Orthodontic
Unipam-2021
Unipam-2021

Prefeitura vai capacitar cuidadores de pessoas vítimas de AVC

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas por telefone ou presencialmente na sede do CER II

Segunda 25/10/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas (foto: Marcelo Casal Jr)
Prefeitura vai capacitar cuidadores de pessoas vítimas de AVC
Sicoob Credipatos 3

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Serviços Especializados, oferecerá o treinamento “Capacitação para cuidadores de pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC)” na próxima sexta-feira (29/10), das 7h30 às 12h. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas por telefone (34 3700-8129) ou pessoalmente no CER II Totó Veloso (Av. Comandante Vicente Torres, 765, Jardim Peluzzo) até as 16h do dia 28 de outubro.

O curso, gratuito, é voltado tanto para cuidadores profissionais quanto para familiares que, de uma hora para outra, passaram a cuidar de alguém que sofreu AVC sem ter conhecimento técnico no assunto. Informações, esclarecimentos e ensinamentos práticos serão repassados aos participantes por meio de oito palestras, as quais contemplam as áreas de psicologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição.

“Teremos ainda informações sobre benefícios sociais em casos de incapacidades resultantes do AVC, que pode acarretar paralisias ou dificuldade no andar, falar e compreender”, explica a diretora de Serviços Especializados, Vanessa Borges, acrescentando: “O AVC é a segunda causa de óbitos no mundo e a principal causa de incapacidade em adultos, o que retira do mercado de trabalho milhares de pessoas, ocasionando impacto social bastante significativo”.

Ainda segundo Vanessa, aproximadamente 75% das vítimas não fatais do AVC não retornam às suas atividades profissionais. De 30 a 40%  ficam dependentes do familiar ou cuidador, normalmente acamados, e 34% têm demência em um ano, com dificuldade de memória, esquecimentos ou dificuldade de raciocínio. “Faremos a capacitação exatamente no Dia Mundial de Combate ao AVC. É uma excelente oportunidade de aprendizado para cuidadores. Nós aguardamos esse público em nosso curso, que terá emissão de certificado”, finaliza a diretora. 

Centro  Politécnico

Compartilhe


Comentários

Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Zeppelin Lanches