Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Prefeitura divulga comunicado sobre o Centro de Enfrentamento à Covid-19, no Bairro Lagoa Grande

Terça 18/01/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Prefeitura divulga comunicado sobre o Centro de Enfrentamento à Covid-19, no Bairro Lagoa Grande
Sicoob Credipatos 3

A abertura do Centro de Enfrentamento à Covid-19, no Bairro Lagoa Grande, levou centenas de pessoas ao local nessa segunda-feira com a expectativa de que o teste rápido seria realizado em todos. Somente nas primeiras oito horas de funcionamento, mais de 300 pessoas foram atendidas, sendo realizados 210 exames.

E por que nem todos foram testados? Porque, como vem sendo alertado desde a última quinta-feira, os órgãos competentes anunciaram grande risco de desabastecimento de testes rápidos em todo o Brasil, o que levou à definição de grupos prioritários para serem submetidos ao procedimento até que a situação se normalize. São eles, na seguinte escala:

- pacientes que tenham maior gravidade de sintomas;
- pacientes hospitalizados e cirúrgicos;
- pessoas no  grupo de risco (imunossuprimidos, por exemplo);
- gestantes e puérperas (45 dias após o parto);
- trabalhadores assistenciais da área da saúde;
- colaboradores de serviços essenciais.

O TESTE RÁPIDO SÓ TEM SEGURANÇA NO RESULTADO QUANDO APLICADO A PARTIR DO TERCEIRO DIA DE SINTOMAS. Dessa forma o paciente fora desse prazo não é testado, sob risco de falso-negativo. Portanto é ESSENCIAL respeitar essa orientação, tanto para eficácia do resultado quanto para não prejudicar o atendimento a quem é prioridade no momento.

Caso não esteja no grupo prioritário para testagem, o paciente passa por consulta médica, podendo, a critério do profissional, ser afastado por atestado. Todas as pessoas com sintomas respiratórios/gripais devem se isolar por pelo menos sete dias, tenham ou não se submetido a exame.

No caso de sintomas graves (dispineia/desconforto respiratório; ou pressão persistente no tórax; ou saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente; ou coloração azulada de lábios ou rosto), o paciente deve ir diretamente para a UPA.

Somente no Centro de Enfrentamento há três médicos por plantão. A Saúde já está trabalhando com esforço máximo, com mão de obra redobrada, mas de fato a demanda é acima do normal, o que inevitavelmente acarreta filas e maior espera por atendimento. Acredita-se que esse cenário perdurará pelo menos por mais 15 dias, uma vez que a Ônicron tem se apresentado como a mais transmissível desde o início da pandemia.

A Secretaria de Saúde também enfrenta o desafio de equilibrar as equipes desfalcadas, pois no momento são muitos os profissionais afastados por Covid-19. Para de ter ideia, por esse motivo, há USF com apenas quatro funcionários trabalhando. Há grande dificuldade inclusive para novas contratações.

O momento é realmente bastante delicado, e é preciso que a população dê a sua parcela de contribuição, seguindo as orientações quanto aos testes e reforçando as medidas sanitárias. A Prefeitura de Patos de Minas agradece a colaboração e compreensão da comunidade. 

Politecnico

Compartilhe


Comentários

MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui