Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

PC conclui inquérito que investigou compra e venda de votos em cidade da região

Quinta 22/10/2020 - André Amâncio
PC conclui inquérito que investigou compra e venda de votos em cidade da região
Sicoob Credipatos 3

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Polícia de Carmo do Paranaíba (MG), concluiu no dia 24 de setembro, um inquérito policial em que apurou crime de compra/venda de votos ocorrido em 2012.

A investigação demonstrou que em 2012 um candidatado a prefeito da cidade de Arapuá (MG) se deslocou até Carmo do Paranaíba, nas vésperas das eleições municipais do referido ano, com intuito em comprar diretamente o voto de, pelo menos, 5 eleitores identificados.

A compra de votos ocorreu mediante doação de dinheiro em espécie, entre R$ 50,00 (cinquenta reais) e R$ 100,00 (cem reais) por cada eleitor, além de promessas de construção de casa e emprego aos familiares dos eleitores.

Além disso, as informações coletadas na apuração do delito demonstram que o então candidato teria doado dinheiro para eleitores pagarem passagens de ônibus no deslocamento de Carmo do Paranaíba até Arapuá. A investigação demonstrou, ainda, que o então candidato custeou combustível para abastecimento de veículo de eleitores, objetivando o transporte intermunicipal dos envolvidos.

A Polícia Civil indiciou o investigado, bem como os eleitores que anuíram as promessas em troca de seus votos, em concurso, pela prática do crime eleitoral disposto no artigo 299, caput, do Código Eleitoral (Lei 4737/65). No total, 6  pessoas foram indiciadas.

A Delegacia de Polícia Civil em Carmo do Paranaíba informa que está atenta às condutas de candidatos e eleitores, zelando pela garantia de um processo eleitoral democrático e regado de lisura, defendendo para que o voto de cada cidadão seja de forma legal, livre e consciente. O direito ao voto é uma conquista histórica e simboliza a soberania popular.


Compartilhe


Comentários

MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp