Orthodontic
Pós Umipam 2024

Patos de Minas deixa de receber 10 respiradores pela falta de leitos de UTI

Quarta 01/07/2020 - André Amâncio
Patos de Minas deixa de receber 10 respiradores pela falta de leitos de UTI
Sicoob Credipatos 3

Patos de Minas deixou de receber 10 respiradores que estão sendo enviadas às regionais de saúde pelo Governo de Minas, pela falta de UTI para receber os aparelhos. Os respiradores foram enviados para São Gotardo. A informação foi repassado em um vídeo com o deputado estadual Coronel Sandro, juntamente com os militantes conservadores do “NasRuas”, Adrian Paz e Wellington Wilson de Sousa.

O governo Estadual adotou uma estratégia de mapeamento de respiradores estragados e inutilizados em estabelecimentos hospitalares em todo o estado. Eles foram recolhidos e estão sendo consertados e devolvidos, sem custo, para os seus respectivos donos. Dos 428 respiradores recolhidos, 187 já passaram por manutenção.

Até o momento 130 aparelhos estão prontos para utilização no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Eles foram entregues em 30 municípios de diversas regiões, ampliando a capacidade de atendimento do sistema de saúde mineiro.

Na tarde de segunda-feira (29/06), vereadores da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social (CSPBES) do Legislativo patense reuniram-se com representantes da saúde pública de Patos de Minas, com a finalidade de concluir as tratativas a respeito da habilitação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

VEJA O VÍDEO

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patos Agora (@patosagoramg) em

 

A diretora adjunta da Superintendência Regional de Saúde, Mayra Lemos disse que 10 leitos já foram habilitados em Unaí e, até semana que vem, serão habilitados 10 leitos em São Gotardo, para atendimento na macrorregião.  Sobre a possível ampliação de leitos no Hospital Regional, Mayra afirmou: “O Hospital Regional não é a primeira opção mais viável que temos, pela própria estrutura física”.

O secretário municipal de Saúde, Carlos Rezende, há uma questão judicial complexa no que se refere ao HSL, “pois é preciso que haja uma desfiliação da unidade com a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam)”. Assim, segundo o secretário, para o Munícipio firmar um novo contrato com o Hospital São Lucas, “ele terá que trocar o CNPJ e atender todos os critérios legais, como comprovar que a estrutura está pronta, com equipamentos, recursos humanos disponíveis e treinados, medicamentos e alvará sanitário”, afirmou o secretário.

O procurador do Município, Jadir Souto, reforçou que o Hospital São Lucas deve criar condições jurídicas para que o Município habilite o contrato para utilização dos leitos. “A exigência é que o hospital se prepare antes, para depois ser credenciado. Se o hospital São Lucas criar condições jurídicas, regularizar a sua situação, o Município assina o contrato rapidamente”, declarou Jadir.

Já o diretor do Hospital São Lucas, Rafael Rodrigues, afirmou que o hospital está em plenas condições de atender pacientes com Covid-19 e comprometeu-se em regularizar a situação jurídica que envolve o hospital e a Funam ainda nesta semana, ou seja, a obter o CNPJ próprio do hospital e desfiliar completamente da Funam.

De acordo com o militante do NasRuas Wellington Wilson de Sousa, nos próximo dias, o deputado estadual Coronel Sandro e o Secretário de Governo virão à Patos de Minas averiguar a situação do município.
 

Centro  Politécnico

Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Cemil
MT Imports
Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Cemil
MT Imports