Unipam topo-vestibular

PM prende rapaz suspeito de tráfico de drogas em Patos de Minas

Sexta 28/08/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na última quinta-feira (27) durante operação policial, um rapaz de 21 anos, foi abordado próximo de sua residência, localizado na Rua da Saudades, no Bairro Brasília. A equipe já tinha conhecimento através de informações e denúncias de que o indivíduo estava praticando tráfico de drogas nas imediações de sua residência e estava utilizando-a para guardar os entorpecentes.

Diante da informação, parte da equipe deslocou até a residência do abordado para verificar a informação, sendo feito contato com os pais do autor, os quais autorizaram as buscas na residência. Eles relataram ainda que estavam suspeitando que o filho estava se envolvendo com drogas, pois ele estava tendo contato com vários indivíduos na porta de sua residência e que não os conheciam. 

Durante as buscas, foi localizado no quarto do autor um comprimido de ecstasy (droga sintética) e um pequeno embrulho contendo algumas sementes de maconha. Foi localizado um involucro contendo 08 tabletes de maconha que estavam escondido dentro do forno de um fogão que estava em outro cômodo da residência, estes estavam embalados por plástico filme, aparentemente do mesmo tamanho e peso, prontos para serem comercializados, nada mais foi localizado. 

Diante do exposto, o autor foi conduzido até esta delegacia de Polícia pela pratica de tráfico de drogas, sendo respeitados seus direitos constitucionais e entregue juntamente com os entorpecentes apreendidos para demais providencias.

Trânsito na Rua Major Gote é liberado após acidente na Fiação

Sexta 28/08/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O trânsito foi liberado por volta das 5 horas da manhã, na Rua Major Gote, Centro de Patos de Minas, após o condutor de uma carreta derrubar a fiação entre a Rua Rui Barbosa com a Rua Jaime Ramos.

Equipes das empresas Algar, Vivo e OnNet estão trabalhando para que a internet volte ao normal. O condutor da carreta foi encaminhado para delegacia e, após ser ouvido, foi liberado. O caminhão foi apreendido. 

 

Motorista da carreta disse que não ouviu barulho após derrubar fiação na Rua Major Gote

Sexta 28/08/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Microrregião de Patos de Minas é classificada novamente na onda amarela

A macrorregião Noroeste, à qual o município pertence, avançou no Minas Consciente e agora também está na fase intermediária do plano

Quinta 27/08/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A microrregião de Patos de Minas* continuará na onda amarela do Minas Consciente por mais uma semana, a contar do próximo sábado (29 de agosto a 5 de setembro). A autorização partiu do Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo estadual, após reunião nessa quarta-feira (26). Na oportunidade, o grupo decidiu considerar, a partir de agora, os leitos de UTI disponíveis em hospitais privados para calcular a capacidade assistencial no estado. A medida foi tomada após estudo desenvolvido nos últimos 15 dias pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Essa decisão levou a macrorregião Noroeste, na qual o município está inserido, a progredir de onda no programa, passando da vermelha para a amarela. Assim, Patos de Minas está na fase intermediária do Minas Consciente nas duas formas de avaliação. Isso quer dizer que o funcionamento das atividades na cidade seguem como estão, sendo necessário seguir os protocolos sanitários estabelecidos pelo programa e pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19. 

Os cuidados para não propagar o vírus devem ser diários e contínuos, tanto por parte dos empresários quanto dos consumidores, uma vez que a avaliação para mudança de onda no Minas Consciente é semanal. Essa análise leva em conta sete indicadores, divididos em três grupos: incidência, capacidade de atendimento e velocidade de avanço da doença. Os dados são agregados conforme peso e nota de cada indicador. Da última avaliação para a atual, a microrregião de Patos de Minas diminuiu o grau de risco, passando de 12 para 10. 

Apesar da melhora na nota geral, alguns dados ainda preocupam. A taxa de incidência por Covid-19, por exemplo, aumentou de 64,5 para 81,1. Conforme definição do próprio plano estadual, esse indicador é definido como o número de casos novos da doença dividido pela população em risco durante um tempo especificado (por ano ou mês ou semana). Caso o grau de risco fique entre 13 e 19, Patos de Minas e demais cidades da microrregião serão classificadas em fase mais restritiva do Minas Consciente.

*A microrregião é composta por mais dez municípios além de Patos de Minas: Presidente Olegário, Lagoa Formosa, Lagamar, Vazante, Guarda-mor, São Gonçalo do Abaete, Varjão de Minas, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza e Serra do Salitre.

Covid:19: mais de 75% das mortes em Patos de Minas são de idosos

Jovens devem tomar os cuidados para não se infectarem nem levarem o vírus para pais e avós. Mulher de 29 anos já morreu por Covid-19

Quinta 27/08/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Até esta quinta-feira (27), 40 residentes em Patos de Minas tiveram a morte confirmada por Covid-19 ou por complicações decorrentes da doença. Desse total, 31 são maiores de 60 anos, o que representa 77,5%. A faixa de 70 a 79 anos concentra mais óbitos: 37,5%, ou seja, 15 idosos, sendo 12 homens e três mulheres. Em segundo lugar estão pessoas de 60 a 69 anos, com sete mortes e também prevalência do sexo masculino (5).

O perfil demográfico da Covid-19 no município assemelha-se ao de Minas Gerais, onde os óbitos em razão do novo coronavírus também atingiram bem mais a população acima de 60 anos. Segundo painel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) atualizados hoje, pouco mais de 78% das 5.041 mortes são de idosos, sendo a faixa etária de 70 a 79 anos a mais afetada, com 26%.

Em Patos de Minas, porém, a taxa de letalidade é um pouco abaixo da registrada em Minas Gerais, respectivamente 2,25% e 2,45%. Nos dois casos, o índice é inferior ao registrado no Brasil, onde o número estimado de óbitos em relação ao total de casos de Covid-19 está em torno de 3%. Tanto no município quanto no estado, a doença mata mais homens do que mulheres, embora o sexo feminino concentre o maior número de casos confirmados.

No cenário local, o mês de julho foi o mais crítico, com 26 mortes. Agosto, até o momento, registra oito óbitos, sendo o último no dia 23. Os demais ocorreram em junho (5) e março (1). Foram 23 homens e 17 mulheres.

Por que os idosos? – Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as autoridades em saúde chamam atenção para o fato de maiores de 60 anos serem mais suscetíveis a desenvolver casos graves de Covid-19. Isso ocorre porque o sistema de defesa do corpo fica “mais fraco” com o avanço da idade, além de ser comum idosos sofrerem de problemas crônicos que também são fatores de risco.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) orienta que pessoas com idade acima de 60 anos – sobretudo se tiverem diabetes, hipertensão ou problemas respiratórios, cardiológicos, renais ou neurológicos – restrinjam o contato social. O mesmo vale para indivíduos em tratamento de câncer ou que estejam com a imunidade comprometida, bem como para todos aqueles com mais de 80 anos ou que tenham sinais de fragilidade.

Mais jovens – Apesar de a doença ser mais perigosa e letal para idosos, os mais jovens também são acometidos pelo novo coronavírus e podem sofrer consequências graves, com internações prolongadas. Em Patos de Minas, já houve cinco mortes de pessoas com idade entre 20 e 49 anos.  

Motorista derruba fiação na Major Gote

Quinta 27/08/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

PC apreende caminhões usados para furtar café durante processo de beneficiamento

Quinta 27/08/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Policiais civis da 2° Delegacia Regional de Patrocínio (Furtos e Roubos) apreenderam na última quarta-feira (26) dois caminhões, os quais possuem um compartimento secreto que era usado para furtar café. O esquema causou um grande prejuízo aos produtores de café da região.

De acordo com a Polícia Civil (PC) os caminhões apreendidos possuem embutidos no compartimento baú, maquinas para limpeza e beneficiamento de cafés, sendo que no momento do beneficiamento, parte dos produtos eram desviados para um compartimento no veículo, sendo que essa parte da carga era furtada.

Após vários dias de investigação, as equipes da PC conseguiram identificar os responsáveis pelo desvio, bem como os caminhões utilizados. No barracão dos investigados estava estacionados os dois veículos apreendidos para serem periciados, pois ao medir o baú do caminhão, bem como a máquina, havia um espaço suficiente para armazenar grãos, sendo que perguntado sobre esse espaço existente, nenhum funcionário soube dar explicações.

No local também havia 227, 5 sacas de café já beneficiadas, as quais ficaram apreendidas no local e depositada a um dos sócios do barracão, haja vista a indisponibilidade de retira-las do local. Hoje com a ajuda do setor de perícia da Policia Civil, foi realmente identificado um compartimento que é utilizado para desviar parte da carga de café no momento em que a máquina está beneficiando, sendo que eu seu interior estava cheio de grãos de café. 
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Covid-19: Patos de Minas tem 1.812 casos confirmados e 1.538 pacientes já se recuperaram da doença

Quinta 27/08/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 1.812 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (27/08), pela Vigilância em Saúde.

O boletim informou também que 207 pessoas estão em recuperação domiciliar e 27 pacientes confirmados estão internados. Dos casos internados, 33 estão em leitos clínicos e 19 leitos estão em UTI.

Foi informado ainda que 1.538 pacientes já se recuperaram da doença, representando 84,8% de taxa de cura. Até o momento, 40 pacientes faleceram.

Prepare o bolso: preços dos alimentos sobem nos supermercados

Óleo de cozinha e arroz tiveram as maiores altas em Presidente Olegário.

Quinta 27/08/2020 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

Os preços dos alimentos subiram novamente neste mês de agosto. O consumidor está sentindo no bolso o preço. Levantamento realizado pelo Pohoje mostra que o preço do arroz, feijão, óleo de cozinha e açúcar teve aumento.

O arroz e óleo de cozinha que são alimentos mais presentes na mesa do brasileiro são os que tiveram as maiores altas nos supermercados de Presidente Presidente Olegário.

O litro de óleo de cozinha teve reajuste de 62,65%, é vendido à R$ 6,49 o litro. Cinco quilos de arroz mais tradicional nos supermercados teve aumento de 46,55%, é negociado à R$ 24,90.

Açúcar (5kg) o aumento é de 25% e custa R$ 9,99. Já o quilo do feijão o reajuste é de 38%, o quilo passou para R$ 6,90.

O aumento segundo os proprietários de supermercados se justifica por vários fatores, como a exportação do arroz brasileiro para o exterior, a alta no câmbio, o preço do dólar, o clima, o frete, entre outros fatores.

Área ambiental de nascente urbana mais uma vez é alvo de incêndio em Patos de Minas

Quinta 27/08/2020 - André Amâncio
Fonte: Ascom Cima e Colmeia Patos
Feed do PatosAgora

A área de preservação permanente com a presença de nascente urbana na parte alta de Patos de Minas, mais uma vez no início da semana foi alvo de incêndio criminoso.

O local é conhecido como praça da Biquinha do Caramuru e nos últimos anos vem recebendo melhoria e proteção por parte de órgãos ambientais de Patos de Minas, como o cercamento, instalação de placas socioeducativas e de advertência, e o plantio de árvores nativas.

Mas ao contrário de ações ambientais acontecem também práticas de destruição e vandalismo como incêndios constantes e o depósito de lixo doméstico e industrial, como resíduos orgânicos, entulhos e pneus velhos. No final do mês de janeiro deste ano, após várias queimadas aconteceu a queda da grande árvore da espécie Gameleira.

Como o material lenhoso não foi retirado em tempo hábil, agora os troncos e galhos foram incendiados e o fogo se alastrou em grande parte da quadra da Biquinha do Caramuru.

Acompanhe a memória do fato da ocorrência de mais um crime ambiental registrado pelo conselheiro ambiental do Cima, Codema e Colmeia de Patos de Minas, Civuca Costa.

# Memória do último incêndio na praça da Biquinha do Caramuru (com 12 fotos em anexo):

1 - Segundo os vizinhos de plantão, o incêndio começou na noite entre os dias 20 e 21 de agosto. O fogo foi controlado parcialmente por Equipe do Corpo de Bombeiros, que não retornou mais ao local para o acompanhamento técnico e controle da ocorrência.

2 - Porém, havia brasas acesas no cerne dos troncos maiores e o incêndio começou novamente na tarde da última sexta-feira e continuou e maiores proporções noite e madrugada a dentro, em 21 de agosto.

3 - Com a forte ventania as faíscas foram lançada em outras partes da quadra alcançando o capim seco e queimou toda a parte alta da praça, inclusive o fogo alcançou a praça grande acima da praça da Biquinha, atravessando uma via pública que separa as duas quadras públicas.

4 - Várias espécies de árvores foram atingidas pela queimada. A espécie Pau-Brasil sentiu o calor, murchou das folhas e só não foi destruída devido ao feitio de aceiro circular conhecido como coroamento que foi feito na semana anterior por ambientalista do Cima.

5 - Felizmente, um topo de morro no meio da quadra evitou que as chamas no capim seco incidissem para a parte de baixo destruindo todas as plantas da praça. Como prevenção, foram feitos também o coroamento de árvores nativas na parte inferior da quadra onde o fogo não alcançou.

6 - Membros do Cima e Codema com o apoio de servidores do Parque do Mocambo realizaram no dia 14 de agosto, o corte e supressão do material lenhoso da antiga Gameleira que caiu em janeiro deste ano, para que no local sejam plantadas novas árvores.

7 - Porém, não foi possível por falta de equipamentos pesados a supressão e retirada de todos os troncos e galhos da árvore o que possibilitou a propagação do incêndio com mais rapidez.

8 - Na primeira etapa de corte e retirada do material lenhoso do dia 14 de agosto, a ação contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Obras que retirou as madeiras cortadas que estavam na via pública. Porém, foi coletado apenas o material lenhoso que estava fora da cerca da praça e o restante de madeiras suprimidas continuou dentro da quadra.

9 - Na madrugada da última sexta-feira e no sábado de manhã aconteceu uma precipitação (com chuva contínua porém mansa) que contribuiu para minimizar os impactos do incêndio. Porém, logo que a chuva passou no domingo, segunda e nesta terça-feira, o fogo em pequena proporção continua queimando o cerne de alguns troncos e do tronco central da Gameleira da praça da Biquinha do Caramuru.

10 - Agora, só após o controle de todo o incêndio é que a equipe de ambientalistas e servidores públicos retornarão ao local para o término da supressão do restante de madeira, para se evitar qualquer tipo de acidente.

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net