Orthodontic

Homem atira várias vezes contra a filha da ex-mulher para se vingar

Quinta 14/11/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma jovem de 27 anos foi baleada cinco vezes pelo ex-marido da mãe, que cometeu o crime por vingança. O fato aconteceu na manhã dessa quinta-feira (14), em uma padaria localizada na Rua Pernambuco, no Bairro Cristo Redentor, em Patos de Minas (MG). Até o momento o suspeito identificado como Erickson Santos Gonçalves não foi preso.

Segundo informações da Polícia Militar, a mãe da vítima identificada como Laís Cristina Andrade, teve um relacionamento por mais de dez anos com Erickson, que terminou há 15 dias. Contudo, o suspeito não teria ficado satisfeito com a partilha dos bens. Na manhã dessa quinta-feira (14), ele foi até a padaria da ex-mulher e passou a discutir com ela nos fundos do estabelecimento. Nesse momento, a empresária teria dito que conversaria mais tarde, momento que o ex-marido saiu e foi até a recepção do comércio, onde estava Laís.

O atirador foi direto onde a jovem estava e efetuou um disparo, se aproximou, e atirou mais cinco vezes à queima roupa. Um dos projéteis acertou o braço esquerdo, na altura do peito, outro no pé direito e mais três na coxa esquerda. A jovem foi socorrida ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), onde não corre risco de morte.

Após a ação, Erickson fugiu em uma motocicleta NXR 300 de cor preta. Ainda segundo a PM, a vítima relatou que em data anterior, o autor já havia feito ameaças verbais contra Laís, dizendo que se fosse vingar de sua mãe, iria matar uma de suas filhas. A PM segue em rastreamentos no intuito de localizar e prender Erickson Santos Gonçalves.
 

Comarca de Patos de Minas ganha 4ª Vara Cível

Quinta 14/11/2019 - André Amâncio
Fonte: Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Feed do PatosAgora

Os cidadãos dos Municípios de Patos de Minas, Lagoa Formosa, São Gonçalo do Abaeté e Varjão de Minas que procuram o Poder Judiciário poderão contar, a partir de 14 de novembro, com estrutura ampliada. A instalação da 4ª Vara Cível mereceu cerimônia no Fórum Olympio Borges.

A comarca ainda abrange nove distritos, que também serão beneficiados: Limeira de Minas, Monjolinho de Minas, Bom Sucesso de Patos, Chumbo, Major Porto, Pilar, Pindaíbas, Santana de Patos e Canoeiros.

A unidade vai assumir casos como pedidos de indenização por danos morais e materiais, disputas empresariais, processos de família e acidentes de trânsito, inventários e contratos. Com a nova vara, também haverá destinação de um juiz adicional para o Juizado Especial.

A implantação da 4ª Vara Cível propiciará a redistribuição de processos, reduzindo o tempo de tramitação dos feitos. A comarca, que já contava com duas varas criminais, aumenta sua capacidade de atendimento na área cível e no Juizado Especial, que, a partir de agora, terá dois juízes.

Melhora substancial

Iniciando seu pronunciamento, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, pediu licença para saudar as autoridades “do coração” reunidas para a solenidade: seus pais, Agostinho e Maria Luzia, seus irmãos e amigos na comarca. Agradeceu, também, de forma especial, a presença dos servidores.

Ele destacou que o reforço da estrutura, que constitui um dos pilares de sua administração compartilhada, vai facilitar o acesso à Justiça e reduzir o congestionamento, permitindo que todos trabalhem em condições mais adequadas.

“O jurisdicionado é o maior beneficiário, pois seu processo terá o trâmite acelerado. Há ainda vantagens globais, já que cada juiz e a respectiva equipe tornam-se responsáveis por um acervo menor. Isso favorece o exame cuidadoso dos processos e confere ao magistrado mais disponibilidade para receber advogados e desenvolver projetos”, frisa.

O desembargador Nelson Missias antecipou que a comarca deve ser contemplada com outras melhorias em breve, com a vinda de servidores e suporte remoto para reorganizar o acervo de feitos pendentes de decisão.

“Já convocamos os primeiros aprovados do concurso público para servidores de 2018 e faremos nova chamada em fevereiro. Além disso, o programa Pontualidade, criado para colaborar nos pontos de estrangulamento da prestação jurisdicional, está atuando em Patos de Minas. Trata-se de um grupo de juízes e assessores que busca os processos e prolata as sentenças.”

O governador Romeu Zema, que esteve na solenidade e foi homenageado pela equipe do fórum, assim como o presidente Nelson Missias, enfatizou que a iniciativa é importante para desafogar os problemas que ocorrem na Justiça. “A instalação dessa vara está dentro do contexto que queremos, que é um estado que preste o melhor serviço para o cidadão”, pontuou.

Chefe do Poder Executivo, Zema afirmou que não podia deixar de prestigiar o presidente pelo “excelente trabalho” à frente do Judiciário. “O desembargador Nelson Missias é um grande companheiro na luta pela recuperação de Minas Gerais”, declarou.

O presidente, por sua vez, salientou que o governador tem se mostrado “um homem sereno, com bons propósitos, um chefe de poder ético e correto”.

Resposta ágil

O juiz diretor do foro, José Humberto da Silveira, enfatizou que a expectativa com a instalação da nova vara é muito grande, pois a medida melhora as condições para reduzir a morosidade da Justiça. Segundo ele, trata-se de um momento muito importante para toda a região.

“A quarta vara vem equilibrar a carga de serviço entre juízes e servidores, humanizando o trabalho, fato que irá acelerar o julgamento dos processos, com redução do seu tempo de duração. Com isso, ganha o cidadão que procura a Justiça, pois obterá dela uma resposta mais rápida”, argumenta.

O magistrado explica que a chegada da nova unidade possibilita a redistribuição de feitos, favorecendo o aumento da produtividade em todas as varas, encurtando também o tempo médio de duração dos processos. Ele comenta, ainda, que a criação de um segundo cargo de juiz para os Juizados Especiais fortalece outro flanco dos serviços judiciários.

“A comunidade e todos os atores da Justiça – juízes, servidores, advogados, promotores, defensores e partes – estão agradecidos com a instalação e a ampliação da estrutura dos juizados. Todos nós estamos otimistas e reconhecemos a competência do presidente Nelson Missias de Morais e de toda a sua equipe pela arrojada e bem-sucedida administração à frente do Judiciário estadual mineiro”, concluiu.

Cidadania honorária

Após a instalação, o desembargador André Luiz Amorim Siqueira foi agraciado com a cidadania honorária pela Câmara dos Vereadores. A comenda foi entregue pelo presidente da Casa, vereador Vicente de Paula Sousa, acompanhado da mesa diretora da Câmara. O magistrado foi saudado pelo vereador Francisco Carlos Frechiani.

O título de Cidadão Patense é concedido a pessoa não natural de Patos de Minas que tenha prestado relevantes serviços ao município, se destacado pela atuação exemplar na vida pública e particular ou desenvolvido ações em prol da sociedade patense.

O homenageado se disse agradecido, emocionado e honrado com o carinho e o reconhecimento da comunidade, ressaltando sua ligação com a cidade. “Embora tenha nascido em Santos (SP), minha família é toda daqui, e um de seus mais ilustres integrantes é o patrono deste fórum”, ressaltou, referindo-se ao professor, oficial de cartório e jornalista Olympio de Melo Borges.

Justiça Eleitoral

Na data, também foi inaugurada a nova sede da Justiça Eleitoral em Patos de Minas — Rua José de Santana, 345/347, Centro. A Central de Atendimento terá quatro guichês de atendimento, abertos de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, mas a edificação comporta até dez guichês.

De acordo com o atual presidente do TRE/MG, desembargador Rogério Medeiros, o imóvel, construído recentemente, oferece um ambiente apropriado para os servidores e mais conforto e acessibilidade para os 110 mil eleitores de Patos de Minas.

“O novo espaço amplia o acesso do cidadão à Justiça Eleitoral e comporta a futura expansão dos serviços caso haja necessidade”, frisou. O desembargador Nelson Missias, chefe do Judiciário estadual mineiro, disse que “a inauguração das novas instalações é um gesto de cidadania que Patos de Minas já merecia há muito tempo”.

A obra foi iniciada pelo desembargador Pedro Bernardes, que esteve à frente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) até junho deste ano. O magistrado foi homenageado por seu empenho na concretização do projeto.

O evento foi prestigiado pelos juízes eleitorais da comarca, Joamar Gomes Vieira Nunes e Tenório da Silva Santos.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra foi composta o presidente Nelson Missias de Morais; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; o presidente do TRE/MG, desembargador Rogério Medeiros; o diretor do foro, juiz José Humberto da Silveira; o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves; o presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente de Paula Sousa.

Estiveram presentes, ainda, o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Soares Lemes, e os desembargadores Antônio Carlos Cruvinel, Paulo César Dias, José Marcos Rodrigues Vieira, Baía Borges, Wanderley Paiva, André Luiz Amorim Siqueira, Amaury Pinto Ferreira, Marcos Lincoln dos Santos, Pedro Bernardes de Oliveira, Matheus Chaves Jardim, Ramom Tácio e Mariza de Melo Porto.

Unimed é obrigada a cobrir cirurgia bariátrica de paciente

Quinta 14/11/2019 - André Amâncio
Fonte: TJMG
Feed do PatosAgora

De acordo com os autos, a conveniada possui obesidade mórbida de grau 3, problemas na pressão arterial, estado pré-diabético, além de outras complicações que não são comuns a uma paciente de 22 anos. O médico que a acompanha solicitou a cirurgia bariátrica, já que nenhum procedimento menos invasivo gerou resultados.

Faltando apenas dois dias para a cirurgia, a Unimed cancelou a autorização, alegando que a paciente não havia realizado todas as medidas prévias indicadas pelo convênio.

Segundo o juiz Sebastião Pereira, toda a documentação apresentada e os laudos do médico demonstram a urgência na realização do procedimento cirúrgico, devido à situação de risco em que a paciente se encontra.

“Após a análise de toda a documentação apresentada, conclui-se que está clara a urgência do procedimento cirúrgico, tendo em vista a gravidade dos problemas de saúde que a autora vem enfrentando e o fato de procedimentos clínicos não surtirem efeito”, afirmou o juiz.

Governador Romeu Zema fala com exclusividade sobre o hospital Regional Antônio Dias

Quinta 14/11/2019 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O Governador Romeu Zema está em Patos de Minas e participou de uma reunião do Partido Novo, no Hotel Fratele. Ele apresentou informações de seu governo e explicou a situação do Estado quando ele assumiu o governo.

Nossa equipe perguntou sobre a privatização do Hospital Regional. Uma Nota foi enviada e fala sobre as organizações.

Veja a NOTA SOBRE AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA FHEMIG:

O Governo de Minas Gerais esclarece que está em análise na Secretaria de Saúde diversas medidas tendo como objetivo aprimorar o atendimento à saúde nos municípios mineiros, levando em consideração a grave crise fiscal por que passa o Estado. Dentre as propostas, ainda em estudo incipiente, está a que versa sobre a implantação de organizações sociais nas unidades assistenciais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), com a presença de servidores e da sociedade civil.

Importante esclarecer que a proposta não trata de privatização das unidades, mas sim de um contrato de gestão embasado na lei estadual nº 23.081, de 2018, em que os direitos dos servidores da Fhemig e dos usuários do SUS são mantidos integralmente.

O Governo de Minas ressalta que não existe qualquer definição sobre a viabilidade e consequente implementação desse modelo de gestão, tampouco municípios em que poderia ser implementado.  É um estudo preliminar. Qualquer decisão sobre a gestão das unidades terá como prioridade a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

VEJA O VÍDEO EXCLUSIVO.

Após denúncia, PM de São Gotardo prende jovem suspeito de tráfico de drogas

Quinta 14/11/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de São Gotardo (MG) prendeu um jovem de 19 anos na noite da última quarta-feira (13), suspeito de tráfico de drogas. A abordagem se deu após denúncia anônima no 190, dando conta de que o suspeito estaria traficando drogas no bairro Alto Bela Vista.

De acordo com a assessoria de comunicação da 216ª CIA PM, com o rapaz, foram apreendidas 33 buchas de maconha, embaladas e prontas para serem comercializadas, além de um rolo de plástico filme, utilizado para embalar as porções de drogas e R$75,00 oriundo das vendas e um aparelho celular.

O suspeito, identificado pela corporação apenas como K.A.A., foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas, juntamente com o material apreendido. Ainda de acordo com a PM, ele confessou o crime e disse que cada porção era vendida por R$10,00.

PM inicia Mega Operação República nas cidades da região

Quinta 14/11/2019 - André Amâncio
Fotos: PMMG
Feed do PatosAgora

Teve início nesta manhã em todo os municípios da Décima Região a “Mega Operação República”, com objetivo de reduzir a criminalidade, desenvolver estratégias eficientes de suplementação do policiamento ostensivo, sendo uma delas, o emprego do efetivo da no serviço operacional.

A estratégia tem como foco aumentar a sensação de segurança e reduzir os crimes de furtos / roubos nas principais vias públicas dos municípios, nos horários de maior fluxo de pessoas e veículos.

Reforçando as atividades de policiamento ordinário, com o apoio realizado pela Décima Região e com todo o efetivo lotado na administração das Unidades, trazendo mais visibilidade e ostensividade ao serviço policial militar de forma a proporcionar maior tranquilidade e aumento da sensação de segurança.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Movimento Nas Ruas Patos de Minas instala outdoors em apoio ao pacote anticrime e a prisão após segunda instância

Quinta 14/11/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O movimento popular, Nas Ruas Patos de Minas, vinculou dois outdoors na cidade em apoio ao pacote anticrime do Ministro da Justiça, Sérgio Moro, e também em apoio à PEC-410, que permite a prisão após condenação em segunda instância. Os outdoors foram colocados no cruzamento da Avenida Paranaíba com Avenida Fátima Porto e na Rua Major Gerônimo.

De acordo com a liderança do movimento, outdoors em razão do Tribunal de Contas da União (TCU) determinar a suspensão das peças de publicidade sobre o tema “pacote anticrime” com dinheiro público.

Além do apoio ao projeto do ministro da justiça e à PEC-410, o grupo também vinculou na propaganda, os feitos do movimento nesse último mês: a liberação de uma emenda de verba para a saúde que estava parada, um pedido de verba para a construção do campus da UFU, além de um ofício enviado ao prefeito informando sobre a proposta do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Feitio da Pamonha é aprovado como patrimônio cultural de Patos de Minas

Pamonha como pertencente ao patrimônio cultural do município em reunião realizada no último dia 12

Quinta 14/11/2019 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A pamonha é uma iguaria feita do milho verde, muito apreciada no Brasil, especialmente no estado de Minas, nas terras do “Sertão das Gerais”, onde fica o município de Patos de Minas. É um alimento de origem nativa (indígena). A palavra surge na língua tupi, pa’muñã, que significa um alimento pegajoso. O Feitio da Pamonha foi incorporado à culinária dos colonos portugueses e escravos africanos ao longo da história.

De acordo com Geenes Alves, diretor de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep), a pamonha vai além de uma simples iguaria deixada como herança pelos índios. O ato de fazê-la ganhou importância cultural em nossa sociedade, uma vez que representa um momento de sociabilidade e confraternização entre família e amigos. O Feitio da Pamonha é um saber cultural rico e que identifica o povo patense. No campo ou na cidade, a tradição permanece e se fortalece cada vez mais.

Ao trabalho totalmente artesanal de antes foram inseridas práticas e equipamentos técnicos, ora visando facilitar a operação e otimizar o tempo, ora procurando atender o impaciente e crescente mercado consumidor. Nesse novo cenário, vimos com frequência a inserção de máquinas que realizam parte das atividades do processo, como ralar e coar o milho, por exemplo.

Apesar dessas novidades, naturais num mundo em constante transformação, o jeito de fazer pamonha permanece, sobretudo em seu aspecto físico, sabores e misturas tradicionais, salvo pequenos detalhes, como a inclusão da gominha elástica para “amarrio” no empalhamento da massa, assim como também a inclusão de novos sabores, a exemplo do chocolate, para atender exigentes paladares.

Por seu modo de fazer estar profundamente enraizado no cotidiano da comunidade local, por seu notório valor de tradição secular e por ser, reconhecidamente, uma legítima manifestação da cultura imaterial do município, o processo de registro do Feitio da Pamonha, elaborado pela equipe técnica da Dimep, com participação e apoio dos grupos detentores, foi aprovado pelo Condepahc, em sua 246ª reunião, realizada no dia 12 de novembro de 2019, na sede do Museu Municipal – Casa de Olegário Maciel.

Justa homenagem à pamonha, derivada desse importante e prestigiado cereal de Patos de Minas, o milho, que destaca o município nos cenários estadual e federal, com as seguintes honrarias:

1. Criação da Festa do Milho, em 1956, tornada Festa Nacional do Milho (Fenamilho) em 1965, por meio do Decreto Presidencial n° 56.286;

2. Criação da Comenda Antônio Secundino de São José, em 1991, via Lei nº 10.573 (Decreto de Regulamentação nº 33.473/1992), do governo de Minas Gerais, para homenagear personalidades que contribuem para o desenvolvimento da agropecuária brasileira, celebrada durante a Fenamilho;

3. Instituição do dia 24 de maio, aniversário da cidade de Patos de Minas, como Dia Nacional do Milho, por meio da Lei nº 13.101, em 2015.

O processo de registro será enviado para análise e aprovação do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). Sendo aprovado, o município passa a ter 6 (seis) bens registrados, quais sejam: municipal (Dimep): Folias de Reis e Feitio da Pamonha; estadual (Iepha): Folias de Reis e Viola e Violeiros; e federal (Iphan): Capoeira e Queijo Artesanal.

Geenes ressalta ainda que, além do reconhecimento, pela sociedade civil e pelo poder público, do significado desse saber cultural para a identidade de Patos de Minas, o registro do Feitio da Pamonha viabiliza significativo aporte financeiro do estado para o município, por meio da Lei de Incentivo ao Patrimônio Cultural (nº 18.030/2009), popularmente conhecida como Lei Robin Hood – ICMS Patrimônio Cultural. A pontuação do município muda de 2 (dois) para 3 (três) pontos, aumentando o repasse do governo estadual para Patos de Minas em aproximadamente R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil) reais por ano, para investimento no patrimônio cultural local.

Secretaria de Agricultura divulga os critérios para doações de mudas

Interessados deverão procurar o Viveiro de Mudas do IEF a partir do dia 18 de novembro com a documentação estabelecida pela Secretaria de Agricultura para retirada das mudas

Quinta 14/11/2019 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável (Semaid) divulgou, na tarde desta quarta-feira (13), os critérios que serão utilizados para a distribuição das mudas frutíferas doadas pelo IEF.

De acordo com informações cedidas pela Semaid, as 10.375 mudas de 51 espécies frutíferas estarão disponíveis para doação a partir da próxima segunda-feira (18), no Viveiro de Mudas do IEF, que fica situado na Rodovia Sebastião Alves do Nascimento - Distrito Industrial II.

Diferentemente dos anos anteriores, em que a pessoa precisava ir à Ceasa se cadastrar para depois retirar as mudas no viveiro, este ano, todo o procedimento será feito no próprio viveiro.

Ficou definido que os moradores da zona urbana poderão levar até 10 mudas e deverão apresentar documentação pessoal e comprovante de endereço de Patos de Minas para o recebimento da autorização e retirada das mudas.

Os proprietários de fazenda poderão retirar até 30 mudas. Entretanto, além de documentação pessoal e de comprovante de endereço, deverão apresentar também um documento que comprove a titularidade da propriedade rural. Fazendeiros com propriedades rurais situadas em outro município também podem receber as mudas, desde que comprovem que residem em Patos de Minas.

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 10h30min e das 12h30min às 15h30min.

Polícia Militar em parceria com o CREAS realiza formatura do Proerd para Pais

Os encontros do Curso para Pais do Proerd aconteceram na sede do CREAS

Quinta 14/11/2019 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

No último dia 05 (terça-feira), aconteceu, na sede do Lions Clube de Patos de Minas, a formatura do Proerd para Pais. O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é desenvolvido em mais de 58 países do mundo. A sua criação deu-se na cidade de Los Angeles (EUA), no ano de 1983. O Proerd é um programa de cunho preventivo que está entre os maiores e mais importantes do mundo.

O formato elaborado para pais - o Proerd para Pais - tem o objetivo de ajudar os responsáveis por crianças, adolescentes e jovens na orientação de seus filhos quanto a escolhas positivas, mostrando a eficiência de uma educação que seja baseada no amor, no respeito e, principalmente, no cumprimento de regras por meio do estabelecimento de limites para eles. As aulas possuem uma metodologia bastante dinâmica, utilizando-se de recursos diversificados como exibição de vídeos, atividades em grupos e reflexões acerca de assuntos do cotidiano.

Em 2019, a aplicação do Proerd em Patos de Minas completa dezesseis anos. Durante todo esse tempo, mais de 85 mil crianças e adolescentes participaram do programa, sendo orientados a ficar longe das drogas e a evitar a violência.

A turma do Curso para Pais do Proerd que recebeu o certificado de participação no programa na terça-feira da semana passada participou dos encontros na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O curso recebeu pais/mães profissionais da Assistência Social e alunos do polo de Patos de Minas da Universidade de Santo Amaro (Unisa).