Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Covid-19: entenda como será a próxima fase da vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a confirmação de quantas doses serão enviadas a Patos de Minas para divulgar o cronograma

Terça 04/05/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Covid-19: entenda como será a próxima fase da vacinação
Sicoob Credipatos 3

Patos de Minas inicia, na próxima semana, a vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), gestantes e puérperas. Essa é a terceira fase da campanha, para a qual o Ministério da Saúde estabeleceu duas etapas e os grupos pertencentes a cada uma delas (Nota Técnica Nº 467/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS).

A organização da próxima fase prioriza a população de acordo com a idade e o maior risco de gravidade e óbito. O Governo de Minas Gerais já recebeu as primeiras vacinas destinadas à nova fase da campanha, e a previsão é que estejam no município até o início da semana que vem. O estado informou que as doses da AstraZeneca são para gestantes e mulheres que deram à luz há 45 dias, enquanto os imunizantes da Pfizer são para pessoas com comorbidades e deficiência.

Os públicos prioritários serão vacinados proporcionalmente conforme a quantidade de doses disponibilizadas, de acordo com a divisão a seguir.

Na primeira etapa:

-pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;
-pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independentemente da idade;
-gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;
-pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
-pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos cadastradas no BPC.

Na segunda etapa:

-pessoas com comorbidades;
-pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC;
-gestantes e puérperas, independentemente de condições preexistentes.

Na segunda etapa, deve-se vacinar seguindo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, as demais pessoas com deficiência permanente (não cadastradas no BPC) serão contempladas no seguimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 (PNO).

Cadastramento – Para ordenar a vacinação na terceira fase da campanha, todas as pessoas que se encaixam nas condições prioritárias devem realizar o cadastramento, a ser aberto até, no máximo, quinta-feira (6/5). A Secretaria Municipal de Saúde utilizará a ordem dos cadastros, que gera uma espécie de fila on-line, para convocar a população.

Esse cadastramento será na mesma plataforma já em uso para idosos e trabalhadores de saúde (Aprova Digital – patosdeminas.prefeituras.net), contudo não será necessário anexar documentos comprobatórios. A documentação será conferida no ato da vacinação.

Documentação – Sobre os documentos a serem aceitos, a SMS definiu que o paciente deve apresentar laudo médico original (com data retroativa de até seis meses) atestando a comorbidade, e este ficará retido pela SMS. Já aqueles que recebem o BPC devem apresentar o Demonstrativo de Renda, que pode ser impresso no caixa eletrônico do banco no qual se recebe o benefício.

É importante ressaltar que as comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação foram definidas pelo Ministério da Saúde. O médico deve observar as doenças aceitas para emitir o laudo em conformidade com o Plano Nacional de Imunização caso, de fato, o paciente tenha uma das condições descritas. 

A lista completa das comorbidades está disponível aqui.


Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Zeppelin Lanches