Menor é apreendido por tráfico de drogas em Monte Carmelo
No início da tarde da última segunda-feira (24) durante patrulhamento pelo Bairro Jardim Oriente, em Monte Carmelo (MG) uma equipe policial foi acionada por um transeunte, informando a seguinte situação: que um menor infrator, de 16 anos, há dias vem comercializando drogas ilícitas na rua Marieta Honorato de Oliveira. Ainda segundo o denunciante essa residência seria do tio do menor e que a movimentação de usuários era intensa no local.
Diante das informações a equipe deslocou até o endereço e deparou com o denunciado chegando no local. Após busca pessoal, foi encontrado no bolso da calça do menor uma porção de maconha, em pedaço pronta para o consumo. No bolso esquerdo da calça a quantia de 26 reais em notas diversas.
Em seguida foi feito contato com o proprietário da residência alvo da denúncia e tio do denunciado, que franqueou a entrada da guarnição à casa e acompanhou as buscas.
Foi encontrado sobre a sapateira outra porção de maconha, outras duas porções pequenas de cocaína, em pedras e a quantia de noventa reais em notas diversas.
Diante dos fatos o menor infrator foi apreendido e conduzidos até a delegacia de polícia civil, juntamente com os materiais apreendidos.
PM prende dupla suspeita de comércio ilegal de arma de fogo e munições
A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) prendeu na tarde da última segunda-feira (24), 2 homens, de 24 e 27 anos, suspeitos de comércio ilegal de arma de fogo e munições. Os militares também apreenderam munições e materiais para recargas de munições.
De acordo com a PM, após compartilhamento de informações entre as guarnições do turno, que já vinha acontecendo há alguns dias, apurou se que um indivíduo, estaria envolvido com o comércio ilegal de armas de fogo e munições na cidade de Patrocínio, as quais estavam sendo destinadas a indivíduos envolvidos com roubos e homicídios na cidade.
Durante patrulhamento na Rua Manoel Damas, Bairro São Judas, um dos suspeitos, de 27 anos, foi abordado no automóvel Toyota Corolla, e na sua cintura foi localizado um revólver carregado com seis munições, no seu bolso foram localizadas mais munições da arma.
Durante diligências em sua residência foram localizadas mais munições e materiais para recargas de munições.
PCMG prende suspeitos de aplicar golpes em empresas de alimentos
Depois de identificar uma organização criminosa suspeita de aplicar o golpe conhecido como Laranja Mecânica, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante três pessoas em Belo Horizonte, na última quarta-feira (19). De acordo com as investigações, a quadrilha atuava em todo estado e teria causado um prejuízo de, aproximadamente, R$ 500 mil. Além das prisões, foram apreendidos produtos alimentícios, entre bebidas e mercadorias diversas.
As investigações iniciaram há seis meses, quando a 2ª Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Furto e Roubo (Depatri) tomou conhecimento de que uma quadrilha especializada em crimes de estelionatos contra empresas de alimentos estaria atuando no estado. Durante as investigações, a forma como a quadrilha agia foi identificada.
Ao todo, a associação criminosa era composta por sete indivíduos, porém, o líder, de 38 anos, morreu em decorrência da Covid-19, em março deste ano, assumindo a liderança o “braço direito” dele no grupo.
O crime
Os criminosos abriam várias empresas em nome de “laranjas” e agiam de forma lícita durante um tempo. Após adquirirem um alto valor de crédito em grandes empresas de alimentos, eles faziam a aquisição dos produtos e, posteriormente, fechavam o estabelecimento sem quitar o pagamento com os fornecedores. Esse golpe é conhecido como Laranja Mecânica.
Conforme explicou o delegado responsável pelo inquérito policial Gustavo Barletta, “Esse golpe é de difícil detecção, pois a empresa é aberta de forma correta e os criminosos possuem todas as notas fiscais dos produtos. Apenas com uma investigação mais aprofundada é possível constatar que se trata de algo ilícito”.
Organização criminosa
No curso da ação policial, foram presos o atual líder do grupo, de 41 anos, assim como o homem de confiança dele, de 39, e o funcionário de uma grande empresa fornecedora do ramo de bebidas, de 40. Os outros três investigados não foram encontrados.
Diversos produtos alimentícios foram apreendidos e serão restituídos assim que as vítimas comprovarem a propriedade deles. Os três suspeitos presos em flagrante irão responder por associação criminosa e estelionato.
As investigações continuam para identificar todas as vítimas e prender os demais envolvidos.
Em Uberlândia: Polícia Civil prende mulher suspeita de roubar carro
A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu hoje (24), no bairro Monte Hebrom, em Uberlândia, uma mulher de 18 anos, suspeita de participar do roubo de um veículo em julho deste ano. Na ocasião, a vítima foi violentamente espancada e abandonada no município de Uberaba. Outros três envolvidos no crime já tinham sido presos anteriormente, logo após o assalto.
O crime aconteceu na noite do dia 6 de julho. A vítima conheceu uma menor de idade no centro da cidade e marcaram de se encontrar no bairro Panorama. Quando a vítima chegou ao bairro, dois homens e a mulher presa teriam a abordado e roubado o veículo dela, um Honda Civic, de cor preta, levando o motorista como refém. Antes de abandoná-lo na estrada, eles o espancaram violentamente. O homem foi encontrado no dia seguinte e internado em estado grave em Uberaba, com suspeita de perfuração no pulmão e fratura nas costelas.
A investigada não resistiu à prisão. Ela foi à delegacia para prestar depoimento e, posteriormente, será encaminhada ao Sistema Prisional. De acordo com a delegada Gabriela Damasceno, a mulher era a última integrante do grupo que ainda estava foragida. A Polícia Civil investiga se os suspeitos praticaram outros roubos semelhantes no mesmo período.
A ação foi realizada por policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.
Covid-19: Prefeitura elabora protocolo para bares e restaurantes
A regra tem o objetivo de deixar claros os procedimentos que devem ser seguidos por proprietários e clientes desse tipo de estabelecimento
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Apesar da flexibilização permitida pela onda amarela do Plano Minas Consciente, é necessário atenção às medidas de enfrentamento ao novo coronavírus para controlar a disseminação da Covid-19 e manter a cidade em fase menos restritiva. Para isso, além dos protocolos definidos pelo programa, bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares em Patos de Minas devem seguir procedimento sanitário específico elaborado pelo município (confira texto completo aqui).
De acordo com a regra, está autorizado o consumo de alimentos e bebidas, inclusive alcoólicas, nesses locais, sendo proibido entretenimento. Nesse caso, tanto os proprietários dos estabelecimentos quanto clientes estão impedidos de oferecer quaisquer formas de diversão. A proibição estende-se ao uso dos espaços para crianças, como playgrounds e brinquedotecas.
Dentre outras determinações, o protocolo define que:
-as mesas e cadeiras deverão ser organizadas de forma que os clientes mantenham entre si uma distância mínima de dois metros;
-deverá intensificar-se o cuidado no cumprimento das boas práticas de manipulação de alimentos de acordo com a legislação em vigor (RDC Anvisa 216/04);
-está proibida a disponibilização de alimentos e bebidas para degustação;
-deverão ser eliminados galheteiros, saleiros, açucareiros ou qualquer outro alimento/tempero que seja acondicionado dessa forma, provendo sachês para uso individual;
-quando forem iniciadas as atividades no estabelecimento, e após cada uso durante o período de funcionamento, as superfícies de toque deverão ser higienizadas com álcool 70%, solução de hipoclorito de sódio ou outro produto adequado;
-deverá ser disponibilizado álcool 70% para higienização das mãos, para uso dos clientes, funcionários e entregadores em pontos estratégicos e próximo à área de manipulação de alimentos.
Vale ressaltar que, pelo protocolo do Minas Consciente, não está autorizado nenhum autosserviço, como self-service e rodízio.
O comércio pelo sistema delivery nesse segmento também está regulamentado no protocolo que determina, por exemplo, a forma de acondicionamento das refeições e informação sobre seu consumo imediato.
Covid-19: Patos de Minas registra 1.721 casos confirmados e 1464 pacientes recuperados
Patos de Minas chegou a 1.721 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Vigilância em Saúde nessa segunda-feira (24).
Foi informado também que 207 pessoas estão em recuperação domiciliar e 11 pacientes estão internados. Dos casos internados, 5 pacientes estão em leitos clínicos e 6 pacientes estão em leitos de UTI. Esses números são somente de positivos residentes em Patos de Minas, incluindo hospitais particulares e público.
Até o momento, 1464 pessoas já se recuperaram da doença, representando 85,2% de cura. 39 óbitos foram confirmados e nenhum óbito está em investigação.
Autor deve cumprir 26 anos por feminicídio
Vítima foi asfixiada; réu já possuía condenações por estupro
Fonte: TJMG
Nessa quinta-feira (20/8), a Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Contagem condenou Alexandre da Rocha Salgueiro, de 47 anos, pela morte de Marta Soares Fonseca. O juiz Elexander Camagos Diniz arbitrou a pena em 26 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão em regime fechado, acrescidos de 26 dias-multa.
Para a fixação da pena, ele levou em conta a reprovabilidade da conduta do acusado, que se aproveitou da ingenuidade e da simplicidade da vítima e ainda traiu "a confiança das pessoas que lhe deram oportunidades de uma vida nova inserindo-o no Projeto Recomeço, da Igreja Batista da Lagoinha".
Foram considerados também os maus antecedentes — o acusado já havia sido condenado por estupro e porte ilegal de arma — e as consequências do crime — a situação de desamparo em que ficaram as filhas da vítima, que era a provedora da casa.
Os jurados reconheceram a prática dos crimes de homicídio qualificado, por meio cruel, utilizando meio que dificultou a defesa da vítima e feminicídio, com menosprezo pelo fato de se tratar de uma mulher, de armazenar registro audiovisual com cenas de sexo explícito ou pornográficas, envolvendo criança ou adolescente, e de destruição de cadáver.
O juiz negou ao réu o direito de recorrer em liberdade, para a garantia da ordem pública.
O crime
Em 17 de setembro de 2018, a vítima, que vinha do Espírito Santo, foi abordada pelo acusado quando desembarcava na rodoviária de Belo Horizonte. Numa breve conversa, ele descobriu que a mulher passava por dificuldades financeiras e precisava conseguir um emprego.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o acusado disse à vítima que conhecia uma fazenda onde estavam oferecendo uma vaga de caseira, dispondo-se a acompanhá-la até o suposto local. O homem a levou até um matagal, no Bairro Jardim Laguna, em Contagem.
Nesse momento, ela desconfiou da situação e tentou fugir, mas teve sua boca tampada e foi agarrada pelo pescoço até o seu falecimento. Dias após a data do homicídio, o réu voltou até o local, ateou fogo no cadáver e escondeu os restos do corpo.
Para o Ministério Público, “o denunciado atuou impelido pelo sentimento de desprezo à vida humana, utilizando a vítima como objeto de satisfação de seus desejos sexuais". Quando constatou que a pessoa não lhe serviria em nada mais, ceifou a vida dela.
O homem era abrigado na Casa Recomeço, um projeto social da Igreja Batista da Lagoinha. No quarto dele, foi achado o celular da vítima e uma mochila com as mesmas características da que a mulher estava usando. Em depoimento, ele negou ter praticado ato sexual com ela e afirmou não pretender matá-la, e sim silenciá-la. Por fim, disse que sua intenção inicial era “paquerar e não roubá-la”.
Motorista morre após bater violentamente em árvore na BR-040 em João Pinheiro
Fonte: JP Agora
Hélio Antônio Pereira de 55 anos morreu após colidir o veículo que conduzia em uma árvore na lateral da BR-040 no município de João Pinheiro. O acidente ocorreu na madrugada deste domingo (23), o veículo ficou totalmente destruído.
O acidente ocorreu no KM 166 da rodovia que possui pista dupla, o veículo, um Golf com placas de Pompeu, seguia na faixa esquerda sentido a Brasília.
Com base em analises de vestígios a PRF concluiu que o condutor perdeu o controle do carro saiu da faixa à esquerda, retornando em seguida à pista de rolamento, cruzando ambas as faixas, e saindo definitivamente da rodovia à direita.
Após a saída de pista, o veículo colidiu lateralmente com uma árvore e capotou. As causas que levaram o veículo a sair da pista de rolamento ainda estão sendo investigadas.
A vítima faleceu no local e foi levado pela funerária São João Batista de João Pinheiro-MG. O corpo será velado na cidade de Pompeu.
Rapaz tenta fugir de abordagem mas acaba preso com arma de fogo em Presidente Olegário
A Polícia Militar (PM) de Presidente Olegário (MG) prendeu no início da noite do último domingo (23) um rapaz de 20 anos por porte ilegal de arma de fogo e dirigir veículo sem CNH/PPD.
De acordo com a PM, durante operação batida policial no Bairro Andorinhas, a viatura patrulha de operações percebeu o momento em que um motociclista mudou repentinamente de direção ao avistar a citada guarnição PM.
Diante suspeita, a guarnição inciou aproximação desse motociclista na intenção de abordá-lo, momento que o condutor passou a evadir em alta velocidade, praticando direção perigosa por diversos bairros da cidade.
Com apoio da viatura de atendimento comunitário do turno, tal motociclista foi perseguido até tomar a rodovia MG 354, sentido Patos De Minas, onde após cerca de 3km, quando percebeu que não conseguiria fugir, tentou se desfazer de uma garrucha, jogando-a na canaleta da rodovia. Logo em seguida, foi abordado, sendo constatado ainda que tratava-se de um condutor inabilitado.
Dessa forma CCFM, o autor de 20 anos foi preso em flagrante delito pelo cometimento, em tese, dos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e pelo crime de trânsito de dirigir sem CNH/PPD gerando perigo de dano.
A arma de fogo, uma garrucha marca rossi, cal .22, a qual estava desmuniciada, foi apreendida, bem como a motocicleta, uma Honda CG 150, sendo ela removida pelo guincho resgate líder ao pátio correspondente.
PM localiza grande quantidade de maconha escondida em matagal na cidade de Patrocínio
A Polícia Militar de Patrocínio (MG), através das equipes Tático Móvel, vem acompanhando a meses a movimentação de tráfico de drogas no bairro Jardim Sul.
Foi feito levantamentos de que a droga do bairro era armazenada em um matagal existente as margens da estrada vicinal da Fazenda Epamig. As informações davam conta de que o responsável pela da droga escondia o entorpecente nesse local e que realizava a venda da droga nas mediações.
Durante monitoramento noturno, foi visualizado um veículo GM/Prisma de cor branca, emplacado em Pimenta-MG transitando na referida estrada e notado que o autor em pauta era um dos ocupantes, e que este deslocou até o mato e escondeu uma sacola em meio a vegetação.
Foi realizada a abordagem quando o veículo adentrou o bairro e, durante conversa com dos abordados, foi notado a divergência de informações fornecidas por eles, porém, nada de ilícito localizado no momento, sendo eles liberados.
Durante varreduras posteriores com a luz do dia, foram localizadas uma barra grande de maconha, pesando aproximadamente 1kg, 2 tabletes médios de maconha, pesando aproximadamente 300g e tablete pequeno de maconha escondido na vegetação às margens da estrada.
O autor e a suspeita apesar de não terem sido presos, foram devidamente identificados, no entanto, ainda não foram localizados. O material foi apreendido e encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil de plantão.