Orthodontic

Melhor café na categoria café do cerrado mineiro é produzido em distrito de Presidente Olegário

Quarta 04/12/2019 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje (foto de capa: Alexandre Soares)
Feed do PatosAgora

O melhor café na categoria café do cerrado em 2019, é do produtor André de Souza Lima Campos, o Café Dona Nenem, produzido no Distrito de Santiago de Minas, município de Presidente Olegário. Ele foi anunciado nesta terça-feira (3), na categoria café “Cereja Descascado/Despolpado” do 16º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Na categoria Café Natural, o campeão estadual foi a produtora Maria Soraia Guimarães, de Serra do Salitre.  Os dois campeões estaduais tocam a produção com a família e exercem a atividade há décadas, segundo a Emater-MG.

A premiação foi entregue pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ao produtor rural Eduardo Pinheiro Campos que representou o filho André de Souza Lima Campos. A cerimônia ocorreu na sede da Emater em Belo Horizonte.

O concurso é considerado o maior do país, para esta edição do concurso foram inscritas 1.500 amostras. Vinte e oito produtores disputaram a fase final, conforme a Emater. Os inscritos passam pela avaliação de especialistas os cafés concorrentes passaram por análises físicas e sensoriais feitas.

PM de Patrocínio apreende menores infratores que roubaram bicicleta de garoto de 14 anos

Quarta 04/12/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) apreendeu três menores infratores na noite da última terça-feira (03), sendo dois deles suspeitos de roubarem uma bicicleta de um garoto de 14 anos. O veículo já estava desmontado quando os militares localizaram os adolescentes.

Segundo informações da PM, a vítima relatou que estava parada na Praça da Matriz, onde fiou por cerca de dez minutos e, em seguida, tomou rumo a sua residência, quando foi abordado por dois indivíduos.

Em tom de ameaça, eles mandaram o garoto descer da bicicleta, exigindo que ele entregasse o veículo. Após tomarem a bicicleta, um dos menores infratores desferiu um chute na perna esquerda da vítima, contundo não o lesionando.

Em seguida, os suspeitos evadiram sentindo Bairro Morada Nova. De imediato foi iniciado os rastreamentos sendo localizados três menores infratores, dois dos quais participaram da ação. Foi constatado que a bicicleta que um dos menores estava, possuía peças mais novas e após algumas contradições, um deles disse ter subtraído uma bicicleta e que o quadro desta bicicleta encontrava-se em sua residência.

Diante dos fatos, os três menores foram apreendidos em flagrante de ato infracional, sendo conduzidos à Delegacia de Polícia juntamente com seus representantes legais, que acompanharam toda a ocorrência. Foram apreendidas a bicicleta e algumas peças soltas, produtos de crime.

Bombeiros e Defesa Civil realizam 1º Workshop para Redução do Risco de Desastres do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro

Quarta 04/12/2019 - André Amâncio
Fonte: Assessoria de Comunicação do 12º Batalhão de Bombeiros Militar
Feed do PatosAgora

Foi realizado em Patos de Minas, no último dia 22 de novembro de 2019 (sexta-feira), no auditório do Tribunal do Júri do UNIPAM, o 1º Workshop para Redução do Risco de Desastres do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. O evento foi promovido pelo 12º Batalhão de Bombeiros Militar, pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres e Mudanças Climáticas (CEPED) e pela Defesa Civil de Patos de Minas.

O workshop possibilitou um dia todo de discussões voltadas para reflexões relacionadas à redução de riscos de desastres e ao planejamento e ordenamento territorial urbano. O evento abordou também assuntos voltados para o desenvolvimento sustentável das cidades, por intermédio da exemplificação de boas práticas locais que estão alinhadas a estratégias nacionais e internacionais (ONU) para minimização dos riscos de desastres e para adaptação às mudanças extremas do clima.

O engenheiro geotécnico da Mosaic Fertilizantes, Sávio Catanhede trouxe para os participantes do evento aspectos importantes relacionados a tecnologias de redução dos riscos de desastres utilizados pela empresa, especialmente aquelas utilizadas para segurança de barragens na unidade de mineração situada no município de Patos de Minas, no distrito de Pilar.

A empresa Kinross Gold Corporation, por meio dos palestrantes Guilherme Cruz (chefe do Departamento de Obras e especialista em Engenharia de Barragens da Kinross), Claudinei Alves (gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Kinross) e Otávio Medeiros (analista sênior de Comunidades da Kinross), abordou as boas práticas prevencionistas com o protagonismo do CBMMG no Noroeste Mineiro na cidade de Paracatu/MG, principalmente aquelas relacionadas às ações do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) daquele município.

Já a empresa Yara Brasil Fertilizantes, através do gerente-geral do Complexo de Mineração de Serra do Salitre, senhor David Crispim, trouxe a experiência da realização de várias atividades prevencionistas e uso de tecnologias para segurança das barragens na empresa.
Outro assunto de fundamental importância foi a apresentação do arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, Marcelo Rodrigues Ferreira, o qual trouxe informações relativas à revisão do Plano Diretor do município, que traz como tema principal "Cidades Inteligentes, Cidades Resilientes".

Por fim, a bióloga Eni Aparecida do Amaral, membro do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e Comitê Cidade Resiliente de Patos de Minas, explanou sobre o Programa de Preservação Hídrica Pronascentes desenvolvido em Patos de Minas. Conforme os dados e levantamentos técnicos do programa - criado em 2015 em Patos de Minas - em toda a microbacia do córrego Canavial no município, foram catalogadas 83 nascentes desde o início das etapas do projeto. Em 2018, o projeto foi retomado, sendo proposta por parceiros a recuperação e proteção de todas as nascentes, ainda não isoladas, pertencentes à microbacia do Canavial. Para melhor alinhamento e resultado do projeto ficou definido que todo o processo seria feito em etapas.

Ao final do dia, como última atividade do workshop e com objetivo de fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, foram apresentados trabalhos acadêmicos pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres e Mudanças Climáticas (CEPED) de Patos de Minas/MG envolvendo a REDESASTRES, rede formada por universidades da região (Universidade Federal de Uberlândia - UFU -, Faculdade Patos de Minas - FPM - e Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM) e pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) que, por intermédio de alunos de vários cursos superiores, como Direito, Engenharia Eletrônica, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Engenharia Civil, estão realizando estudos permanentes voltados para a temática de redução dos riscos de desastres e adaptação às mudanças extremas do clima.

Segundo o Cap BM Arthur Fábio Ferreira do 12º Batalhão de Bombeiros de Militar, tal atividade proporciona tanto um aumento da percepção do risco quanto uma mudança nos comportamentos de autoproteção da comunidade. Construir cidades resilientes, inteligentes, sustentáveis e inclusivas é avaliar e agir de maneira integrada, com os atores envolvidos (prefeitos, secretários, diversos órgãos públicos e privados, instituições de ensino, sociedade civil organizada, voluntários, dentre outros) tendo papel fundamental de responsabilidade e de ação, assumindo todos, sem exceção, protagonismo nesse trabalho. É preciso ainda massificar as diretrizes e estratégias das Nações Unidas para redução dos riscos, em que Patos de Minas e diversos municípios do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro têm aderido, na Campanha Construindo Cidades Resilientes, minha Cidade está se Preparando, principalmente no conceito de que as cidades devem ser planejadas, organizadas e pensadas para todos.

Justiça proíbe Estado de vetar portador de HIV em concursos

Decisão anula cláusula de concurso da PMMG e se estende a demais carreiras do Estado

Quarta 04/12/2019 - André Amâncio
Fonte: TJMG
Feed do PatosAgora

O juiz Paulo de Tarso Tamburini Souza, da 6ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias, declarou nula uma cláusula do Edital 10/2015, que rege o concurso de ingresso na Polícia Militar de Minas Gerais. A cláusula impunha a submissão de candidatos a exames de detecção de HIV, como condição de aptidão de saúde.

A decisão ainda estendeu a vedação desse tipo de cláusula a qualquer concurso público do Estado de Minas Gerais.

De acordo com o Ministério Público, o teor da cláusula mencionada é ilegal, e esse critério não pode ser levado em consideração para aprovação ou não de um candidato à vaga.

A ação se baseou em uma portaria do Ministério do Trabalho que proíbe o uso desse exame como critério para contratação de uma pessoa para qualquer vaga de emprego. De acordo com o documento, portar o vírus HIV não acarreta qualquer prejuízo à capacidade laborativa.

O MP se baseou também na Lei Estadual 14.582, que diz: “É proibida a discriminação contra portador do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e pessoa com síndrome da imunodeficiência adquirida (aids) nos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado”.

Em sua defesa, o Estado de Minas Gerais citou o Estatuto dos Militares, datado de 1969, que estabelece como um dos requisitos para ingresso nas carreiras militares “ter sanidade física e mental”.

Alegaram ainda que, pela natureza da atividade exercida na Polícia Militar, a condição de portador do vírus HIV oferece a possibilidade de reforma por incapacidade física.

O juiz Paulo de Tarso ressaltou que, atualmente, o indivíduo com a carga viral controlada por medicamentos tem vida normal e total capacidade de trabalho. Sobre a aposentadoria por invalidez, considerou que esta “não escaparia à margem de possibilidade de qualquer outra pessoa”.

Ele citou ainda jurisprudência do TRF1, que concluiu não haver razoabilidade “no ato administrativo que desclassifica o candidato simplesmente porque é portador de uma doença cuja transmissão se dá em situações específicas de contato, que não são esperadas no dia a dia da atividade”.

O magistrado acrescentou que ocorreu discriminação de forma evidente e lamentável por parte do Estado, ação que deve ser evitada de todas as formas.

Condutor de carreta é preso na MGC-354 com mandado de prisão em aberto

Quarta 04/12/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem com um mandado de prisão em aberto da comarca de Monte Carmelo (MG), foi preso pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) nessa quarta-feira (04/12), durante operação Lei Seca na altura do km 171 da rodovia MGC-354.

Segundo informações da PMRv, policiais militares rodoviários abordaram uma carreta conduzida por Bruno Rafael Borges. No decorrer da fiscalização, depois de procedida verificação veicular e documental, o condutor foi identificado e submetido a busca pessoal.

Em consulta a banco de dados informatizado, foi constatado que Bruno Rafael Borges possui Mandado de Prisão em seu desfavor, expedido pela Comarca de Monte Carmelo/MG.

Pelo exposto, os militares deram cumprimento ao referido mandado judicial, capturaram, conduziram e apresentaram Bruno Rafael Borges à Delegacia de Polícia Civil, em Patos de Minas (MG), para demais providências.
 

Motociclista é preso por embriaguez durante operação Lei Seca na rodovia MG-235

Quarta 04/12/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um condutor de 30 anos foi preso pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) na última terça-feira (04) por dirigir sob efeito de álcool durante operação Lei Seca no km 85 da rodovia MG-235, no município de São Gotardo.

Segundo informações da PMRv, durante fiscalização, em diálogo com o condutor, este apresentava sintomas de hálito etílico e olhos vermelhos, então foi convidado a realizar teste com aparelho etilometro, o qual aferiu 0,83 mg/l de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.

Foi lavrado o devido auto de infração de trânsito e a motocicleta removida ao pátio pelo serviço de guincho credenciado ao Detran (MG) no município, devido condutor não apresentar condutor habilitado para retirar o veículo. O Condutor embriagado foi preso em flagrante e encaminhado para Delegacia de Plantão em Patos de Minas-MG.

Durante operação dois condutores inabilitados foram notificados, três veículos foram removidos por infrações de trânsito, um condutor notificado administrativamente por dirigir sob a influência de álcool (0,30) mg/l.
 

Moradora sofre grande prejuízo após bueiro transbordar e água invadir residência

Quarta 04/12/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma morada Da Rua Zina Rocha, no Bairro Caramuru, sofreu um grande prejuízo com a tempestade que caiu no final da tarde da última terça-feira (04). Um bueiro não resistiu a volume de água e transbordou, invadindo a residência da mulher. Vários móveis foram perdidos.

Em conversa com nossa equipe de reportagem, a mulher conta que não é a primeira vez que esse fato acontece. Recentemente, teve que trocar vários móveis após um alagamento em sua casa.

“Meu irmão e eu colocamos o que deu para cima, meus móveis são todos novos, não é a primeira vez que isso acontece.”, lamentou. A mulher disse ainda que está impossível morar no local e pretende se mudar.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Temporal causa estragos, deixa pessoas ilhadas em Patos de Minas

Terça 03/12/2019 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O temporal que caiu na tarde desta terça-feira (03/12) em Patos de Minas deixou estragos por toda cidade. Na Rua Maranhão uma mulher foi retirada nos braços por um homem e a água quase tampou o veículo em que ela estava.

Na Rua Tomaz de Aquino um motociclista foi arrastado pela enxurrada juntamente com sua motocicleta. A enxurrada destruiu parte do asfalto em várias ruas da cidade.

Uma moradora enviou um vídeo retirando a água que estava entrando em sua casa.

Mais detalhes em instantes.

Garota de programa recusa encontro sexual por falta de preservativo, exige o pagamento e caso vai parar na delegacia

Terça 03/12/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 28 anos e um mulher, de 32, foram presos pela Polícia Militar (PM) por agressão após discutirem em via pública na tarde dessa terça-feira (03/12). O fato aconteceu na Rua Padre Brito, Centro de Patos de Minas.

Segundo informações da PM, a mulher disse que havia combinado um programa sexual com o suspeito pelo valor de R$150,00. Eles então foram para a casa do homem e, antes de iniciar o ato sexual, ele informou que não possuía preservativo.

A mulher disse que então recusou a prestação do serviço sexual e exigiu o pagamento da quantia combinada, porém o homem se negou a pagar. Ainda segundo a mulher, nesse momento, iniciou-se uma discussão, que ele a puxou pelos cabelos. Ela disse ainda que não agrediu o homem nem quebrou nada na casa dele.

Já o homem disse que, ao negar o pagamento, a suspeita passou a lhe agredir com tapas e ainda quebrou um vidro da porta de sua residência. Ele disse ainda que não agrediu a mulher. Diante dos fatos, os dois envolvidos foram detidos em flagrante e levados à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.
 

Homem quase cai no golpe do carro quebrado mas consegue bloquear a transferência

Terça 03/12/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 40 anos foi vítima de uma tentativa de estelionato na manhã dessa terça-feira (03/12), em Patos de Minas. O prestador de serviços chegou a fazer uma transferência, porém desconfiou a tempo e conseguiu bloquear a conta.

Segundo informações do boletim de ocorrência, a vítima disse que recebeu uma ligação de um homem perguntando se ele prestava serviço em fazendas. Ao responder que sim, o estelionatário combinou de acertar os detalhes por volta das 16h com o suposto contratante.

Por volta das 15 horas, a vítima recebeu uma nova ligação do suposto contratante, que disse que um caminhão de sua propriedade havia estragado um dos pneus, e pediu um depósito no valor de R$400,00 para que um funcionário pagasse um borracheiro.

Alguns minutos após enviar o comprovante de depósito para o bandido, o mesmo pediu mais R$600,00, momento que a vítima desconfiou que se tratava de um golpe. O homem então foi até a agência bancária e conseguiu bloquear a conta para qual havia enviado o dinheiro.