Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Covid-19: divulgados protocolos municipais para eventos e cinema, permitidos na onda verde

Estão disponíveis também protocolos para leilões, recreação e lazer, bares e restaurantes. Documentos destinados a outros setores, como clubes sociais, serão publicados nos próximos dias

Sábado 24/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Covid-19: divulgados protocolos municipais para eventos e cinema, permitidos na onda verde
Sicoob Credipatos 3

A progressão de Patos de Minas para a onda verde do Minas Consciente levou o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 a atualizar protocolos sanitários já existentes e a elaborar novos, aplicáveis às atividades que passam a funcionar nessa fase do plano. Entre as liberações está o setor de eventos, que, no município, reabrirá gradualmente, começando com limite máximo de 30% da capacidade de público e seis horas de duração. Ainda estão proibidos, por exemplo, festas de cunho promocional (forrós, boates, danceterias), formaturas e festivais. Essas e outras condições estão estabelecidas no protocolo elaborado especificamente para o segmento e divulgado neste sábado (24). 

Outra permissão a partir da onda verde é a abertura de cinemas, setor para o qual também foram divulgados critérios específicos, como o bloqueio de poltronas no entorno dos assentos ocupados. Além disso, cuidados de higienização e sanitização para dentro e fora das salas de exibição foram estabelecidos. Condutas semelhantes para proteção de colaboradores e clientes estão presentes no protocolo destinado ao setor de recreação, no qual, em âmbito local, restringe-se a: parques de diversão e parques temáticos; exploração de boliches; exploração de jogos de sinuca, bilhares e similares; exploração de jogos eletrônicos; exploração de karts.

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 ainda preparou protocolo único para bares e restaurantes, dividindo as permissões para quando o município estiver na onda amarela e na onda verde. Os estabelecimentos podem funcionar todos os dias da semana, das 7h às 24h. “Essa separação é necessária porque o Minas Consciente prevê regras diferentes para uma fase e outra do programa. Por exemplo, música ao vivo em bares e restaurantes só pode ocorrer na onda em que estamos hoje, a mais flexível. Se regredirmos, volta a ser permitido apenas som ambiente”, explica o coordenador do grupo de trabalho, Célio Adriano Lopes. Ele acrescenta que alguns protocolos, como o de clubes sociais, estão sendo finalizados, pois também precisaram passar por ampla revisão em razão das novas liberações.

Cuidado constante – Pelo menos até a próxima sexta-feira (30), Patos de Minas está classificado na onda verde do Minas Consciente. Mas, apesar de as medidas sanitárias serem menos restritivas na atual etapa, o cumprimento das medidas de segurança é indispensável para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus durante qualquer atividade. “Os protocolos existem para serem cumpridos. Entendemos que algumas regras são mais trabalhosas de serem aplicadas, no entanto se, não as seguirmos, estamos sujeitos a restrições ainda mais severas e mais pessoas doentes“, alerta Célio Lopes.

Fiscais da Vigilância Sanitária, atuantes diretamente no combate à Covid-19, têm chamado atenção para o recorrente descumprimento das medidas de segurança mais básicas, como o uso da máscara e o distanciamento. No primeiro fim de semana em que Patos de Minas estava na onda verde, era comum ver clientes aglomerados em bares, por exemplo, inclusive aguardando uma mesa para sentar-se. “Se você vai aguardar do lado de fora do estabelecimento, coloque a máscara, mantenha a distância de segurança. Parece banal, mas não é. Estamos com 75 mortes confirmadas, centenas de jovens adultos contaminados”, finaliza a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques.

O comitê informou que os protocolos podem ser alterados mediante avanço ou recuo do cenário epidemiológico de Covid-19 e diante de novas orientações da Vigilância Sanitária.

-Clique nos arquivos para visualizá-los:

PROTOCOLO SANITÁRIO PARA ATIVIDADES DE RECREAÇÃO E LAZER
PROTOCOLO SANITÁRIO PARA EVENTOS EM CASA DE FESTA E SIMILARES
PROTOCOLO SANITÁRIO PARA BARES, RESTAURANTES, LANCHONETES E SIMILARES
PROTOCOLO PARA ATIVIDADES DE EXIBIÇÃO CINEMATOGRÁFICA
PROTOCOLO PARA FUNCIONAMENTO DE LEILÕES


Compartilhe


Comentários

MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Zeppelin Lanches