Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Com a chegada do frio, Cemig orienta para atitudes que ajudam na economia de energia

Outra dica para diminuir o valor da fatura de energia elétrica é aderir a uma assinatura de geração distribuída, como a Cemig SIM

Terça 30/05/2023 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Com a chegada do frio, Cemig orienta para atitudes que ajudam na economia de energia
Sicoob Credipatos 3

Com a aproximação do inverno, os dias mais frios já começam a mudar os hábitos das pessoas e, consequentemente, o uso de aparelhos e equipamentos que podem gerar mais conforto e criar uma temperatura mais agradável se intensificam. Por isso, a Cemig vem, mais uma vez, orientar os seus clientes para o uso consciente da energia elétrica.

A economia começa com a mudança de hábitos. Segundo o engenheiro de Eficiência Energética e Sustentabilidade da Cemig, Thiago Batista, adotar atitudes simples no dia a dia pode auxiliar na redução do consumo.

O especialista destaca que o chuveiro, nesta época do ano, acaba se tornando um dos equipamentos mais utilizados para aumentar o conforto das pessoas, porém, tendo como consequência, o aumento do valor da fatura. "Reduzir o tempo embaixo do chuveiro é o mais recomendado, pois nos dias mais frios é comum a utilização do equipamento na potência máxima, que permite banho mais quente, mas aumenta o consumo de energia.", orienta Thiago Batista.

Outra orientação simples indicada pelo especialista é que os clientes verifiquem o estado da borracha de vedação de refrigeradores, se as portas não estiverem fechando corretamente, a geladeira ou o freezer irão gastar mais energia para resfriar os alimentos. O correto ajuste do termostato também contribui para a economia, considerando que a temperatura do ambiente está mais baixa.

“A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consome energia em uma residência, principalmente devido ao ‘abre e fecha’. Além disso, é importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no seu interior, pois isso sobrecarrega o refrigerador e consequentemente aumenta o consumo de energia”, afirma.

“Para saber se a borracha de vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha, se ela sair com facilidade, está na hora de trocar a borracha. Repita o teste em vários pontos da porta da geladeira”, completa.

Economia em outros equipamentos

Outra dica recomendável é, ao se utilizar a máquina de lavar roupas, colocar de uma só vez a quantidade máxima de peças indicada pelo fabricante, diminuindo assim a quantidade de vezes de utilização do eletrodoméstico. O ferro elétrico também só deve ser ligado quando houver uma grande quantidade de roupas para passar.

Além disso, deve-se evitar utilizar esse equipamento em horários em que muitos outros estiverem ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica, devido à sua potência elevada, e pode causar o desligamento automático do disjuntor.

Outra atenção que os clientes precisam ter é com os equipamentos no modo de espera. Nesta condição, os aparelhos consomem menos do que em uso normal, mas seria como uma torneira pingando 24 horas, todos os dias, e essa água não é utilizada. Para economizar, é necessário que o consumidor retire o equipamento da tomada.

“A eletricidade consumida por um aparelho eletrônico em stand by (modo de espera) pode representar até 15% do consumo do equipamento. Vale ressaltar que, ao desligar a TV, é importante desligar os demais equipamentos que estão conectados ao aparelho. Os receptores de TV por assinatura são os maiores vilões deste tipo de desperdício’”, explica.

Para finalizar, o especialista da Cemig destaca que buscar aparelhos eletrodomésticos eficientes e substituir as lâmpadas de casa por lâmpadas LED pode representar, mensalmente, uma economia de até 75% no consumo.

Outra forma de economizar

Mais uma dica para conseguir redução dos valores cobrados na fatura de energia e a conta pesar menos no bolso no fim do mês é aderir à modalidade de energia solar por assinatura, como oferece a Cemig SIM. A empresa do Grupo Cemig foi criada em 2019 e, desde então, já proporcionou mais de R$ 47 milhões em economia para os seus mais de 7 mil clientes.

Consumidores residenciais e comerciais, além dos produtores rurais dos 774 municípios atendidos pela Cemig Distribuição podem fazer a adesão, que é totalmente gratuita e 100% digital. Em apenas alguns minutos, é possível concluir o processo e economizar na tarifa de energia, todos os meses, sem obras e sem investimentos.

Funciona assim: a energia do sol é captada nas 23 fazendas solares da Cemig SIM, localizadas em todas as regiões de Minas. Ela é transformada em energia elétrica e injetada na rede de distribuição até chegar ao consumidor. Com a SIM, o desconto na tarifa de energia pode chegar a até 12% por mês. Basta acessar o site da empresa e fazer a simulação. Além economizar, os clientes têm a oportunidade de gerar e consumir uma fonte totalmente limpa e renovável. Desde a implantação da empresa, mais de 25 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera.

Centro  Politécnico

Compartilhe


Comentários

Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
MT Imports