Orthodontic

Mais 12 nascentes da microbacia do córrego Canavial passarão por processo de recuperação ambiental

Por meio de diagnóstico realizado pelo Pronascentes, outras nascentes do córrego Canavial serão cercadas e recuperadas

Quarta 04/09/2019 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O Programa Municipal Pronascentes realizou o diagnóstico ambiental para seleção de mais 12 nascentes da microbacia do córrego Canavial para cercamento e recuperação ambiental. Conforme prevê a legislação ambiental vigente, foi realizado um trabalho de sensibilização ambiental dos produtores rurais em cujas propriedades estão situadas as nascentes selecionadas para cercamento.

"O principal fator de degradação das nascentes é o pisoteio de animais e, nesse sentido, o isolamento, por meio do cercamento, é uma etapa fundamental no processo de recuperação ambiental e conservação dessas áreas", ressaltou Eni Amaral, bióloga da Prefeitura de Patos de Minas e coordenadora do Programa Pronascentes.

O projeto executivo realizado pelo Pronascentes, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi apresentado em uma reunião com a empresa Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil) no dia 03 de setembro de 2019. Estiveram presentes, na reunião, o presidente da Cemil, Vasco Praça Filho, o vice-presidente da empresa, Ricardo Braga, o secretário municipal de Planejamento, Julio Cezar de Castro Fonseca, representando o prefeito de Patos de Minas, e o supervisor regional URAP-IEF, Frederico Fonseca Moreira. Na ocasião foram apresentados os resultados já obtidos e as próximas nascentes a serem cercadas.

A Cemil, que já é parceira do projeto "Pronascentes: cuidando das águas do Canavial", doará estacas, arames e mourões esticadores necessários à efetivação do cercamento. Os produtores rurais, por sua vez, ficarão responsáveis pela mão de obra, executando o cercamento das nascentes.

Em 2018, 17 nascentes da microbacia do córrego Canavial foram cercadas com a parceria da Cemil e, em 2019, a previsão é de que mais 12 nascentes sejam contempladas. O produtor beneficiado contará ainda com o fornecimento das mudas nativas pelo IEF, após o cercamento, e ainda com a apoio e assistência técnica da EPAMIG, EMATER/MG e UNIPAM.

Ameaça de massacre em escola de Patrocínio causa pânico nos alunos

Quarta 04/09/2019 - André Amâncio
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

Um aluno que foi desligado da Escola Estadual Dom Lustosa em Patrocínio (MG) por mal comportamento, insatisfeito passou a ameaçar de cometer massacre, o que foi amplamente compartilhado nas redes sociais por outros alunos. A divulgação levou ao pânico aos alunos e pais e fez com que diversos faltassem as aulas na de terça e quarta-feira (04)

Segundo o professor Alvimar, diretor geral do colégio, os rumores sobre o massacre começaram cerca de quinze dias atrás nas redes sociais, depois das ameças feitas pelo aluno problemático, que cursava o ensino fundamental. De imediato, a Polícia Militar (PM) foi procurada para averiguar a situação.

“Com apoio da Polícia Civil, foi constatado que uma pessoa com problemas psicológicos estava compartilhando as ameaças nas redes sociais e outros compartilharam com intuito de provocar tumulto”, afirmou Alvimar.

A delegada da polícia civil tomou as providências, entranado em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, sendo o ex-aluno em questão encaminhado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e está sendo acompanhado de perto. O ex-aluno também continua estudando em outra escola.

Para garantir a segurança da escola, a PM está realizando rondas no local desde a semana passada.

Instrutor de capoeira é baleado dentro de academia e morre em João Pinheiro

Quarta 04/09/2019 - André Amâncio
Fonte: MG1 Triângulo Mineiro FOTO: Youtube JP Agora
Feed do PatosAgora

Um instrutor de academia, de 35 anos, foi morto nesta quarta-feira (4) dentro de uma academia em João Pinheiro, no Noroeste de Minas. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar (PM), no local não havia câmeras de segurança. Até o momento ninguém foi preso. A suspeita é de homicídio passional.

A PM disse que moradores da vizinhança denunciaram disparos de arma de fogo, por volta das 8h, dentro da academia no Bairro Maria José de Paula. Segundo testemunhas, o instrutor dava aula de funcional e capoeira. Quando ele terminou a sessão e estava guardando o material uma pessoa entrou e atirou contra a vítima.

O instrutor tentou fugir do local, mas caiu na calçada. Em seguida o autor dos disparos fugiu a pé. Os militares chegaram ao local do crime e prestaram os primeiros socorros. O homem foi levado para o Hospital Municipal de João Pinheiro. Ele foi baleado na cabeça e tronco, mas resistiu aos ferimentos morreu.

A motivação ainda não foi identificada, mas a suspeita da Polícia Militar é que tenha envolvimento com relacionamento amoroso. Os policias disseram que na academia não tem câmeras de segurança, mas já conseguiram imagens de outros aparelhos da região.

A vítima não tinha passagens pela polícia, que segue em rastreamento em busca do suspeito.

Prefeitura abre processo seletivo com 72 vagas no setor de Educação em Presidente Olegário

Quarta 04/09/2019 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje FOTO: Juarez Martins
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Presidente Olegário abriu um edital com 72 vagas para servidores em um processo seletivo. De acordo com o edital, as inscrições podem ser feitas de 9 a 13 de setembro. O salário oferecido varia entre R$ 998 e R$ 1.474,27. Não há cobrança de taxa de inscrição.  Para ver o edital, clique aqui.

Segundo a Prefeitura, as vagas são para cargos na Secretaria Municipal de Educação sendo: 40 vagas para professor P1 (educação básica), 10 professor PII (história, português, matemática, inglês, ensino religioso, geografia, ciências e educação física), 18 vagas para agente educativo e 4 para especialista de educação.

Os interessados em se inscrever devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, situada na Praça Afonso de Sá, nº 10, Centro, Presidente Olegário – MG -, no horário de 8h às 11h e 13h às 17h. Os candidatos serão escolhidos por análise de títulos conforme o edital.

O processo seletivo simplificado para cargos na Educação tem validade de um ano podendo ser prorrogado por igual período.

PM de Patrocínio encontra tonel enterrado com 84 barras de maconha

Quarta 04/09/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar de Patrocínio localizou no final da tarde da última terça-feira (03), 84 barras de maconha que estavam enterradas nas proximidades dos barros Congonhas e Amir Amaral.

Segundo informações da PM, no dia 31 de agosto um homem de 34 anos foi preso por tráfico de drogas e, no dia 1 de setembro houve a apreensão de mais drogas.

Em continuidades as diligencias, as equipes policiais retornaram ao local, nas proximidades dos bairro Congonhas e Amir Amaral, onde estaria enterrado um tonel utilizado para esconder entorpecentes.

Em buscas na área, foi localizado um tonel azul contendo 84 barras de maconha, embaladas e de dimensões idênticas as que foram encontradas nas ocorrências anteriores. Diante do exposto, o material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia.
 

Homem de 55 anos é preso e PM de Monte Carmelo localiza drogas, arma e munições

Quarta 04/09/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde da última terça-feira (03), a Polícia Militar de Monte Carmelo prendeu um homem de 55 anos suspeito de tráfico de drogas e apreendeu vários tabletes de maconha, uma arma de fogo e munições.

De acordo com informações da PM, os militares prenderam o suspeito, de 55 anos, transportando três barras prensadas de maconha, na região de Indianópolis.

Diante da suspeita de que poderia haver mais materiais ilícitos na residência do autor em Monte Carmelo, foi realizada diligência no local. Na garagem da residência, havia um caminhão e, em seu interior, foi possível visualizar uma balança de precisão, geralmente utilizada para pesagem de drogas.

Após a abertura do veículo, foram localizadas mais 16 porções de maconha. Em seguida, foi feito contato em uma segunda residência, que também seria utilizada pelo suspeito, situada na Rua Mecasa, Bairro Santa Rita de Cássia, onde, após buscas, foi encontrado 1 revólver cal .32, municiado com 6 munições intactas e 5 munições cal .32 envolvidas em uma meia.
 

Trabalho escravo: fiscalização resgata 59 trabalhadores em cafezais de Campos Altos e Santa Rosa da Serra

Quarta 04/09/2019 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

Operação de fiscalização resgatou 59 trabalhadores em condição de trabalho análoga à escravidão no final de agosto, em cafezais nos municípios de Campos Altos e Santa Rosa da Serra. A informação foi divulgada ontem (3) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. A fiscalização foi feita em conjunto por auditores-fiscais do trabalho e agentes da Polícia Rodoviária Federal, no período de 19 a 28 de agosto.

De acordo com o ministério, os trabalhadores estavam em cafezais nos municípios de Campos Altos e Santa Rosa da Serra e retiravam, de forma manual, o resto do café que havia ficado nas plantas, após colheita feita por máquinas. A fiscalização constatou que os resgatados não tinham a Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada e não recebiam pelo trabalho nem o pagamento proporcional ao salário mínimo.

Os trabalhadores também não recebiam equipamentos de proteção individual para realizar as atividades. não havia água potável, local adequado para refeições e instalações sanitárias nas frentes de trabalho.

"Em uma fazenda vistoriada, foram identificadas crianças e adolescentes (de 13, 14 e 17 anos) laborando em atividade proibida para essa faixa etária, submetidos às mesmas condições verificadas entre os trabalhadores adultos. Em outra fazenda, foi identificado um adolescente com 16 anos de idade", informou a pasta.

O ministério disse que o trabalho foi encerrado e que foram emitidos os requerimentos de Seguro-Desemprego especial. As verbas rescisórias e o pagamento do salário de junho superaram R$ 90 mil.

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado com os donos das duas fazendas, incluindo a previsão de pagamento de dano moral individual e coletivo em razão da submissão das vítimas ao trabalho análogo ao escravo. O dono de uma das fazendas pagou R$ 363 mil a título de dano moral individual e R$ 500 mil a título de dano moral coletivo. No caso da segunda fazenda, foi ajustado o pagamento de R$ 5 mil em dano moral individual".

"Os valores do dano moral individual foram pagos às vítimas juntamente com as verbas rescisórias. Pelas irregularidades trabalhistas constatadas, foram lavrados, ao total, 42 autos de infração. Cópia do relatório circunstanciado da inspeção realizada será encaminhada ao Ministério Público Federal para apuração das responsabilidades penais dos envolvidos", informou o ministério.

Poeira na pista faz motorista trombar em árvore na MGC-352

Quarta 04/09/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um motorista foi socorrido ao Pronto Socorro de Arapuá na noite da última terça-feira (03), após se envolver em um acidente na MGC-352.

De acordo com o condutor Marcos da Silva, ele seguia sentindo Tiros à Arapuá e que, por não conhecer a estrada, veio a perder o controle direcional na curva, em virtude do acúmulo de terra e excesso de poeira, saindo da pista e chocando contra uma árvore na faixa de domínio.

O condutor foi socorrido pela ambulância e encaminhado para o pronto socorro de Arapuá.

Idoso é socorrido após supostamente ser atropelado na rodovia MG-190

Terça 03/09/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um idoso de 69 anos de idade foi socorrido no km 32 da rodovia MG-190 por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Monte Carmelo, após supostamente ser atropelado.

Segundo informações do 2º pelotão da Polícia Militar Rodoviária de Patrocínio, Jorge Correia de Lima foi levado para o Pronto Socorro de Monte Carmelo, aparentemente sofreu lesões leves, permanecendo em observação médica.

Levantamentos estão sendo realizados para verificar o que realmente ocorreu.

Corpo de idoso é encontrado dentro de poço na zona rural de Patos de Minas

Terça 03/09/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O corpo de um idoso de 77 anos foi localizado dentro de um poço na zona rural de Patos de Minas na tarde da última segunda-feira (02). O corpo de José Antônio Caetano foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Patos de Minas.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), testemunhas e parentes da vítima relataram que, por volta de meio-dia, sentiram falta da vítima. Passadas algumas horas, eles saíram para procura, localizando as vestes da vítima ao lado de um poço represado de água.

O corpo foi retirado com ajuda de populares e averiguaram que ele se encontrava trajando apenas cueca e botinas, sem sinais de violência. O serviço funerário foi acionado e transportou o corpo ao IML.