Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Governador participa da 62ª Edição da Fenamilho

Considerado um dos maiores do país, evento volta a ser realizado após três anos

Quarta 24/05/2023 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG)
Governador participa da 62ª Edição da Fenamilho
Sicoob Credipatos 3

O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (23/5), em Patos de Minas, da programação da 62ª edição da Fenamilho, considerada a maior feira nacional dos produtores de milho e do agronegócio. O tradicional evento do Alto Paranaíba segue até 28/5, com atrações no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento.

“É um prazer estar aqui participando da festa do milho, que está sendo retomada depois de três anos. Tivemos essa grande festa em 2019, primeiro ano do meu governo, e, de lá para cá, o agro cresceu muito, principalmente aqui nesta região", disse o governador.

Zema ressaltou, por exemplo, o crescimento de quase 100% do PIB agropecuário em Minas de 2018 para 2022. 

"Trata-se de um avanço extraordinário. E o Alto Paranaíba e Noroeste de Minas têm sido as regiões mais dinâmicas nesta atividade, onde também temos feito nossas exportações crescerem, quase dobrando neste período”, enfatizou.

Feira

Acompanhado pelo prefeito da cidade, Luís Eduardo Falcão, pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, e por outras autoridades, o governador visitou estandes da feira nessa noite de terça-feira. Na oportunidade, ele ressaltou os avanços no estado e o trabalho realizado pelo Governo de Minas. 

“O governo tem dado total apoio ao setor rural. Em Minas, o invasor de terra não tem futuro, estamos inibindo qualquer ação neste sentido, estamos melhorando as estradas para garantir um bom escoamento, e a Cemig está construindo mais de 200 subestações em todo o estado, e grande parte atenderá o agro com melhor qualidade no fornecimento de energia", afirmou.

Ele também mencionou a expectativa de, agora, nesta segunda gestão, com a casa arrumada, poder avançar mais em entregas e resultados para os mineiros.

"Temos centenas de projetos e obras em todo o estado. Minas está crescendo mais do que o Brasil e, a cada ano que passa, a representatividade econômica do estado está se ampliando no país, o que mostra que estamos no caminho certo”, concluiu.

A expectativa para este ano na Fenamilho é de que, aproximadamente, R$ 150 milhões sejam gerados em negócios, com cerca de 20 mil pessoas visitando diariamente a feira.

Realizado anualmente, o evento é organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas.

Governo de Minas na Fenamilho

O Sistema Estadual da Agricultura é parceiro do evento e colabora com parte da programação. 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) coordena duas ações na feira. O 38º Festival de Pratos Típicos com Milho, no qual os melhores pratos ganham o Troféu Lusmar Costa. E, também, o 48º Encontro Regional da Mulher do Campo, no dia 25/5. O encontro espera representantes de 30 comunidades rurais de Patos de Minas e de municípios vizinhos, totalizando cerca de 500 participantes.  

“É uma honra para nós da Secretaria de Agricultura estarmos presentes na retomada da Fenamilho, que retorna pela primeira vez desde 2019. É uma das feiras mais importantes do agronegócio mineiro hoje, traz a representatividade deste grão milenar, de grande relevância na alimentação humana, o milho. E em 2023, ano em que vamos bater recorde da produção mineira de grãos, com o milho representando cerca de 8 milhões de toneladas, das 18 milhões de toneladas de grãos que serão colhidas, segundo as projeções da Conab”, destaca o secretário de Agricultura, Thales Fernandes.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) acompanhará os leilões, rodeios e outras atividades pecuárias, bem como esclarecerá dúvidas, em um estande montado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). 

Centro  Politécnico

Compartilhe


Comentários

Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Zeppelin Lanches