Orthodontic

Presidente do TJMG inaugura ampliação da Apac em Patos de Minas

Sexta 26/06/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Perto de encerrar uma gestão que entra para a história, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais, inaugurou nesta quinta-feira (25/6) o segundo anexo para recuperandos na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Patos de Minas, cidade do Alto Paranaíba, a 400km de Belo Horizonte. 

O fato de ser um apaquiano assumido e de ter sido criado na cidade desde pequeno foram ingredientes que levaram muita emoção ao evento, que ocorre a poucos dias do encerramento de sua gestão à frente da Corte mineira.

O novo Centro de Reintegração Social Doutor Mário Ottoboni, em Patos de Minas, foi ampliado em tempo recorde e agora tem capacidade para abrigar até 130 recuperandos. As obras foram feitas com a participação dos usuários da Apac.

A cerimônia foi marcada pela emoção e por várias homenagens, não apenas ao presidente Nelson Missias, mas a todos que de forma direta ou indireta lutaram para a melhoria do sistema prisional na região, enfrentando dificuldades homéricas. Os recuperandos que participaram da construção do anexo foram homenageados com um quadro que ficará exposto no local. O quadro contém uma foto da turma com a citação: “Os valentes de Davi do Século XXI”.

Participaram da solenidade os desembargadores do TJMG, André Amorim Siqueira, Maria Inês Souza e Paula Cunha e Silva; o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do programa Novos Rumos, Luiz Carlos Rezende e Santos; a presidente da Apac de Patos de Minas, Maria Abadia Garcia Vecchi; o juiz diretor do foro de Patos de Minas, José Humberto da Silveira; a juíza da Vara de Execuções Penais, Solange de Borga Reimberg; o juiz Melchiades Fortes da Silva Filho; o promotor de execuções penais Paulo Henrique Delicole; o presidente da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira; e vários representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da cidade.

Havia também muitos voluntários, e os próprios recuperandos da Apac de Patos compareceram em peso. O evento foi restrito por causa das medidas sanitárias impostas pela covid-19. Todos foram obrigados a usar máscara e muito álcool em gel.

O presidente Nelson Missias de Morais deu um tom poético a seu discurso e lamentou não poder visitar o pai e a mãe, que moram na cidade, em função das restrições impostas pela covid-19. “Mas fiz questão de vir até aqui, vir até a minha terra, onde eu não nasci, mas para onde vim quando ainda era um bebê”, conta o presidente, emocionado, mas demonstrando ainda ter muito fôlego na maratona de inaugurações de fóruns, com as devidas homenagens que recebe no final de seu exitoso mandato.

Ele lembra que as obras de ampliação do segundo anexo foram feitas em tempo recorde devido à urgência e à situação precária dos recuperandos, que necessitavam de um espaço maior para continuar a executar os vários trabalhos desenvolvidos na Apac de Patos de Minas. “Sei que vocês passaram por momentos difíceis quando o caminho mais próximo era o da desistência, mas vocês foram perseverantes e conseguiram”, lembrou o presidente.

O presidente, falando aos recuperandos, lembrou que “o começo é para todos, mas o recomeço só pertence aos fortes e aos grandes. Quem cometeu um deslize na vida tem que ter a chance de se recuperar, pois ninguém é irrecuperável”.

 

 

Operação investiga agentes públicos por possível envolvimento com a entrada de drogas e celulares em penitenciária de Uberaba

Sexta 26/06/2020 - Aislan Henrique
Fonte: MP MG
Feed do PatosAgora

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Uberaba, no Triângulo Mineiro, deflagrou nesta sexta-feira, 26 de junho, a Operação Anfíbio, com o objetivo de averiguar a denúncia de que agentes públicos, lotados na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, estariam envolvidos com crimes de favorecimento real e impróprio e tráfico de drogas no interior do estabelecimento prisional.

Dois agentes públicos foram presos em flagrante e encaminhados à presença da autoridade policial por tráfico de drogas (anabolizantes) e posse ilegal de munição. Os mandados de busca e apreensão, 12, foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba. Eles foram cumpridos em residências e veículos nas cidades de Uberaba e Conceição das Alagoas, bem como nas dependências da penitenciária em Uberaba, em desfavor de cinco policiais penais, em cumprimento à ordem judicial.

De acordo com o MPMG, os agentes públicos são investigados por supostamente facilitar e promover a entrada de aparelhos celulares e drogas no ambiente carcerário.

A operação foi realizada em conjunto com a Diretoria Regional da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depedn/MG), e a 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, por intermédio dos 67º e 4º Batalhões de Polícia Militar. Participaram três promotores de Justiça, 20 policiais militares, 11 policiais penais, agentes do Gaeco e servidores do MPMG.

O conceito da Operação faz alusão a Hylodes Perplicatus, uma espécie de anfíbio nativo do Brasil, cuja característica principal é a capacidade de viver ou circular em ambientes distintos, como terra e água. Do latim, perplicatus significa confuso, ambíguo, dando a conotação de duplicidade e/ou ambiguidade na atuação dos alvos.

Homem com mandado de prisão por estupro é preso em Monte Carmelo

Sexta 26/06/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na madrugada dessa sexta-feira (26) durante patrulhamento da Polícia Militar, foram levantadas informações precisas da equipe de inteligência, sobre um indivíduo foragido da justiça, residindo na Rua João da Mata, bairro Sidônio Cardoso, em Monte Carmelo (MG).

A equipe de radiopatrulhamento iniciou monitoramento, obtendo êxito na abordagem e prisão do foragido da justiça, 57 anos. Mandado de prisão pelo crime de estupro no estado de Goiás.

Diante dos fatos, o autor foi preso em virtude do mandado, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil de plantão.

Polícia Militar prende autor por tráfico de drogas em São Gotardo

Sexta 26/06/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na última quinta-feira (26/06/), por volta das 15:00 horas, a Polícia Militar (PM) desencadeou Operação Policial na cidade de São Gotardo para averiguar denúncia de tráfico de drogas, tendo como alvo um rapaz de 31 anos já conhecido no meio policial pela prática criminosa de tráfico de drogas, posse porte de armas de fogo e receptação.

Quando as guarnições chegavam no local indicado, no Bairro Boa Esperança, o autor percebeu essa aproximação e tentou evadir correndo, porém foi alcançado e abordado.

Com ele foram encontrados 1 tablete maior, 4 tabletes menores e uma bucha de maconha, além da quantia de R$ 823,00 em notas diversas e de pequeno valor.

O material arrecadado foi apreendido e levado juntamente com o autor para a Delegacia de Polícia Civil, para as demais providências de polícia judiciária.

Polícia Militar vai advertir quem estiver transitando sem máscara ou participando de aglomerações

Quinta 25/06/2020 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar de Minas Gerais iniciará, nesta quinta-feira (25/6), a abordagem de pessoas que não estiverem seguindo as recomendações de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscara e o distanciamento social. A medida foi anunciada pelo governador Romeu Zema nesta quarta-feira (25/6), em pronunciamento transmitido ao vivo pelas redes sociais.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de redobrar os cuidados e se proteger, para conter o avanço da pandemia no estado. O governador Romeu Zema ressaltou que a ação faz parte do esforço da gestão estadual para preservar a saúde dos mineiros.

“A Polícia Militar não vai prender ninguém, não vai multar. Mas vai passar a proceder de uma maneira diferente nos 853 municípios, orientando a população e pedindo, principalmente, o uso constante e correto da máscara, que passará a ser obrigatória”, explicou.

O comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, disse que a orientação aos militares é que acompanhem e conscientizem os mineiros que ainda não estiverem seguindo as medidas de segurança.

“Nós teremos a função de orientar para fazer com que as pessoas despertem a consciência. A parte de fiscalização ficará a cargo de cada município. A PM, como já vem fazendo, entrará com um suporte. É uma guerra, é um combate, e precisamos estar conscientes. A ação de cada pessoa é o que vai garantir o resultado final. O nosso objetivo principal é preservar vidas”, disse Rodrigues.

Força tarefa irá fiscalizar medidas para enfrentamento do novo coronavírus

Quinta 25/06/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Nesta quinta-feira (25), entrou em operação a força tarefa de fiscalização para enfrentamento ao novo coronavírus. Vinte servidoras foram capacitadas e começaram a trabalhar nas ruas durante o horário comercial. Uniformizadas com coletes amarelos, essas apoiadoras tanto vão orientar a população quanto acionar os fiscais, via canal criado para esse fim, quando em situação de descumprimento dos decretos municipais.

O grupo foi dividido em duplas, sendo estas direcionadas a cinco principais pontos de movimento da cidade: cinco na região central, duas na Avenida Brasil, uma na Avenida Afonso Queiroz, uma na Rua Mata dos Fernandes e outra na Rua Caetés. Além dessa equipe, há oito servidores de apoio também na Central de Abastecimento Regional (Ceasa).

Outro reforço no combate ao vírus foi confirmado hoje pelo comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Marcus Vinícius Lima Rodrigues. Reunido com o prefeito José Eustáquio e o coordenador das ações de fiscalização, Rafael Godinho Nogueira, o tenente-coronel informou que a corporação implementou um esquema de apoio às prefeituras de toda Minas Gerais no intuito de ajudar a frear a disseminação da Covid-19.

Conforme o comandante, os policiais vão, inclusive, fiscalizar se as pessoas estão utilizando máscara de proteção e evitando aglomerações e festas, conforme exigência municipal e estadual (vídeo abaixo). O apoio da PM deixará os plantões noturnos mais efetivos, e um canal para contato 24 horas será divulgado pela prefeitura nessa sexta-feira (26) para facilitar as denúncias.

Covid-19: mais 18 casos foram confirmados nessa quinta-feira (25/06) em Patos de Minas

Ao todo, o município já registrou 250 casos da doença. 126 pacientes já se recuperaram

Quinta 25/06/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas registrou mais 18 casos confirmados de coronavírus nessa quinta-feira (25/06), de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Vigilância em Saúde. Ao todo, o município já registrou 250 casos da doença.

O boletim informou ainda que 97 pacientes estão em recuperação domiciliar e 21 pacientes estão internados. Dos casos internados, 7 pacientes estão em leitos de UTI e 14 em leitos clínicos. Esses números são somente de residentes em Patos de Minas, incluindo hospitais particulares e público.

Até o momento, 126 pacientes já se recuperaram da doença, 4 óbitos foram confirmados e 2 óbitos estão em investigação.

Taxa de ocupação

A ocupação de leitos adulto para Covid-19 em todos os hospitais da rede pública e privada é de 82% UTI e 117% leitos clínicos.

A única instituição que está atendendo Covid-19 na rede pública, o Hospital Regional, está com 100% dos seus leitos de UTI ocupados.
 

PRF faz nova apreensão de maconha em ônibus de passageiros na BR-365, em Patos de Minas

Quinta 25/06/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Mais um passageiro de ônibus da linha Uberlândia(MG)/Montes Claros (MG) foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em fiscalização na BR-365, KM 413, município de Patos de Minas (MG).

De acordo com a PRF, durante a segunda fase da Operação TAMOIO, agentes do Grupo Tático da PRF em fiscalização na BR-365, nessa quinta-feira (25), efetuaram a abordagem de um ônibus que faz a linha Uberlândia para Montes Claros.

Ao fiscalizar o bagageiro inferior do ônibus foi encontrada uma mochila com aproximadamente 10 quilos de maconha.

A mochila foi identificada como bagagem de um homem de 20 anos. Passageiro e maconha encaminhados para a Polícia Civil da cidade de Patos de Minas.
 

Funcionário de vidraçaria sofre ferimentos graves após capotar veículo e ficar preso às ferragens na MG-410

Quinta 25/06/2020 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

Um homem, de 27 anos, ficou ferido após perder o controle do veículo que dirigia e bater em uma árvore às margens da MG-410, município de Presidente Olegário, na manhã desta quinta-feira (25).

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMR), o acidente aconteceu na altura do km 20 da MG-410 município de Presidente Olegário.

O condutor disse que cochilou e perdeu a direção do Fiat/Strada placas de Patos de Minas, saiu da pista e bateu na árvore.

O motorista é funcionário de uma vidraçaria de Patos de Minas e ficou preso as ferragens. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, com fratura exposta na perna esquerda e no braço esquerdo, além de outros ferimentos.

A vítima foi encaminhada ao Hospital Regional Antônio Dias na cidade de Patos de Minas. A unidade não informou o estado de saúde da vítima.

 

Chamamento público busca doador de terreno para sediar Santa Casa de Misericórdia

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, consórcios, grupos de empresas e/ou pessoas físicas que estiverem habilitadas na forma disposta no edital

Quinta 25/06/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial do Município, foi publicado edital de chamamento público para doação de imóvel particular em que possa ser instalada a Santa Casa de Misericórdia em Patos de Minas (consulte o documento aqui). O texto considera que, para construção da sede da unidade de atendimento, é imprescindível que o terreno esteja localizado em área de fácil acesso para a população local e da região.

Os interessados em participar do chamamento público podem solicitar esclarecimentos a respeito de condições do edital e de outros assuntos relacionados à seleção até 21 de julho pelo e-mail [email protected]. As propostas  podem ser protocoladas no dia 24 de julho, das 12h às 16h, na sede da Associação Beneficente Paulo Borges, mantenedora da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. A abertura dos envelopes será nessa mesma data. 

Entre os benefícios da implantação da Santa Casa de Misericórdia na cidade está desafogar e complementar os serviços médicos hospitalares prestados diretamente pelo município, possibilitando maior quantidade e qualidade aos usuários. Para atender a um público estimado de 700 mil pessoas, Patos de Minas possui apenas o Hospital São Lucas e o Hospital Regional Antônio Dias credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS).