Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Epamig inaugura Programa Especial de Pesquisa em Biotecnologia

Objetivo é utilizar recursos biotecnológicos modernos para otimizar a produção agropecuária em Minas Gerais

Sexta 20/05/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (Erasmo Pereira/Epamig)
Epamig inaugura Programa Especial de Pesquisa em Biotecnologia
Sicoob Credipatos 3

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) sistematizou ações de pesquisa em biotecnologia vegetal e animal em um programa especial. O objetivo é utilizar recursos biotecnológicos para tornar a agropecuária mineira cada vez mais moderna e competitiva. A página com informações completas sobre o programa já está disponível no site oficial.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), biotecnologia é qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos para fabricar ou modificar produtos ou processos. No setor agropecuário, as pesquisas em biotecnologia estão voltadas para diagnósticos de doenças, clonagem de animais, melhoramento genético, bioinseticidas e, até mesmo, desenvolvimento de plantas transgênicas.

Ainda de acordo com a ONU, até o ano de 2050 o mundo terá cerca de 9 bilhões de pessoas. Para garantir alimentos para toda população, estima-se que será necessário um aumento de 70% da produção. Diante das projeções, a presidente da Epamig, Nilda Soares, destaca o papel estratégico da empresa de pesquisa agropecuária mineira.

“A biotecnologia já está presente em novas variedades de plantas e animais, na fixação biológica de nitrogênio, na produção de biocombustíveis e em vários outros produtos do agro nacional. A Epamig vem realizando pesquisas em várias dessas áreas. Os resultados contribuirão para uma vida mais saudável e uma produção mais sustentável em Minas Gerais”, projeta.

Segundo o diretor de Operações Técnicas, Trazilbo de Paula, a empresa possui um papel fundamental para enfrentar os desafios da agricultura moderna e desenvolver novos produtos e serviços a partir da biotecnologia.

“As pesquisas que serão desenvolvidas com a estruturação desse programa especial certamente vão gerar resultados com aplicação direta em diferentes frentes do agro mineiro. A ação é um salto da Epamig para conferir mais qualidade à produção de sementes e mudas, além de abrir possibilidades de desenvolvimento de bioprodutos”, afirma o diretor.

Inovação

No total, o programa possui 14 pesquisadores formados em diferentes áreas. De acordo com a pesquisadora da Epamig, Maria Eugênia Lisei de Sá, a união de saberes diversos e transversais é um dos motivos do sucesso das pesquisas em biotecnologia.

“O uso de ferramentas biotecnológicas cresceu muito nos últimos anos, feito que contribuiu para o desenvolvimento de processos e produtos inovadores. Além disso, é preciso destacar os esforços em conjunto da comunidade científica. Essa dinâmica trouxe melhorias para a produção agrícola e promoveu, entre outros benefícios, incremento da produção animal e vegetal com saúde e respeito a questões sustentáveis”, explica Maria Eugênia, que também atua como coordenadora do programa.

Portfólio de projetos

A Epamig está organizando um portfólio de projetos na área de biotecnologia. Inicialmente, as principais ações da empresa vão atuar em quatro soluções de inovação para o estado de Minas Gerais.

De acordo com Maria Eugênia, a primeira solução visa garantir a produção de mudas com alta qualidade genética e sanitária em diversas espécies frutíferas, ornamentais, medicinais, e outras como oliveira e palma forrageira.

Já a segunda solução almeja promover a soja na indústria alimentícia de forma sustentável. A terceira solução vai se concentrar na elaboração de um bioinseticida para reduzir os danos causados pela broca-do-café e pelo bicho-mineiro na cafeicultura. Por fim, a quarta solução busca incrementar a produção de carne e leite por meio do desenvolvimento de animais superiores e com alta qualidade sanitária.

“Recentemente, foram aprovados dois projetos pela Fapemig nas áreas de bovinocultura e soja para alimentação humana com ênfase em técnicas biotecnológicas. Outros projetos voltados para a multiplicação in vitro de plantas ornamentais e medicinais, assim como a limpeza clonal de mudas de oliveira foram submetidos para outros órgãos de fomento”, conclui Maria Eugênia.

As atualizações sobre o programa especial de biotecnologia da Epamig serão publicadas nas mídias oficiais da empresa, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Politecnico

Compartilhe


Comentários

Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui