

Cemig alerta: período de preparação do solo e colheita da safra agrícola exige atenção redobrada com a rede elétrica
Cinquenta e dois agricultores ou trabalhadores rurais perderam a vida em 2021 em acidentes com a rede elétrica em todo o país, conforme dados da Abracopel
Fonte: Agência Minas

Minas Gerais possui tradição em diversas safras e cultivos, além de ser um importante indutor da economia no estado. Por isso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforça o alerta para produtores rurais, operadores de equipamentos e fazendeiros sobre cuidados para evitar acidentes com a energia elétrica. Desta forma, principalmente durante o período seco, que é o mais propício para a ocorrência de acidentes, é preciso atenção redobrada devido à intensificação do uso de máquinas de grande porte para a preparação do solo e colheita da safra.
De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), das 55 ocorrências na área rural registradas no Brasil em 2021, 52 resultaram em mortes. Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, dez agricultores ou trabalhadores rurais perderam a vida em acidentes com a energia elétrica. A principal causa das fatalidades registradas é o manuseio inadequado de bombas d'água, de implementos agrícolas e de antenas de celular rural.
Em Minas Gerais foram cinco fatalidades em 2021, sendo uma morte causada por implemento agrícola, duas por manuseio de bomba d'água e duas com antena de celular.
O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, destaca que os operadores de máquinas agrícolas devem, antes de iniciar os trabalhos, fazer um mapeamento do local e respeitar uma distância mínima de 1,5 metro em relação às estruturas da rede de distribuição ou dos cabos da rede elétrica da companhia ou dos cabos de aço de sustentação das estruturas. É importante observar que esta distância se refere ao engastamento (apoio estrutural que impede todos os movimentos) desses cabos no solo.
“É muito importante que o trabalhador conheça bem o local onde irá operar a máquina. Dessa forma, ele vai evitar se surpreender com a rede elétrica e evitar acidentes que podem ser até fatais. Além disso, uma colisão com uma estrutura pode causar transtornos e interromper o fornecimento de energia para outros clientes da região ou até mesmo atingir linhas de transmissão que cortam o estado e, lembrando que se a máquina ou implemento agrícola tocar na rede elétrica, o seu operador não poderá descer deste equipamento até que a rede seja desligada pela Cemig”, afirma João José.
Além disso, deve-se evitar podas de árvores e roçadas próximas a fios energizados, bem como instalação de postes no interior de propriedades, por pessoas sem o devido conhecimento sobre as devidas medidas de segurança. Outra preocupação deve ser com obras e reformas sem fazer o isolamento de materiais condutores (em casos de redes particulares).
Atenção em relação a altura dos fios
João José Magalhães Soares alerta que, além da operação nos campos e áreas rurais, quando for necessário transportar as máquinas sobre caminhões apropriados, deve-se observar a altura de todo o conjunto. Dessa forma, o total somado dos dois veículos não deve se aproximar da fiação elétrica que atravessa sobre vias públicas e rurais, ou das redes de telecomunicações, que são um pouco mais baixas.
“Inclusive as redes telefônicas e de dados, que são bem mais baixas que as redes elétricas, e que estão nos mesmos postes, podem oferecer perigo, pois se a máquina colidir com esses fios, pode ocorrer a quebra do poste que possivelmente irá cair sobre o caminhão e sobre as pessoas, colocando em risco aqueles que estiverem próximos do local. Caso isso ocorra, os ocupantes do caminhão deverão permanecer dentro da cabine até a chegada da Cemig ou do Corpo de Bombeiros, que orientarão sobre a forma correta de retirá-los do veículo. Somente em caso de incêndio, deve-se abandonar o veículo, saltando da cabine o mais longe possível com os pés juntos, evitando tocar no solo e no veículo ao mesmo tempo, e nunca se aproximar de fios partidos”, orienta o gerente da Cemig.
O especialista em segurança do trabalho também reforça que as pessoas devem prestar atenção à localização da fiação da rede elétrica e não deixar que nada se aproxime ou encoste nos fios. “É proibido utilizar varas de bambu ou madeira ou qualquer outro material para levantar cabos para a passagem de veículos e equipamentos. Aproximar ou tocar nos cabos pode causar sérios acidentes, inclusive fatais, para as pessoas que estão próximas do local”, ressalta.
Outra recomendação é evitar transitar com o trator e outros veículos próximo dos cabos de aço que sustentam os postes, chamados de “estais”. Quando estes cabos arrebentam, o poste pode ceder ou cair, deixando os fios elétricos abaixo da altura regular. Quando o estai é removido propositalmente, ainda existe o risco de o fio tocar na parte energizada no alto do poste, provocando um choque elétrico.
Instalações internas e bombas d'água
Além da preocupação com a rede elétrica da Cemig, é importante que as instalações elétricas internas dos estabelecimentos rurais estejam em perfeitas condições e de acordo com as normas técnicas para garantir a segurança das pessoas que as utilizam. Outro ponto importante é em relação à manutenção, que deve ser feita sempre por profissional capacitado.
Um outro item importante e de destaque é o aumento do número de antenas de rádio para internet e/ou telefone em áreas rurais. Estas instalações, por necessitarem de uma base alta, devem ser feitas sempre longe da rede elétrica de forma que a sua queda nunca a projete para próximo ou sobre a rede elétrica da Cemig.
Equipamento de uso muito comum nas propriedades rurais, a bomba d'água também requer atenção especial em seu manuseio. "É recomendável que os reparos na parte elétrica da bomba d'água sejam feitos por profissional capacitado para realizar o serviço. Ao detectar um problema, é importante desligar o disjuntor (chave de comando da bomba) e sinalizar que a bomba está em manutenção com um aviso. Esses simples cuidados podem evitar acidentes fatais", finaliza o especialista da Cemig.
Comentários
Últimas notícias
Motorista fica preso às ferragens após ônibus sem freio bater na traseira de caminhão na BR-040
Prefeito de Presidente Olegário faz palestra na Federação do Comércio do Rio de Janeiro
Doze atletas da Escolinha de Futebol de Lagoa Formosa são selecionados para o CT do Atlético
Criança fã da PM ganha passeio na viatura em seu aniversário de 7 anos
Varíola dos macacos: calendário de vacinação deve sair nesta semana
Covid-19: boletim confirma dois novos óbitos
Baile do Hawaii inicia venda de ingressos para associado
PM prende homem suspeito de furtar fiação elétrica
PM prende homem suspeito de tráfico e apreende drogas no Bairro Brasil
Outras notícias
Fies: pré-selecionados devem enviar informações até esta sexta-feira
Prefeitos associados ao Cispar receberão troféus do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Ao intervir em briga de casal por ver mulher apanhando, homem leva tijolada na cabeça
Carreta e veículo de passeio pegam fogo após colisão na BR 251 e duas pessoas morrem carbonizadas
Prefeitura realiza diversas ações para combater a violência contra a mulher durante o Agosto Lilás
Prefeitura realiza cerimônia após reforma na UBS Alto da Colina
Covid-19: boletim informa novos casos da doença
Campanha de vacinação vai até dia 9 de setembro
Campanha eleitoral começa hoje nas ruas do país
Missa Campal encerra programação do dia de Nossa Senhora da Abadia, em Andrequice
Motociclista fica ferido ao colidir em outra moto que avançou parada obrigatória
TSE recebe 12 registros de candidatura à Presidência da República
Petrobras anuncia redução de R$ 0,18 na gasolina para distribuidoras
Veículo capota em acidente de trânsito na Avenida JK, em Patos de Minas
Grupo de cavaleiros fazem romaria de São Brás e Boa Vista até o Santuário Nossa Senhora da Abadia, em Andrequice
Pedestre é atropelada por motocicleta em Carmo do Paranaíba; envolvidos foram socorridos em estado gravíssimo