.png)

Moradores do Campos Elíseos participam de reunião do Codema em busca de solução para a poluição provocada por carvoaria em Patos de Minas
Fonte: Ascom Cima Patos

A quarta reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente deste ano em Patos de Minas, realizada na manhã de 10 de abril no Plenário da Câmara Municipal, além da extensa pauta ambiental, contou com a presença de uma comissão formada por moradores do bairro Campos Elíseos.
O objetivo da visita dos contribuintes patenses ao órgão ambiental foi oficiar a denúncia e relatar fatos concretos do incômodo incalculável que a poluição atmosférica vem causando há meses aos moradores residentes da região atingida.
Os denunciantes apresentaram aos conselheiros, depoimentos, documentos, áudios gravados e abaixo-assinado com 400 signatários do bairro em busca de solução para o grave problema que a carvoaria vem causando desde a sua instalação em meados do ano passado. "O estopim da coisa do transtorno que causou pânico em todo mundo aconteceu em novembro do ano passado. Daí pra cá o problema só foi piorando com o aumento do período de aquecimento dos fornos para a produção de carvão", desabafa uma moradora indignada com a situação.
Após inúmeras manifestações e debate entre moradores e conselheiros foi aprovado na plenária do Codema a construção de um documento contendo todas as etapas e detalhes da denúncia que será encaminhado aos órgãos competentes como o Ministério Público, ao Comando da Polícia Militar de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal, IEF e à SUPRAM, para as devidas providências.
A presente denúncia reúne fatos que vão além da poluição ambiental e danos à saúde pública. Existem ocorrências que comprovam a existência de persuasão e até ameaças de empreendedor da carvoaria a moradores afetados pelo grave problema do bairro Campos Elíseos.
Não bastasse a ocorrência de danos da carvoaria, os denunciantes relataram também sobre a presença constante nas adjacências do bairro de animais soltos, como gado bovino e equino, provocando transtornos tanto no trânsito quanto em praças e jardins. Os animais pertencem a proprietário de uma chácara próxima ao referido bairro residencial em Patos de Minas.
Outro ponto de destaque na pauta ambiental foi em relação do pedido de anuência pelo Codema para que projetos de edificação possam ser feitos em áreas de APP no terreno da Vila Olímpica da URT. Os conselheiros acompanharam o parecer técnico da Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Patos de Minas que após vistoria, levantou uma série de irregularidades no local. Dentre outras, a danificação da rede de drenagem, a degradação vegetal e a presença de nascente de água que define grande parte do espaço como área de proteção permanente.
A solicitação da direção da União Recreativa dos Trabalhadores visa buscar ao órgão ambiental e à Prefeitura Municipal, a validação das áreas de uso para quaisquer tipos de intervenções físicas no local. Por unanimidade os conselheiros decidiram pelo aguardo da apresentação do projeto arquitetônico e paisagístico que a Vila Olímpica da URT pretende realizar no local, para depois tomar a sua decisão final no mérito socioambiental.
Assuntos atinentes à questão fundiária do Parque Municipal do Mocambo e a invasão em terrenos da Mata do Catingueiro, também foram abordados durante a reunião do Codema que solicita uma resposta firme e prática do Município sobre esse passivo ambiental.
Ao final da reunião de abril do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente ficou decidida a convocação do Secretário Municipal de Planejamento para prestar esclarecimentos e informações sobre tópicos correlatos ao meio ambiente que foram "prometidos" em reuniões anteriores do Codema, dentre os quais a situação fundiária de parques e áreas verdes presentes no centro urbano de Patos de Minas.
O próximo encontro dos conselheiros ambientais está previsto para acontecer no dia 8 de maio, no mesmo local e horário, para deliberações importantes em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida da população patense.
Comentários
Últimas notícias
Ambulância com pacientes se envolve em acidente na MG-181, entre Brasilândia e João Pinheiro
Veículo pega fogo com família dentro na zona rural de Patos de Minas; ninguém se feriu
Polícia Rodoviária prende trio por tráfico de drogas durante operação na MG-202
Condutor perde controle de Fiorino e sai da pista na LMG 743, em Patos de Minas
Jovem de 20 anos é preso com pistola israelense e grande quantidade de drogas em Patos de Minas
Homem morre durante transporte para clínica de reabilitação e caso é investigado
Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco
PM realiza treinamentos operacionais para combater ataques a instituições bancárias
Motorista cochila ao volante e sai da pista na LMG-740, em Presidente Olegário
Outras notícias
Acidente grave na LMG-628 deixa dois mortos e quatro feridos
Chuva forte causa alagamentos na Avenida JK em Patos de Minas
Homem é preso após furtar cremes de avelã em supermercado de Patos de Minas
Homem furta mochila de pelúcia no Centro de Patos de Minas dois dias após sair da prisão
Carreta carregada com farinha de trigo tomba ao acessar trevo da MG-187, em Serra do Salitre
Operação flagra pesca ilegal no Rio Urucuia e prende três pessoas em Arinos e Urucuia
Santana de Patos recebe seu primeiro loteamento planejado e impulsiona crescimento regional
PRF recupera veículo furtado após perseguição de 21 quilômetros em João Pinheiro
Polícia Militar prende autor de homicídio em flagrante horas após o crime em São Gotardo
Colisão frontal entre três veículos deixa duas pessoas feridas na BR-352
Bombeiros montam pontos base em áreas de alagamento durante chuva intensa em Patos de Minas
PM apreende drogas, arma e materiais para venda em residência alvo de denúncias em São Gotardo
Operação da Tático Móvel apreende arma de uso restrito e grande quantidade de drogas em Patos de Minas
Acidente na Curva da Morte mobilizou equipes de resgate na BR-365
Caminhão perde o controle e cai em buraco de erosão na BR-354; ambulância do SAMU é atingida logo em seguida
PCMG indicia quatro pessoas por homicídio em Patos de Minas