Orthodontic
UNIPAM 2022
UNIPAM 2022

Censo Animal: Patos de Minas tem mais de 44 mil cães e gatos domiciliados

Quarta 22/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Censo Animal: Patos de Minas tem mais de 44 mil cães e gatos domiciliados
Sicoob Credipatos 3

A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou a apuração do Censo Animal 2021, contabilizando 44.201 cães e gatos domiciliados no município, sendo 34.001 na área urbana e 10.200 na zona rural. O levantamento, realizado nos dois meses finais do ano passado, tem por objetivo auxiliar no planejamento adequado do Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos. 

A partir dos dados coletados, verificou-se que Nova Floresta é o bairro com mais animais domiciliados (2.026), seguido de Nossa Senhora de Fátima (1.175), Sorriso (1.156), Jardim Quebec (1.136), Cristo Redentor (1.127) e Caramuru (1.120). A pesquisa também aponta a quantidade de cães e gatos por sexo e faixa de idade e quantos são castrados. Dos que vivem na área urbana, 10.725 já passaram pelo procedimento, ou seja, 31,54%. 

“Conhecer o tamanho da nossa população canina e felina e como ela está distribuída é essencial para planejarmos ações relativas, por exemplo, ao controle de doenças transmitidas por esses animais, à organização dos postos de vacinação contra a raiva, a mutirões de castração e microchipagem”, diz a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Geize Marques.

Diretora da Vigilância em Saúde, Lílian Marinho explica que, aos números resultantes do levantamento na zona urbana, serão acrescidos dados dos cães e gatos em situação de rua. “A metodologia para os animais de rua é outra, mas também teremos o censo deles. A estimativa é que seja algo em torno de 8 mil.”

Considerando todos os cães e gatos, domiciliados ou não, Patos de Minas deve ultrapassar 50 mil animais. “Isso representa ⅓ da nossa população, número expressivo que demonstra descontrole populacional de caninos e felinos. Por isso a castração, que já realizamos desde 2019 e intensificamos a partir de 2021, é tão importante, sobretudo somada à microchipagem”, avalia Geize Marques.

A coordenadora acrescenta uma boa notícia: “Inclusive, por causa do nosso censo, acabamos de ser contemplados com mais 1.081 microchips doados pela Semad por meio do Programa Conheça seu Amigo”.


Compartilhe


Comentários

Padaria Nova Viçosa
Prefeitura de P.O
Padaria Nova Viçosa
Prefeitura de P.O
Zeppelin Lanches