.
Pai é condenado por agredir e torturar filho adolescente
Pena é de quase nove anos em regime fechado; crime aconteceu em BH
Um homem foi condenado a quase nove anos de detenção, em regime fechado, pela prática de tortura contra o filho menor de 16 anos de idade. A decisão é da 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que manteve sentença da Comarca de Belo Horizonte.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, no dia 24 de fevereiro de 2018, no Bairro Europa, na capital mineira, o pai submeteu o adolescente, que se achava sob sua guarda e cuidados, a intenso sofrimento físico e mental, com emprego de violência e grave ameaça, como forma de aplicar-lhe castigo pessoal.
O agressor e a vítima retornavam, na data, de uma visita ao Conselho Tutelar. Ao chegarem em casa, o acusado ameaçou agredir o filho, que disse que procuraria novamente o conselho, caso as agressões se concretizassem.
Diante disso, o réu ficou muito nervoso e iniciou o espancamento, atingindo a vítima com pauladas, chutes e socos, além de acertá-la com um cinzeiro, fato que culminou em uma tentativa de suicídio por parte do adolescente.
Em primeira instância, a Vara de Crimes Contra a Criança e o Adolescentes de Belo Horizonte condenou o pai a 8 anos, 11 meses e 10 dias de reclusão, em regime fechado, pela prática de tortura. Foi negado e ele o direito de recorrer em liberdade.
Diante da sentença, o homem recorreu, pedindo absolvição, sob o argumento de falta de provas da ocorrência de crime de tortura e solicitando a aplicação do princípio in dubio pro reo. Alternativamente, pediu que, mantida a condenação, o delito fosse desclassificado para maus-tratos ou lesão corporal.
Histórico de agressões
Ao analisar os autos, o juiz convocado, José Luiz de Moura Faleiros, observou que a materialidade do delito era inquestionável, tendo em vista diversos documentos juntados aos autos, como o prontuário médico, e as provas orais colhidas.
“Cumpre salientar que o ofendido sofreu, no caso em apreço, violência, tanto física quanto mental, sofrimento este que não deixa vestígios, sendo incabível, nessas hipóteses, a realização de exame de corpo de delito”, destacou.
O magistrado afirmou ainda ter sido possível constatar, pelo histórico dos fatos, pela documentação apresentada e pelos depoimentos, “que o adolescente vinha há muito tempo sendo submetido a tratamento absolutamente degradante e traumatizante, sendo levado, inclusive, a atentar contra sua própria vida”.
A autoria do crime de tortura também era incontroversa, embora o pai tenha negado categoricamente os fatos, dizendo que não agrediu fisicamente o filho, mas que apenas lhe aplicou “correção verbal, diante do seu comportamento indevido, em um momento de desespero”.
Na avaliação do relator, a negativa do réu em relação ao crime de tortura não encontrou respaldo no conjunto de provas. Durante a investigação, o adolescente narrou detalhadamente todo o histórico da violência a que foi submetido pelo pai, de forma injustificada, depois da morte de sua mãe, que era também constantemente agredida pelo homem.
Ao ser ouvido em juízo, observou o relator, o adolescente fez o mesmo relato e ainda detalhou a ocasião em que o pai o agrediu após voltarem de uma reunião no Conselho Tutelar, o que culminou com sua tentativa de suicídio no mesmo dia.
“Sobre as provas dos autos, é cediço que, nos crimes praticados às ocultas, como o delito de tortura, as declarações prestadas pela vítima possuem grande valor probatório, prevalecendo sobre a negativa do acusado, mormente quando narram, de forma coerente, como se deu a ação criminosa”, destacou o relator.
O juiz convocado também ressaltou, em sua decisão, trecho do atendimento do adolescente pelo setor psicológico do hospital em que ele ficou internado por vários dias, após a tentativa de suicídio. O documento indica que os conflitos violentos eram as razões do sofrimento mental do filho.
“Dessa forma, resta evidente e isento de dúvidas, pela dinâmica e reiteração das lesões, que a vítima foi submetida a intenso sofrimento físico e mental, como forma de aplicar castigo na relação familiar”, afirmou.
O magistrado destacou ainda que, no caso, restava evidente “que a conduta perpetrada tem relação com a agressividade própria do apelante, e não com a intenção de correção ou educação, visto que muitas vezes exercida sem motivo aparente ou por implicância”.
Destacando ainda testemunhos da avó paterna da vítima e de uma amiga da família, o magistrado concluiu que, diante de todas as provas, não havia que se falar em desclassificação para o crime de lesão corporal no âmbito das relações domésticas.
Assim, manteve a sentença, sendo seguido, em seu voto, pelos desembargadores Márcia Milanez e Dirceu Walace Baroni.
Polícia Militar prende quatro autores por tráfico de drogas e associação para o tráfico
A Polícia Militar (PM) vinha a algumas semanas, através das equipes Tático Móvel, monitorando a movimentação de drogas praticada nas regiões dos bairros Serra Negra e Nações, em Patrocínio (MG).
Na noite de ontem (15) o Tático Móvel recebeu a informação anônima, no sentido de que um dos alvos teria se deslocado para a cidade de Uberlândia para adquirir entorpecentes.
Imediatamente e associando as informações já arrecadadas em diversas diligências, foi desencadeada operação policial para abordagem do veículo VW Voyage, com quatro autores em seu interior, 41, 31, 27 e 24 anos. O autor de 24 anos, ao perceber a presença policial tentou dispensar uma sacola de cor azul, arremessando-a pela janela do veículo, no entanto foi percebido pelos policiais.
A abordagem do veículo foi realizada na BR 365, próximo a Patrocínio, tendo os militares logrado êxito na apreensão das substâncias entorpecentes.
Ressalta-se que a tentativa na empreitada criminosa foi praticada em articulação entre infratores de Patrocínio e Patos de Minas.
Foi acionada a ROCCA do 15º BPM, que deslocou até o local e apoiou os militares. Equipes da Polícia Militar na cidade de Patos de Minas foram acionadas e também realizaram diligências.
Diante dos fatos, os autores foram presos em flagrante delito e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com os materiais apreendidos.
Polícia Militar prende indivíduo com mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio
Na noite da última segunda-feira (15) durante patrulhamento preventivo da Polícia Militar de Patrocínio (MG), os militares perceberam um indivíduo em uma motocicleta em atitudes suspeitas, no viaduto da BR-365.
Após a equipe Tático Móvel visualizar a motocicleta em atitude suspeita transitando na rodovia, repassou a situação para a equipe GEPMOR que rapidamente procedeu a abordagem e, após consulta no sistema, constatou-se que havia um mandado de prisão em aberto para o condutor, 32 anos, pelo crime de homicídio.
Diante dos fatos, o indivíduo foi preso e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de plantão e a motocicleta removida, pois estava em situação irregular.
Carreta com placas de Presidente Olegário é furtada em pátio de posto de combustível
Fonte: PO Hoje
Uma carreta modelo prancha foi furtada no pátio de um posto de combustível na cidade de João Pinheiro, Noroeste de Minas neste domingo (14).
Consta no registro da ocorrência da 206ª Cia da Polícia Militar (PM) de João Pinheiro, que o proprietário foi até a unidade para registrar o furto do veículo.
Ele informou que o cavalo mecânico Mercedes Bens/LS, cor branca (GKU 6429) e o semirreboque (prancha) – CGR 42 29 – ambos de Presidente Olegário – MG – foi estacionado no pátio de posto de combustível Trevo Dois na cidade de João Pinheiro na manhã deste domingo (14), a ocorrência foi registrada no início da noite da mesma data.
Ainda de acordo com a ocorrência policial o veículo tem rastreador e que o último sinal do GPS foi na MG -410- na Serra da Bela Vista área rural do município de Presidente Olegário. O cavalo possui seguro e o semirreboque não.
A Polícia Civil vai investigar o caso, o local possui câmeras de segurança. Até o fechamento da reportagem o veículo não tinha sido localizado e ninguém foi preso.
Polícia Militar Rodoviária recupera motoneta com queixa de furto
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) recuperou uma motoneta furtada no início da noite da última segunda-feira (15), na altura do km 87 da rodovia BR-146, no município de Serra do Salitre. Dois homens foram presos.
De acordo com a PMRv, foi abordada a motoneta Honda C 100 Biz sem placa de identificação, sendo que o condutor, de 35 anos, não portava qualquer documento pessoal e nem documento CRLV da motoneta.
Em consulta ao sistema informatizado foi constatado o impedimento de queixa/furto do referido veículo.
O condutor relatou que a motoneta pertencia ao seu colega o qual havia lhe emprestado a motoneta para deslocar-se para o trabalho. Em contato com o indivíduo, o mesmo relatou que comprou a motoneta de outro indivíduo e que não recebeu qualquer documento referente a motoneta.
Ante aos fatos, os autores foram presos e apresentados a Delegacia de Polícia Civil e a motoneta foi apreendida e removida ao depósito de plantão pelo serviço de guincho credenciado.