Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Censo Animal: Patos de Minas tem mais de 44 mil cães e gatos domiciliados

Quarta 22/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Censo Animal: Patos de Minas tem mais de 44 mil cães e gatos domiciliados
Sicoob Credipatos 3

A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou a apuração do Censo Animal 2021, contabilizando 44.201 cães e gatos domiciliados no município, sendo 34.001 na área urbana e 10.200 na zona rural. O levantamento, realizado nos dois meses finais do ano passado, tem por objetivo auxiliar no planejamento adequado do Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos. 

A partir dos dados coletados, verificou-se que Nova Floresta é o bairro com mais animais domiciliados (2.026), seguido de Nossa Senhora de Fátima (1.175), Sorriso (1.156), Jardim Quebec (1.136), Cristo Redentor (1.127) e Caramuru (1.120). A pesquisa também aponta a quantidade de cães e gatos por sexo e faixa de idade e quantos são castrados. Dos que vivem na área urbana, 10.725 já passaram pelo procedimento, ou seja, 31,54%. 

“Conhecer o tamanho da nossa população canina e felina e como ela está distribuída é essencial para planejarmos ações relativas, por exemplo, ao controle de doenças transmitidas por esses animais, à organização dos postos de vacinação contra a raiva, a mutirões de castração e microchipagem”, diz a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Geize Marques.

Diretora da Vigilância em Saúde, Lílian Marinho explica que, aos números resultantes do levantamento na zona urbana, serão acrescidos dados dos cães e gatos em situação de rua. “A metodologia para os animais de rua é outra, mas também teremos o censo deles. A estimativa é que seja algo em torno de 8 mil.”

Considerando todos os cães e gatos, domiciliados ou não, Patos de Minas deve ultrapassar 50 mil animais. “Isso representa ⅓ da nossa população, número expressivo que demonstra descontrole populacional de caninos e felinos. Por isso a castração, que já realizamos desde 2019 e intensificamos a partir de 2021, é tão importante, sobretudo somada à microchipagem”, avalia Geize Marques.

A coordenadora acrescenta uma boa notícia: “Inclusive, por causa do nosso censo, acabamos de ser contemplados com mais 1.081 microchips doados pela Semad por meio do Programa Conheça seu Amigo”.

Terabyte-720

Compartilhe


Comentários

Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Zeppelin Lanches