Orthodontic
Unipam 2023
Unipam 2023 Capital Inicial Interno

Câmara Municipal implanta votação eletrônica durante as plenárias

Sexta 02/12/2022 - André Amâncio
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
Câmara Municipal implanta votação eletrônica durante as plenárias
Sicoob Credipatos 3

A Câmara Municipal de Patos de Minas implantou, a partir da reunião ordinária dessa quinta-feira (1º/12), o Painel Eletrônico de Votação para apuração e divulgação dos votos dos parlamentares, em tempo real, durante as plenárias do Legislativo Patense.

O sistema foi desenvolvido pelo estagiário lotado na Divisão de Informática, Matheus Lima, com suporte dos demais servidores do setor. A implantação do voto eletrônico e de outras melhorias durante as plenárias foi uma iniciativa da Presidência da Casa Legislativa, com vistas a modernizar e simplificar as votações, de modo a garantir mais transparência e agilidade ao processo legislativo.

Por meio do programa, os vereadores utilizam o celular para votar “sim” em caso de aprovação do projeto e “não” para rejeição. O voto de cada parlamentar e o resultado final da votação dos projetos de lei e das demais proposições ficam visíveis nos televisores fixados no plenário, bem como na transmissão ao vivo da reunião pelo canal oficial da Câmara no Youtube. Além disso, no caso da utilização de tribunas livres, o sistema ainda emite um aviso sonoro para sinalizar que a fala da pessoa inscrita atingiu o tempo previsto no Regimento Interno.

Como a reunião do dia 1º de dezembro foi a primeira a utilizar o voto eletrônico, algumas adaptações ainda serão realizadas visando otimizar cada vez mais o processo. O presidente da Câmara, vereador Ezequiel Macedo, considerou como exitosa a primeira votação eletrônica e reforçou a importância de a Casa Legislativa acompanhar as novas tecnologias para melhor atender à população.

“O voto eletrônico foi implantado no Legislativo Patense sem custos adicionais, desenvolvido por um estagiário da Câmara, com suporte dos demais servidores da Divisão de Informática. Aproveito, então, para parabenizar toda equipe por tamanha dedicação e competência, e para reforçar o quão importante é a votação eletrônica para modernização da Casa e simplificação do acesso à população, de modo a possibilitar cada vez mais transparência aos nossos munícipes”, endossou o vereador/presidente, Ezequiel.
 


Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Zeppelin Lanches