Laje de prédio desaba e bombeiros são acionados em Patos de Minas
A laje de um prédio em construção desabou na tarde desta última quinta-feira(17/09) no bairro Nossa Senhora das Graças em Patos de Minas.
De acordo com informações colhidas no local, a laje de um dos prédios tinha sido preenchida com concreto, logo em seguida a laje caiu. Ninguém estava trabalhando no local no momento do incidente.
Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para atender a ocorrência. A Defesa Civil esteve no local para avaliar a estrutura da obra.
VEJA O VÍDEO:
Covid-19: Patos de Minas registrou 2.148 casos confirmados com 87,82% de taxa de cura
Patos de Minas chegou a 2.148 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (18/09), pela Vigilância em Saúde. Foram 31 casos registrados nas últimas 24 horas.
O boletim informou também que 152 pacientes estão em recuperação domiciliar e 8 pacientes estão internados, sendo 3 em casos de UTI.
Foi informado ainda que 1.904 pacientes já se recuperaram da doença, representando 87,82% de taxa de cura. 53 óbitos foram confirmados.
Radares das ruas Major Gote e Doutor Marcolino devem ser realocados para a Avenida Juscelino Kubitschek
Alguns radares instalados nas ruas Major Gote e Doutor Marcolino devem ser realocados para a Avenida Juscelino Kubitschek. Os dispositivos, que por muito tempo controlaram a velocidade na J.K., foram retirados pelo Dnit quando a responsabilidade da via foi transferida para o município.
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade avalia que a avenida apresenta pontos perigosos que exigem a presença de radares, o que justifica a medida.
Um estudo técnico está em andamento para avaliar em quais pontos os equipamentos serão reinstalados, de modo a reduzir o número de acidentes graves na avenida.
Cemig alerta para acidentes graves ao mexer no celular enquanto ele está carregando na tomada
Ocorrências em 2020 já superam as registradas em todo o ano passado; acidentes em ações corriqueiras podem ser graves e até causar morte
Fonte: Agência Minas
A eletricidade que tanto faz parte do cotidiano merece atenção: mexer no celular enquanto ele está carregando na tomada, por exemplo, é tão corriqueiro quanto arriscado e pode causar acidentes graves com a energia elétrica, provocar sérias lesões e até mesmo levar à morte. E este é apenas um dos perigos diante do mal uso da energia elétrica.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), apenas no primeiro semestre de 2020 os choques elétricos somaram 434 ocorrências, que resultaram em 355 mortes em todo o país. Os dados são considerados alarmantes, pois os números são superiores a todo o ano de 2019, quando foram registradas 228 mortes.
Minas Gerais
Em Minas, a Abracopel contabilizou, de janeiro a junho, 20 acidentes com choques elétricos, que causaram 18 mortes. Foram 11 ocorrências na rede aérea (com nove mortes), cinco mortes na construção civil, uma morte em poste, uma morte em residência, uma morte na zona rural e uma morte em estabelecimento comercial.
Na construção civil, o maior risco de acidentes é relacionado a tarefas realizadas na mesma altura da rede de média tensão, como a reforma de telhado e construção de segundo e terceiro pavimentos, por exemplo. “É preciso ter muito cuidado, porque na rede de média tensão não é necessário nem o contato direto para se machucar. A simples aproximação já pode causar choque de até 13.800 volts, o que provoca queimaduras graves e até mesmo a morte”, alerta o gerente de Saúde e Segurança do trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares.
Atenção
A cautela também é necessária entre amadores e profissionais da pintura já que cabos de rolo feitos de alumínio ou de outros materiais condutores de eletricidade podem provocar acidentes. Mesmo os cabos de madeira conduzem eletricidade ao tocar ou se aproximar da rede de alta tensão e expõem as pessoas ao risco de choque elétrico.
Soares reforça ainda importância da utilização de equipamentos de proteção para impedir a queda, muito comum em acidentes e causa constante de fatalidades. "Há relatos de trabalhadores que, ao se desequilibrarem de andaimes, tocaram na rede elétrica e foram eletrocutados”, revela.
Cuidados nas residências
Em casa não é diferente. O engenheiro destaca o perigo do aumento de acidentes domésticos neste período de isolamento social em prevenção à covid-19, propício para reformas e reparos.
Entre os riscos mais comuns, o gerente de Saúde e Segurança da Cemig lista a utilização de “benjamins ou Ts” e demais adaptadores, além de “gambiarras” nas instalações elétricas, totalmente desaconselháveis e perigosas. “Esses improvisos são inseguros e aumentam muito a chance de sobrecarga e o risco de acidentes”, afirma.
Dicas
Para evitar riscos, Soares indica a utilização de equipamentos adequados. Um deles é o filtro de linha quando há necessidade de ligar vários equipamentos em uma mesma tomada, que desligará automaticamente em caso de sobrecarga de energia.
A Cemig também alerta a população para desligar o disjuntor antes de qualquer manutenção na rede elétrica, trabalho que deve ser realizado por profissional especializado.
Trilhos de cortina também exigem atenção, principalmente quando são içados pela janela. Se ficar próximo ou tocar a rede elétrica o material pode causar acidentes graves e até mesmo óbito.
Dispositivos móveis
Outra recomendação importante é em relação aos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Aparentemente inofensivos, esses equipamentos podem causar acidentes graves. Somente no ano passado, conforme dados da Abracopel, foram registrados 19 acidentes durante o carregamento de celulares que causaram 15 mortes.
O gerente de Saúde e Segurança da Cemig alerta que o carregamento de tais aparelhos deve ser feito sobre uma superfície lisa e bem ventilada, livre de materiais combustíveis como tecidos.
Banheiros
A troca de resistência de chuveiros e a utilização de equipamentos elétricos e eletrônicos no banheiro também exige cautela. “A água é grande condutora de energia elétrica. Dessa forma, as pessoas devem estar totalmente secas para utilizar secadores, barbeadores elétricos e chapinhas. Além disso, a fiação desses aparelhos não pode ficar em contato com superfícies molhadas".
Campanha Nacional de Trânsito - Perceba o risco, proteja a vida!
Hoje, dia 18 de setembro, inicia-se a Semana Nacional do Trânsito, uma campanha prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro que dispõe, no artigo 326, sobre essa ação realizada pelos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de preservar vidas com a redução dos índices de acidentes com vítimas.
O tema definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito para a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 é "Perceba o risco, proteja a vida", o qual busca chamar a atenção sobre os perigos no trânsito, bem como outros riscos à saúde do cidadão.
E, neste ano, a Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, será trabalhada pela Décima Região da Polícia Militar com foco no uso das mídias sociais, na produção de vídeos cujo objetivo é conscientizar todos os envolvidos, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.
Assim, a importância dessa ação afirmativa terá continuidade, respeitando as restrições existentes nesse período, sem perder a oportunidade de motivar a adoção de novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil.
Hoje será publicado vídeo educativo produzido pela Agência Regional de Comunicação da Décima Região. No próximo dia 22, será publicado mais um vídeo educativo. “Perceba o risco, proteja a vida!”
Agência do Santander fecha para passar por processo de sanitização
A agência do banco Santander, localizada na Rua Olegário Maciel, em Patos de Minas, divulgou um comunicado informando que o local ficará fechado e passará por sanitização. A expectativa é que a agência volte a funcionar normalmente na segunda-feira (21). A gerência ainda não informou se algum funcionário do local testou positivo para covid-19.
O comunicado diz apenas que a agência está fechada temporariamente como medida preventiva para garantir o bem-estar dos colaboradores e da sociedade. O comunicado diz ainda que a maioria dos serviços podem ser feitos através dos aplicativos App Santander, App Way ou App Santander Empresas.
Quem precisar de uma agência ou caixa eletrônico terá que ir até Patrocínio ou São Gotardo: Agência 3610 – Patrocínio MG. Av. Rui Barbosa, 320 – Centro. Agência 3514 – São Gotardo. Pça São Sebastião, 153.
PM é acionada em convenção do MDB de Carmo do Paranaíba após denúncia de aglomeração
A Polícia Militar (PM) de Carmo do Paranaíba (MG) foi acionada em um convenção do partido MDB na noite da última quarta-feira (16) após receber uma denúncia informando que os organizadores não estavam seguindo o protocolo de segurança contra Covid-19. A denúncia também informava sobre distribuição de cerveja e pipoca na porta do local onde acontecia a convenção.
De acordo com a PM, diante da denúncia, os policias foram até o local e depararam com cerca de 100 pessoas no salão e mais uma quantidade considerável de pessoas do lado de fora. Os policias também flagraram uma picape na porta do local com uma caixa térmica contendo latas de cerveja na carroceria.
Em conversa com o proprietário da caminhonete, ele disse que a bebida alcoólica estava sendo comercializada e não distribuída gratuitamente. O proprietário do carrinho de pipoca também alegou que o alimento estava sendo vendido.
Ainda de acordo com a PM, em contato com Lourival Soares Siqueira, presidente do MDB de Carmo do Paranaíba, ele alegou que havia álcool gel para todas as pessoas que ingressassem no local e que seguiu todos os protocolos. No entanto, a população foi livremente para o local acompanhar a convenção. Lourival também negou que houvesse distribuição de cerveja e pipoca. O presidente do partido alegou que os vendedores são autônomos e não têm ligação com o partido.
Após a ação da PM no local, os organizadores resolveram colocar o aparato de som do lado externo do salão de eventos e passaram a discursar. O deputado federal Newton Cardoso foi o primeiro a falar para o público. Nesse momento, o mesmo denunciante fez novo contato com a PM, informando que tal ato se equipara a comício eleitoral, que só poderá acontecer após o dia 27 de setembro. O presidente e o advogado do partido disseram que iriam tomar todas as medidas necessárias.
PM prende motorista inabilitado com caminhonete clonada na BR 352
Um condutor inabilitado de 42 anos foi preso pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) no início da noite da última quinta-feira (17), após ele ser flagrado em um veículo clonado. O veículo com sinalização de crime foi recuperado e encaminhado para o pátio credenciado em Coromandel (MG).
De acordo com a PMRv, durante operação na rodovia BR 352, no km 42, foi abordado a caminhonete Fiat Strada placas Goiânia (GO).
Durante a fiscalização na documentação o condutor do veículo, o condutor informou não possuir Carteira Nacional de Habilitação e nem Permissão Para Dirigir e nos apresentou o documento CRLV do veículo exercício 2019.
Em análise minuciosa no documento CRLV a equipe policial notou que a impressão foge ao padrão do Detran-GO.
Diante da suspeita, foi procedida a identificação veicular e constatado que o número gravado no chassi do veículo remete a uma caminhonete Fiat Strada de Bom Jesus das Selvas (MA), veículo com sinalização de crime furto/roubo. Portanto o veículo abordado tratava-se de um "clone/duble".
O condutor da caminhonete foi preso pelos crimes de receptação e uso de documento CRLV falso, sendo o autor entregue na Delegacia de Polícia Civil de plantão em Patrocínio (MG). O veículo com sinalização de crime foi recuperado e encaminhado para o pátio credenciado em Coromandel.
Sicoob Credipatos apoia live beneficente a Casa de Repouso de Lagoa Formosa
Por meio da live solidária Edidany Barbosa e Amigos na Cozinha, a cooperativa doou mil reais em cestas básicas para a entidade
Acompanhando a tendência de lives neste momento de pandemia, em que eventos não acontecem por recomendação dos órgãos de saúde como medida de prevenção da Covid-19, a Equipe Edidany Barbosa está promovendo uma Live-tour. O objetivo é realizar lives em diversas cidades da região, visando proporcionar suporte para as entidades locais e
profissionais do setor de eventos.
A última live do tour foi realizada no dia 29 de agosto no município de Lagoa Formosa e contou com a participação das duplas Mateus Ferraz e Thiago; João Paulo e Ricardo; Murilo Sales e Luiz.
Parte da renda do evento foi destinada a Casa de Repouso Confrade Olien José Nascimento, da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Cumprindo com seu papel de cooperação com a comunidade, o Sicoob Credipatos apoiou a live, realizando a doação de mil reais em cestas básicas, que foram entregues a entidade na última terça-feira (15). Representando a cooperativa, estiveram presentes na entrega da doação o Diretor de Risco da Credipatos, Jeremias de Oliveira e a gerente da agência Credipatos de Lagoa Formosa, Karla Christina Barcelos.
O presidente da Casa de Repouso José Terêncio da silva, por meio de uma carta de agradecimento manifestou sua gratidão em receber a doação da Credipatos. “Quando recebemos uma doação assim, lembramos que mesmo diante de toda a dificuldade, ainda existe a bondade humana, isso é o que nos motiva e nos dá força para continuar lutando por
essas pessoas que estão aqui, que de certa forma são nossa família e nós a família deles” disse.
Desde o início da pandemia, diversas outras entidades das cidades nas quais o Sicoob Credipatos se faz presente, foram beneficiadas. Além das doações de cestas alimentícias por meio de lives solidárias, a Credipatos também contribuiu com a doação de testes rápidos da Covid-19 para Lagoa Formosa. Parcerias culturais e sociais também sempre acontecem, por meio do Sindicato Rural, Rotary Club, Casa da Amizade, APAE e outros.
A gerente, Karla Christina Barcelos, contou sua satisfação em poder contribuir com a comunidade. “Ficamos felizes em colaborar nas cidades onde a Credipatos atua. Esta é apenas uma das diversas ações sociais que a Credipatos realiza em Lagoa Formosa. Nossa intenção é dar assistência a quem necessita e incentivar ações como essas, além de mostrar o papel da cooperativa para os interesses da sociedade”, disse.
O Diretor Jeremias de Oliveira destacou sobre a importância da solidariedade neste momento de pandemia. “A Credipatos sempre cumpriu com seu papel social, abraçando toda a comunidade e buscando seu desenvolvimento. Neste momento de pandemia, percebemos que nossa responsabilidade social se tornou ainda maior, e por isso nos empenhamos em estar ao lado da sociedade, realizando ainda mais ações sociais e ajudando os que precisam”,
salientou.
SICOOB CREDIPATOS
Fundada em 1988, o Sicoob Credipatos é a primeira cooperativa de crédito do Alto Paranaíba. Mais de 30 anos de fortalecimento financeiro e fomento ao cooperativismo na região. Esse é o resumo da atuação do Sicoob Credipatos em mais de três décadas de história.
Com 14 agências em 8 municípios de nossa região, oferece ao associado as melhores opções financeiras, com os benefícios e vantagens que apenas uma cooperativa de crédito consegue oferecer.
Quem faz parte do Sicoob Credipatos conta com diversas vantagens, além da satisfação de pertencer a uma instituição financeira que ocupa a 44° posição em ativos, dentre todas as que compõe o Sistema Sicoob, de acordo com o Ranking de Ativos junho/2020 e 5° lugar no Sistema Crediminas, conforme o Ranking de Ativos julho/2020.
A cooperativa é a 29° maior em operações de crédito no Sicoob e recentemente foi reconhecida por ser a cooperativa que mais cresceu em operações de Crédito na Safra 2019/2020, no Sistema Sicoob. Extraordinário crescimento de 271% em relação a 2018/2019 e figurando entre as cooperativas que mais disponibilizou recursos do FGO Pronampe para os seus cooperados
Se você ainda não é um cooperado Credipatos procure uma das agências em Patos de Minas e
Região para associar-se.
Operação da PM contra jogo do bicho leva 14 pessoas para a delegacia e apreende mais de 9 mil reais
Nesta quinta-feira (17), Policiais Militares do Décimo Quinto Batalhão iniciaram, às 15 horas, a segunda fase da Operação Restart, cujo objetivo foi realizar abordagem e fiscalização em diversos locais com incidência em atividades relacionadas ao Jogo do Bicho.
Todos estes estabelecimentos abordados estavam sob o monitoramento da Polícia Militar, sendo confirmadas vários flagrantes de contravenção na operação de hoje, coordenada pelo Capitão Vilmar Ferreira, comandante da 230ª Companhia Tático Móvel em Patos de Minas.
Os resultados alcançados foram:
15 Locais fiscalizados, verificados 11 locais em situação de flagrante;
14 Homens conduzidos;
R$ 9.301,70 (nove mil, trezentos e um reais e setenta centavos) apreendidos;
11 Máquinas de jogos apreendidas;
05 Chips apreendidos;
284 Comprovantes de apostas apreendidos;
50 Resultados de apostas apreendidos;
06 Bilhetes de movimentação diária apreendidos;
18 Bobinas de maquinas apreendidos;
01 Manual do jogo do bicho apreendido;
01 Celular apreendido;
04 Carregadores apreendidos;