Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Câmera do Clima ao Vivo flagra meteoro cruzando o céu de Patos de Minas, veja o vídeo

Terça 26/10/2021 - André Amâncio
Fonte: Clima ao Vivo
Câmera do Clima ao Vivo flagra meteoro cruzando o céu de Patos de Minas, veja o vídeo
Sicoob Credipatos 3

A câmera do Clima ao Vivo em parceria com o Observatório IDS registrou um meteoro em Patos de Minas/MG na noite desta segunda-feira (25). As imagens mostram que o meteoro cruza o céu lentamente, em torno de 5 segundos.

O que é um meteoro?

Confira uma breve explicação do Marcelo Zurita da Bramon: "Asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente."

De maneira geral, quanto maior o objeto, mais luminoso será o meteoro. E quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro é comumente chamado de fireball ou bola de fogo. Algumas vezes, dependendo também da velocidade e do ângulo de entrada, o meteoroide ou asteroide é grande o suficiente para atingir as camadas mais densas da atmosfera. Nesses casos, além de formar uma bola de fogo mais espetacular, o meteoro geralmente termina com um evento explosivo. Esse tipo de meteoro também é chamado de bólido, e popularmente, também é associado ao "sinal dos tempos", "Jesus voltando" e outras profecias apocalípticas.

Politecnico

Compartilhe


Comentários

MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp