Orthodontic
Unipam Ensino médio
Unipam Ensino médio

Congresso Ambiental do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro é realizado com sucesso em Patos de Minas

Sexta 11/06/2021 - André Amâncio
Fonte: Portal Colmeia Comunica
Congresso Ambiental do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro é realizado com sucesso em Patos de Minas
Sicoob Credipatos 3

Com mais de 1200 visualizações de diversas partes do País, em apenas um dia no facebook, a Live Conexões Ambientais (1º Congresso Ambiental do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro) foi realizado com sucesso e cumpriu plenamente os seus objetivos básicos chamando a atenção para um novo olhar para o Planeta. O evento aconteceu de forma virtual no dia 5 de junho de 2021, data alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Sob a coordenação da Cadoro Eventos e produção do Colmeia Patos (Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas), a Live contou com 11 bons palestrantes com expertise nas áreas ecológica, educação ambiental e sustentabilidade. Foram 3h40min de palestras e informações de conhecimento técnico envolvendo vários temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade.

A live contou com a participação de professores universitários que formaram o Conselho Consultivo com sugestões técnicas e indicação dos nomes de palestrantes. As empresas Patense, Auma Negócios e Terrena acreditaram na proposta da live aderindo suas marcas como patrocinadoras master do evento. A apresentação e mediação da live foram realizadas pelo repórter Edilson Guimarães e pela jornalista Sabrina Sousa, com sala de cerimonial instalada no Teatro Municipal "Leão de Formosa" em Patos de Minas.

O clipe de abertura oficial do evento contou com imagens chocantes das tragédias com rompimento de barragens nos últimos anos, como Bento Gonçalves (Mariana), Mina do Fundão (Rio Doce) e Brumadinho (grande BH). A trilha sonora retirou do baú com apurado gosto musical, a canção de protesto "Réquiem para Matraga" de Geraldo Vandré que chama a atenção dizendo: "Tanta vida pra viver, tanta vida se acabar. Com tanto pra se fazer, com tanto pra se salvar. Você que não entendeu, não perde por esperar...".

Na abertura oficial do Congresso a presidente do Colmeia Patos, Geize Carla Soares Marques, destacou a importância da parceria com a Cadoro Eventos na Live Ambiental, o que possibilitou que o evento ganhasse uma proporção maior que se poderia imaginar para uma primeira edição, com painéis riquíssimos e palestrantes respeitados e com enorme potencial de contribuição. "O tema do nosso congresso é Conexões Ambientais. Decidimos por esse tema para ampliar a sintonia com o planeta com foco no Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, tratando de questões ligadas à sustentabilidade e trazendo para o debate pautas relevantes, estabelecendo conexões com a Academia, ONGs, governo e setor privado, visando ao fortalecimento de boas práticas ambientais. A nossa relação com o ambiente é entendida como bidirecional, somos afetados pelo ambiente e afetamos o ambiente. É um ciclo contínuo de mútua influência cujo estudo pode trazer um entendimento mais completo dos aspectos sociais, econômicos e ambientais", esclarece Geize Marques.

O diretor presidente da Cadoro Eventos, Carlos Alberto Xaulim, externou uma série de agradecimentos em seu pronunciamento e fez questão enfatizar os apoiadores e parceiros, com um sincero "Muito Obrigado!". Agradeceu o apoio da mídia regional e destacou as empresas patrocinadores que acreditaram que é preciso de forma permanente ter uma conexão com a cidade, com o estado, com o Brasil e com o planeta, para que todos tenham um vida e um mundo melhor. E desejou a todos bons momentos de aprendizado, um bom dia e deu boas vindas aos participantes.

O diretor técnico do Sebrae/MG, João Cruz Filho se manifestou reiterando as falas dos organizadores e desejou bom proveito de todos na live ambiental. Destacou a importância de evento neste formato para a região do Alto Paranaíba e Noroeste, segundo ele, a nova e maior fronteira agrícola do estado de Minas Gerais e que precisa observar a sustentabilidade, uma região extremamente produtiva mas que já apresenta sintomas desta competição pelo uso dos recursos hídricos e também da conservação do meio ambiente. Segundo João Cruz, o Sebrae vem trabalhando firmemente envolvido nesta pauta com a realização de zoneamento ambiental produtivo e também a orientação técnica ao homem do campo com a aplicação de projetos de origem observando a questão da sustentabilidade em todo o seu contexto, o econômico, o ambiental e o social.

Os organizadores agradeceram às instituições do Conselho Consultivo com representantes da UFV (Campus Rio Paranaíba), a UFU (Campos Patos de Minas), UNIPAM, FPM, IFTM, UNICERP (de Patrocínio), a FINON (de Paracatu), e aos patrocinadores a Patense, Auma Negócios e Terrena. Destaque e aplausos para os alunos do Colégio Pio X do município de São Gotardo que participaram em peso durante toda a live.

Sobre os palestrantes do 1º Congresso Ambiental do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro: Gerê Alves (Zootecnista, Professor e Educador Ambiental), com o tema: Educação Ambiental e cidadania; José Henrique Porto (Mestre em gestão e educação ambiental) com o tema: Educação Ambiental e a criação de uma nova linguagem); Roberto Messias (Geógrafo, Consultor e Ex-presidente do Ibama), com o tema: Cerrado - caixa d'água do Brasil; Alysson Paulinelli (Engenheiro Agrônomo e ex-Ministro da Agricultura), com o tema: Biomas tropicais; Mário Mantovani (Geógrafo, especialista em manejo de Bacias Hidrográficas e diretor da Fundação SOS Mata Atlântica), com o tema: Meio Ambiente - responsabilidade de todos; Luciana Imaculada de Paula (Promotora de Justiça, mestre em Engenharia Ambiental e Coordenadora Estadual de Defesa da Fauna), com o tema: O papel do Ministério Público na defesa dos animais; Gustavo Xaulim (Veterinário e membro do Grupo de Resgate de Animais em Desastres), com o tema: Manejo populacional de cães e gatos; José Carlos Carvalho (Engenheiro florestal, ex-Ministro do Meio Ambiente, ex-presidente do Ibama e diretor-geral do IEF), com o tema: Restauração de florestas; Apolo Heringer (Doutor em educação e fundador do Projeto Manuelzão que mobiliza a sociedade para a recuperação do ecossistema da bacia do Rio das Velhas), com o tema: Restauração de ecossistemas; Léo Heller (Engenheiro civil, mestre em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos, e relator especial dos Direitos Humanos à água e ao esgotamento sanitário das Nações Unidas), com o tema: Os Direitos Humanos à água e ao saneamento; e Paulo Piau (Engenheiro agronômico, ex-prefeito de Uberaba e ex-deputado federal, e relator do Novo Código Florestal de 2012), com o tema: Lixões e aterros sanitários.

A bióloga e presidente do Colmeia Patos, Geize Marques, na sua avaliação após a realização da Live Ambiental destacou que o evento foi singular demonstrando pluralidade e diversidade com temas ambientais muito bem explanados pelos palestrantes que foram de alta capacidade técnico/científica. Segundo a bióloga, a live recebeu inúmeras manifestações de aprovação no chat do youtube, facebook e instagram, ressaltando a importância dos conteúdos debatidos. "Os congressistas interagiram de forma muito positiva com troca de saberes, o que permitiu ampliar a percepção em relação ao meio ambiente", observa Geize Marques durante entrevistas ao longo da semana.

Para ter acesso à íntegra da Live Conexões Ambientais - I Congresso Ambiental do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, basta clicar no seguinte link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=uihQI4bt6j0

Finom

Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Casa do Serralheiro
Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Anuncie Aqui
Casa do Serralheiro
Padaria Nova Viçosa
MT Imports