PC conclui investigação e indicia homem que matou e esquartejou a mãe
Com a conclusão do inquérito policial, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) indiciou por homicídio qualificado e ocultação de cadáver o homem, de 30 anos, que matou a própria mãe, de 52, em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O crime ocorreu na noite do dia 25 para 26 de julho, no bairro Londrina. Segundo apurado, após matar e esquartejar a mulher, o filho acondicionou as partes do corpo em bolsas, malas e sacolas, limpou o local dos fatos e descartou as embalagens na rua.
Na ocasião, o homem foi preso em flagrante e permanece, até o momento, no Sistema Prisional. A Delegada Adriana das Neves Rosa, titular da Delegacia Especializada de Homicídios em Santa Luzia, conta que durante as investigações chegou à polícia a informação de que o suspeito sofreria de um possível distúrbio psiquiátrico. “Foi solicitado um exame de sanidade mental e o diagnóstico é de inimputabilidade, ou seja, que ele possui doença mental e não tinha consciência da ilicitude do fato à época”, explica.
O resultado do laudo de sanidade metal não interfere na condução das investigações. As apurações foram concluídas e o suspeito irá a julgamento. A Delegada Regional Ana Paula Gontijo explica que, nesses casos, a pena é substituída por medida de segurança. “A diferença de uma pena restritiva de liberdade para a aplicação de uma medida dessas é que a primeira tem um quanto – 10, 20, 30 anos - e uma progressão de regime nesse total. Já a medida de segurança não tem tempo certo e é avaliada periodicamente”, esclarece.
O inquérito policial já foi encaminhado pela PCMG à Justiça.
Sobre o crime
O trabalho investigativo indica que a ação do suspeito ocorreu em um intervalo aproximado de dez horas. As partes do corpo da vítima foram depositadas em dois locais, sendo os membros e a maioria das vísceras descartados em via pública dentro de bolsas; e parte das vísceras e a cabeça lançados em um córrego. A Delegada Adriana Rosa relembra que, para o descarte das sacolas, o suspeito contratou serviço de carreto e acompanhou o motorista, apontando o lugar para despejá-las, uma região que fica entre Belo Horizonte e Santa Luzia.
Segundo a Delegada, o envolvimento do prestador do serviço ou de outra pessoa no crime foi afastado. “Durante os trabalhos investigativos, a equipe descartou de maneira cabal a participação de terceiros, em especial, do senhor que realizou o carreto. O filho da vítima tomou o cuidado de colocar várias roupas para absorver o sangue e impedir que qualquer cheiro diferente pudesse causar suspeita”, explica.
Os membros do corpo foram localizados por uma testemunha que, interessada nos objetos jogados fora, ao abrir as bolsas, descobriu tratar-se de partes humanas. As Forças de Segurança foram acionadas e iniciado o trabalho de apuração. Por meio de levantamentos no local, policiais encontraram um trabalho escolar com o nome da vítima e, associado a outros levantamentos, como imagens de câmeras de monitoramento, foi possível chegar ao suspeito e ao local do crime. Já a cabeça foi encontrada, dois dias após os fatos, pela filha da vítima com a ajuda de um policial militar.
Desdobramentos da investigação
De acordo com a Delegada responsável pelo caso, havia um contexto de conflito entre o investigado e a vítima, podendo o crime estar relacionado a esse fato. A equipe também levantou que o suspeito se interessava por estudos bíblicos e encontrou registro de um ritual em que um animal era sacrificado para expiação de pecados. "Esse ritual bíblico apresenta a metodologia de desmembrar o corpo pelas juntas e lavar as parte do animal em água corrente, e se assemelha muito a esse desmembramento e esquartejamento", revela.
Após apurações e resultados de perícias, a equipe chegou à conclusão de que a mulher provavelmente foi morta enquanto dormia, quando só estavam mãe e filho na casa. “Não identificamos lesões de defesa na vítima”, observa a Delegada, ao completar que o laudo de necropsia aponta que a causa da morte foi por traumatismo cranioencefálico, provocado por instrumento cortocontundente. O objeto não foi identificado.
Segundo a Delegada, também foi constatado que o local foi limpo após os fatos e o suspeito teria seguido sua rotina normal. A filha da vítima inclusive esteve na residência na manhã seguinte ao crime e não percebeu nada diferente, constatando somente que a mãe não se encontrava. “Os peritos identificaram visualmente manchas de sangue em um colchão e um cobertor sobre a cama, mas outras marcas de sangue não estavam visíveis e foram encontradas com o uso de luminol. Também não havia sinais de arrombamento no imóvel”, descreve.
Conforme informado pela Delegada, na ocasião do crime, inicialmente, não foi possível colher as declarações do investigado, por ele apresentar falas desconexas. Na semana seguinte, o homem foi ouvido e confirmou parte dos fatos. “Disse que contratou o carreto e foi ao local para depositar as bolsas, mas que se trata de entulho. Ele nega que sejam partes do corpo da mãe. Afirma, ainda, que a mãe foi dormir e, na sequência, ele também se deitou, e quando acordou a mãe não estava mais lá”, relata.
Polícia Militar prende três autores por furto, tráfico de drogas e receptação
Na manhã da última quinta-feira (10) durante operação Batida Policial, a Polícia Militar (PM) de Guimarânia (MG) foi procurada pela vítima que relatou que no período noturno deixou sua motocicleta Honda Titan KS, cor preta, estacionada na calçada de sua residência, na Rua Acre, Centro, Cruzeiro da Fortaleza. Relatou ainda que a motocicleta estava com a chave na ignição e pela manhã constatou que a mesma havia sido furtada.
A vítima apontou como suspeito um rapaz, de 23 anos, sendo que de posse das informações, os militares se deslocaram na casa do suspeito e o mesmo não se encontrava. Foram informados por sua esposa que o rapaz havia saído de madrugada em companhia de outro jovem, de 19 anos.
Durante rastreamentos, os militares abordaram um dos autores e após diálogo este relatou que furtou a motocicleta e após isso deslocaram para Guimarânia para trocar a motocicleta em droga (crack).
Os autores deixaram a motocicleta na residência de uma jovem, de 20 anos, que foi presa em sua casa na cidade de Guimarânia por receptação. Contra esta autora existem diversos registros de denúncias e ocorrências com envolvimento com o tráfico de drogas.
Ressalta-se que durante a operação policial, a Rocca foi empenhada com a finalidade de encontrar drogas. Durante as buscas a motocicleta foi encontrada na posse da autora, além de uma balança de precisão. O outro autor também foi localizado e preso, no entanto, os entorpecentes não foram localizados.
Diante do exposto, os três autores foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com os materiais apreendidos.
Polícia Civil prende suspeito de 57 anos por estupros cometidos
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, nesta sexta-feira (11), um homem, de 57 anos, na cidade de Pains, região Centro-Oeste do estado. Ele é investigado por crimes de estupro e estupro de vulnerável. Até o momento, três vítimas já foram identificadas.
As investigações iniciaram após relatos de testemunhas e vítimas, que informaram aos policiais que os abusos teriam começado há cerca de três anos. O crime envolvia oferecimento de vantagem financeira, com recorrência do suspeito por todo esse período. O fato se tornou conhecido depois que as vítimas contaram sobre o crime para parentes.
Conforme levantamentos policiais, o suspeito se aproveitava do bom convívio social, e do fato de possuir fazendas na região, a fim de aliciar adolescentes para a prática sexual em sua casa e também na zona rural.
Após o cumprimento do mandado de busca e apreensão no imóvel do suspeito, foram arrecadadas mais provas, que possibilitaram o pedido de prisão preventiva e o respectivo cumprimento da ordem judicial.
O delegado responsável pelas investigações, Patrick Carvalho, conta que o suspeito foi conduzido à delegacia e, após a conclusão dos trabalhos, encaminhado ao Sistema Prisional, onde se encontra à disposição da Justiça.
‘Ele responderá pelo crime de estupro, previsto no art. 213 do Código Penal e estupro de vulnerável, art. 217-A’, pontua o delegado.
Cai número de pessoas que estavam rigorosamente isoladas, diz IBGE
Caiu em 2,8 milhões o número de pessoas rigorosamente isoladas da segunda para a terceira semana de agosto, passando de 44,4 milhões para 41,6 milhões, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Covid-19). Desde meados de março, medidas de isolamento social foram recomendadas pelos governos estaduais e municipais para conter a propagação do novo coronavírus (covid-19).
A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também estimou em 4,5 milhões a população que não fez qualquer tipo de restrição na semana de 16 a 22 de agosto. O percentual representa estabilidade em relação à semana anterior.
De acordo com o IBGE, no mesmo período, aumentou em 1,9 milhão o número de pessoas que reduziram o contato, mas continuaram saindo ou recebendo visitas.
Para a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, os dados apontam uma flexibilização do isolamento por parte da população. “De alguma forma, as pessoas estão flexibilizando as medidas de isolamento social, uma vez que aumenta o percentual de pessoas que estão tendo medidas menos restritivas e diminui o percentual daquelas que aplicam medidas mais restritivas de isolamento“, disse em nota.
Segundos os dados da Pnad Covid-19, o número de pessoas que estão saindo do isolamento vem aumentando pela terceira semana seguida. Da primeira para a segunda semana de agosto, 2,9 milhões de pessoas a mais afirmaram ter reduzido o contato, embora continuassem saindo ou recebendo visitas. A população que ficou em casa e só saiu por necessidade básica se manteve estável na terceira semana de agosto, com 87,6 milhões de pessoas nessa situação.
Mercado de trabalho
A Pnad Covid-19 estimou a população desocupada do país em 12,6 milhões na terceira semana de agosto, mantendo-se estável em relação à semana anterior. O número de pessoas ocupadas chegou a 82,7 milhões, o que representa estabilidade em relação à semana anterior.
“Há uma estabilidade geral nos indicadores de mercado de trabalho, mas olhando as variações, em termos de tendência, foi observada uma variação positiva na força de trabalho, que se deu em função do aumento no contingente da população ocupada”, disse a pesquisadora.
Segundo o IBGE, a população fora da força de trabalho também ficou estatisticamente estável em 75 milhões. “Na população fora da força [de trabalho], entre aqueles que gostariam de trabalhar, mas não tinham procurado trabalho justamente alegando a pandemia como o principal motivo, houve uma redução de cerca de 582 mil pessoas”, disse Maria Lúcia.
Estudantes
A pesquisa mostra ainda que o país tinha cerca de 46 milhões de estudantes matriculados em escolas ou universidades na terceira semana de agosto. Desses, 37,7 milhões tiveram atividades escolares em seus domicílios no período, um aumento de cerca de 921 mil pessoas em comparação com a semana anterior.
Segundo a pesquisadora, 7,3 milhões de pessoas não tiveram atividades escolares para realizar no período analisado. “Esse número representa 15,9% da população de 6 a 29 anos de idade que frequentava a escola”.
Vídeo: PRV apreende munições durante operação em Presidente Olegário
Um rapaz de 26 anos que estava pilotando uma motocicleta Honda CB 300 estava com as munições.
Ele disse para os policiais que encontrou as munições em frente ao local de trabalho.
Os policiais fizeram buscas na casa dele, mas nada foi localizado. O fato ocoreu na noite dessa quinta-feira (10). Veja mais no vídeo abaixo:
PM faz apreensão de drogas e de arma de fogo no bairro Belvedere
PCMG realiza operação de combate a violência doméstica e familiar contra a mulher em Patos de Minas
A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher - DEAM e Inspetoria de Investigadores da Delegacia Regional de Patos de Minas, cumpriu na tarde desta quarta-feira, 09/09, um mandado de busca e apreensão em decorrência de operação de combate a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Durante as diligências, foi preso um indivíduo de 52 anos de idade por posse ilegal de 3 armas de fogo, sendo um revólver calibre .38, duas espingardas tipo garrucha calibre .22, além de uma caixa de munições intactas calibre .38.
Chamou a atenção da equipe que efetuou a prisão do acusado a grande quantidade de brinquedos infantis, doces, chocolates e bijuterias de crianças espalhados pela residência, apesar de o investigado morar sozinho e não possuir nenhum vínculo familiar com crianças. Ainda, no local, foram encontradas 3 motocicletas com sinais de adulteração, sendo estas apreendidas.
As investigações começaram em virtude de uma denúncia feita pela filha e pela ex-esposa do indivíduo, as quais alegaram que ele as ameaçava com uma arma de fogo e as vigiava o tempo todo, chegando a invadir a casa delas entrando pelo telhado.
Cansadas dos abusos e de viverem com medo, procuraram auxílio na DEAM que, por meio da Delegada Dra Tatiana Carvalho Paiva, representou pela concessão de medidas protetivas de urgência e pela busca e apreensão na residência do suspeito, sendo ambas deferidas pelo judiciário, culminando na presente ação.
Covid-19: Patos de Minas registra 26 novos casos e 1 óbito confirmado nas últimas 24 horas
Patos de Minas chegou a 2.012 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (10/09), pela Vigilância em Saúde. Foram 26 novos casos e 1 óbito confirmado nas últimas 24 horas.
O boletim epidemiológico informou também que 182 pacientes estão em recuperação domiciliar e 9 pacientes estão internados, sendo 3 em leitos de UTI. Esses números são somente de residentes em Patos de Minas que já tiveram exame positivo.
Foi informado ainda que 1.769 pacientes já se recuperaram da doença, representando 87,88% de taxa de cura. Até o momento, 52 óbitos foram confirmados.
Cantor de Patos de Minas alcança mais de meio milhão de visualizações no Youtube
O cantor de Patos de Minas, Max Sousa, que vem se despontando no YouTube com mais de meio milhão de visualizações na música "O Amor Vai Triunfar", lançou um novo hit, a música "No Tempo de Deus", uma música que está se deslanchando a cada dia.
Esta linda música é um sertanejo moderno voltado para o estilo cristão gospel. A canção surgiu da parceria dos compositores e amigos Renato Silva, compositor mineirinho e Max Sousa. Apesar de não poder dar continuidade aos seus trabalhos profissionais nos palcos devido a pandemia, Max Sousa diz aproveitar este momento para se dedicar a estes novos projetos, as novas composições, ao seu público nas redes sociais e dedicar mais a si próprio e ao seu bem-estar físico.
Max montou para si uma pequena academia de musculaçao em sua casa, e diz que irá retomar as atividades físicas com mais seriedade e disciplina, pois acabou ganhando bons quilinhos a mais nestes últimos meses. Max Sousa fará uma live que será transmitida em seu canal do YouTube, Max Sousa Oficial, no dia 20 de setembro às 13:00 horas.
Se você ainda não é seguidor de Max Sousa, inscreva-se em seu canal e assine as notificações. Confira lá seu novo videoclip e não deixe de curtir, inscrever e compartilhar com seus amigos. Contato para shows 034 999105811 procure por Max Sousa Oficial nas redes sociais @maxsousaoficial https://youtu.be/JqKYuhB-QKs*
Mulher é presa após o filho dela ser flagrado com brinquedo produto de furto
Uma mulher de 23 anos foi presa pela Polícia Militar (PM) por receptação na última quarta-feira (09), após o filho dela ser flagrado brincando com um carro elétrico produto de furto. A suspeita alegou que comprou o brinquedo em um grupo de vendas no Facebook.
De acordo com a PM, durante patrulhamento pelo Bairro Nossa Senhora Aparecida, os policiais depararam com uma criança de aproximadamente 4 anos brincando com o veículo elétrico. O carrinho possui características semelhantes a de um furto ocorrido anteriormente, porém o brinquedo estava pintado na cor vermelha.
Ainda de acordo com a PM, durante uma rápida inspeção, os militares constataram que a cor original era azul, porém o veículo foi pintado de vermelho. A mãe da criança relatou que há 6 meses viu um anuncio em um grupo de vendas no Facebook e comprou o carro elétrico por R$600,00. Ela disse ainda que o carrinho já estava na cor vermelha.
Em contato com a proprietária do veículo, ela o reconheceu através de um detalhe estragado no para-lamas.