Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Colmeia realiza a sua reunião ordinária do mês de agosto para deliberar sobre assuntos socioambientais em Patos de Minas

Quinta 18/08/2022 - André Amâncio
Colmeia realiza a sua reunião ordinária do mês de agosto para deliberar sobre assuntos socioambientais em Patos de Minas
Sicoob Credipatos 3

Os conselheiros ambientais do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia Patos) se reuniram ordinariamente em encontro virtual pela plataforma Google Meet, realizado no dia 17 de agosto, de 8h30min às 10h30min, para discutir sobre os pontos previstos na pauta socioambiental do órgão colegiado, composto por representantes do poder público e sociedade civil organizada. 

A presidente Geize Carla Soares Marques fez a abertura oficial do Coletivo, dando boas vindas aos membros participantes e destacou que muitas entidades que possuem cadeira no Colmeia estavam impedidas de participar da presente reunião por questões regimentais previstas em muitas das instituições públicas em virtude do período eleitoral em vigência.

O vice-presidente e comunicador do Colmeia Patos, Eugênio Pacelli Civuca Costa, fez a leitura das correspondências recebidas e enviadas nas últimas semanas pela direção executiva do Coletivo Local de Meio Ambiente e apresentou as mensagens de justificativas de participação da reunião enviadas por conselheiros, informando sobre os motivos para as suas ausências.

Civuca Costa apresentou a última mensagem enviada pelo setor de Engenharia de Planejamento e Controle / PMO Operacional, responsável pelas obras do Centro de Educação Ambiental no Parque do Mocambo, informando o seguinte: "Atendendo à solicitação do Colmeia Patos de Minas, foram concluídos os processos de adequação de projetos e orçamento do CEAM. Ressaltamos ainda que está em preparação a licitação prevista ainda para o segundo semestre de 2022, seguindo os prazos legais da Lei 13.303/2016. Atenciosamente, 27 de julho de 2022".

No segundo ponto de pauta, foram relatados pelo coordenador geral da Associação Engenheiros Sem Fronteiras, Núcleo de Patos de Minas, Nickolas Gontijo, os resultados do Projeto Anama que vem realizando oficinas de educação ambiental e mobilização com ações desenvolvidas em escolas de Patos de Minas, alcançando plenamente os seus objetivos. O Projeto consiste em repassar a alunos de Patos de Minas, algumas técnicas para o reaproveitamento de águas de chuva, tendo como pano de fundo a base para a educação ambiental.

Em seguida, a presidente Geize Soares fez um breve relato sobre o encontro realizado no município mineiro de Três Marias, no mês de junho, entre representantes do Colmeia Patos e a empresa Codevasf para o alinhamento e desenvolvimento de projetos no Alto Paranaíba. Geize Soares apresentou ainda o que ficou definido no cronograma de mobilização nos distritos de Pindaíbas, Areado, Major Porto e Bomsucesso, sobre o programa Aquamel em parceria com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e São Francisco), com ações previstas para o início do próximo ano.

Os conselheiros Vinícius Machado e Civuca Costa, apresentaram informes sobre o evento regional intitulado "PRA - Produzir Sustentável", realizado no Parque de Exposições de Patos de Minas, no dia 20 de julho de 2022. Segundo os conselheiros, o evento trouxe muitas informações atualizadas sobre o Cadastro Ambiental Rural e o Programa de Regularização Ambiental. Segundo Vinícius Machado que é diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Patos de Minas, a apresentação dos resultados do Programa Pronascentes durante a programação, foi bem recebida pelos participantes que mostraram interesse em conhecer ações bem como fazer adesões futuras ao programa socioambiental de Patos de Minas.

Na pauta da reunião ordinária de agosto do Colmeia Patos, foi informado sobre o processo do Projeto de Lei de nº 5.540/2022 que tramita na Câmara Municipal de Patos de Minas, e altera a redação dos artigos 3º e 4º contendo mudanças e revisões no Regimento Interno do Colmeia Patos, da Lei Municipal de nº 7.572/2017, que dispõe sobre a criação do Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas.

A presidente Geize Soares abordou sobre a previsão das novas etapas do Programa "Café com Bordado - Tecendo a Arte do Bem Comum" que serão reiniciadas ainda este ano. "A próxima ação do projeto está programada para acontecer na sede da Associação do Bairro São José Operário, com oficinas, palestras, troca de experiências e a confecção de peças de bordados. Na ocasião, serão realizadas dinâmicas de estratégias de educação popular para sensibilizar e convidar aos participantes sobre temas sociais e comunitários", explica a presidente do Colmeia.

Ao final da reunião foi informado sobre a programação de atividades relacionadas às comemorações da semana do Dia da Árvore, em 21 de setembro e sobre propostas para a previsão investimentos da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), para o exercício do ano de 2023. As sugestões para o orçamento do ano que vem devem ser encaminhadas ao Município até o dia 31 de agosto deste ano. Os conselheiros do Colmeia Patos ficaram de apresentar ações, projetos e programas que contemplem a área socioambiental em Patos de Minas, para que sejam garantidas com recursos financeiros no orçamento de 2023, estimado em R$ 833 milhões. 

Centro  Politécnico

Compartilhe


Comentários

MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui