Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Covid-19: com apoio da prefeitura, laboratório da UFU chega a quase mil exames realizados

Recursos destinados pelo Executivo de Patos de Minas ajudaram a estruturar laboratório onde são analisadas as amostras

Terça 13/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Covid-19: com apoio da prefeitura, laboratório da UFU chega a quase mil exames realizados
Sicoob Credipatos 3

Em notícia publicada recentemente, o portal da Universidade Federal de Uberlândia destacou o importante papel do campus Patos de Minas no combate à Covid-19. O texto refere-se à realização de testes de RT-PCR para detecção do vírus em moradores do município, serviço esse que se tornou possível por meio de convênio com o Executivo local. De acordo com a instituição de ensino, até o momento já foram efetuados quase mil exames no Laboratório de Diagnóstico e Análises Moleculares (LDAM), estruturado para essa finalidade. O espaço começou a funcionar efetivamente no dia 24 de agosto. 

Equipamentos, reagentes e insumos necessários para que o laboratório fosse preparado e habilitado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), do Governo de Minas Gerais, foram em parte adquiridos com os cerca de R$ 510 mil repassados à UFU pelo poder público municipal. Conforme o convênio assinado, esse valor garante a realização de 2.400 testes para a população patense, e esse número pode chegar a quase 5 mil exames no total graças a aporte financeiro destinado também pelo Governo federal. Nas últimas semanas, o LDAM passou a auxiliar na testagem de servidores do Hospital das Clínicas da UFU.

“O trabalho tem sido intenso nestes últimos meses, mas recompensado pelo cumprimento de nosso papel enquanto servidores públicos ao retornar à sociedade patense todo o investimento e confiança depositados em nossa universidade”, diz a equipe do LDAM na notícia publicada pela UFU. O secretário municipal de Saúde, Carlos Rezende, reconhece a dedicação dos profissionais envolvidos. “O trabalho dessa equipe fortalece, e muito, o enfrentamento à Covid-19, e somos muito gratos por essa parceria”, diz. 

Segundo o coordenador do laboratório, professor Guilherme Freitas, há capacidade para analisar 40 amostras por dia, com resultado em até 72 horas. O tipo de teste realizado no LDAM é considerado o “padrão ouro” para confirmação da Covid-19, sendo a secreção coletada no nariz ou na garganta.

 

Terabyte-720

Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp

Usu�rios On-line