Câmara Municipal de Patos de Minas encerra 2020 com economia e produtividade
O Legislativo patense encerra o ano com ações e dados que evidenciam uma Câmara de Vereadores atuante nas principais demandas da população e nas pautas políticas do Município.
A Câmara Municipal de Patos de Minas encerra 2020 com um balanço positivo de atividades. Embora em ano de pandemia, o Legislativo patense deu continuidade às ações legislativas, fiscalizadoras e administrativas no Município, seguindo sempre as recomendações impostas pelas autoridades sanitárias.
Sob o comando da Mesa Diretora 2019/2020, composta pelos vereadores Vicente de Paula Sousa (presidente), João Batista Gonçalves – Cabo Batista (1º vice-presidente), Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota (2ª vice-presidente), David Antônio Sanches – David Balla (1º secretário) e Braz Paulo de Oliveira Júnior (2º secretário), com atuação conjunta dos demais parlamentares, Edimê Erlinda de Lima Avelar, Francisco Carlos Frechiani, Isaías Martins de Oliveira, João Bosco de Castro Borges – Bosquinho, Lásaro Borges de Oliveira, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi, Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, Nivaldo Tavares dos Santos, Otaviano Marques de Amorim, Paulo Augusto Corrêa – Paulinho do Sintrasp, Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano e Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil, a Câmara Municipal de Patos de Minas teve uma intensa atividade legislativa em 2020:
Foram realizadas 19 reuniões ordinárias, 5 reuniões extraordinárias e 5 audiências públicas. Além disso, foram apreciados 111 projetos de lei ordinária, 17 projetos de lei complementar, 1 Substitutivo, 1 Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal, 5 Vetos, 27 projetos de decretos legislativo, 1 projeto de resolução, 90 portarias, 172 indicações, 2 moções de apelo, 1 moção de repúdio, 42 requerimentos de solicitações, 387 moções de pesar; e enviados 543 ofícios e 24 memorandos.
O início do ano foi marcado pelas comemorações do 152º aniversário de emancipação político-administrativa do Município de Patos de Minas, celebrado em 29 de fevereiro e enaltecido pela Câmara Municipal de Patos de Minas com palestras, encontros e discussões histórico-políticas ao longo da semana, com a participação de importantes nomes da história de Patos de Minas. O projeto foi idealizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, a qual teve suas atividades suspensas posteriormente devido à pandemia, mas, em 2019, na gestão da atual Mesa Diretora, a Escola do Legislativo alcançou recorde de público e de atividades sociais, culturais e educativas voltadas para o exercício da cidadania.
A função fiscalizadora também foi destaque nessa gestão. Os parlamentares, dentro das comissões permanentes, fiscalizaram constantemente as ações do Executivo Municipal, sobretudo os gastos e movimentações financeiras referentes à pandemia da Covid-19. Nesse sentido, os vereadores também estiveram em plena atividade in loco nos hospitais e UPA, fiscalizando diretamente a saúde municipal, pleiteando mais leitos de UTI, buscando melhorias no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba – Cisalp e cobrando melhorias nos serviços oferecidos pelo SUS.
Ainda dentro da função fiscalizadora, o Legislativo Patense instaurou a Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI 01/2020, para investigar e apurar possíveis ilegalidades praticadas pelo secretário municipal de Planejamento, Júlio Cezar de Castro Fonseca, denunciadas à Câmara Municipal. Os membros da CPI apuraram a denúncia e emitiram relatório de conclusão dos trabalhos, enviando as investigações e deliberações realizadas
para os órgãos competentes, para possível acusação e julgamento dos responsáveis por eventuais delitos cometidos.
Em 2020, o Legislativo Patense também aprovou importantes projetos de lei de interesse público, como a matéria que concede abono pecuniário aos servidores do Município de Patos de Minas que atuarem na prestação de serviços relacionados com medidas de combate à Covid-19; o orçamento impositivo, que estabelece aos próximos prefeitos do Município a obrigatoriedade de executar as emendas dos vereadores ao Orçamento e, assim, permite que a população efetivamente possa participar do gasto e da aplicação dos recursos públicos; o projeto de lei que institui o Dia Municipal da Fibromialgia em Patos de Minas e concede benefícios aos portadores da doença, como nas filas e vagas de estacionamento preferenciais; entre outras matérias em prol da coletividade.
A gestão do presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente de Paula Sousa, teve em proeminência a economicidade e o controle dos recursos financeiros no Legislativo Municipal, o que possibilitou a devolução aos cofres públicos de aproximadamente R$ 6 milhões neste ano. O montante devolvido à Prefeitura faz parte do Orçamento Legislativo de 2020 e poderá ser destinado para finalidades de interesse público do Município.
Outro importante marco da atual gestão foi o início dos procedimentos técnicos para a construção da sede própria do Poder Legislativo de Patos de Minas. No último dia 10 de dezembro, a Mesa Diretora aprovou o anteprojeto arquitetônico da sede própria, que será construída em terreno doado pelo Município, localizado ao lado da Prefeitura, no Bairro Eldorado. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto e urbanista da Prefeitura, Alex de Castro Borges, por meio de um acordo de Cooperação Técnica entre a Câmara e a Administração Municipal. Já na tarde desta quarta-feira (30/12), a Mesa Diretora protocolou na Prefeitura o projeto já finalizado, solicitando, assim, o alvará de construção da futura sede própria da Câmara Municipal. O vereador-presidente, Vicente de Paula, reitera que a construção da sede própria do Poder Legislativo de Patos de Minas proporcionará a economia de gastos com aluguéis e a otimização na prestação dos serviços aos cidadãos.
Portanto, em 2020, a Câmara Municipal de Patos de Minas se manteve presente e atuante nas principais pautas políticas do Município, representando o povo em suas demandas e reivindicações, sempre com respeito aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
Comentários
Últimas notícias
Morte por intoxicação em Patrocínio: inquérito aponta pesticida como causa
Prefeito de Lagoa Formosa anuncia pagamento de funcionários e detalha situação financeira da Prefeitura
Homem é preso por violência doméstica e disparo de arma em Carmo do Paranaíba
Governo autoriza início das obras de construção de terceiras faixas e recuperação da MG-354, entre Presidente Olegário e Patos
Polícia Militar recupera motocicleta furtada e prende três envolvidos em Patos de Minas
Interdição total da MG-188 após danos na ponte do Ribeirão Forquilha
PM Rodoviária faz alerta sobre trecho perigoso na BR-352
PRF recupera veículo roubado transportado em cegonha na BR-365
PM prende suspeito de roubo a loja de eletrônicos em Patos de Minas
Outras notícias
Homem é preso por receptação de bijuterias furtadas em Patos de Minas
Jovem é preso após furtar fiação de iluminação natalina na Avenida Getúlio Vargas
Inscrições para seleção de bolsas do Colégio Universitário estão abertas
Tombamento de carreta interdita BR-354 entre Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíba
Adolescente é detido por tráfico de drogas no Jardim Esperança
PM intercepta caminhão com café roubado na BR-365; dois são presos
Patos de Minas se despede de Bolachinha
Dupla é presa pela Polícia Militar após roubo violento em Patos de Minas
Homem é preso em flagrante por tráfico e posse de arma de uso restrito
Colisão contra poste na Avenida Fátima Porto deixa irmãos feridos em Patos de Minas
Homem chega de viagem e encontra cadáver no banheiro de sua residência em Brasilândia de Minas
Polícia prende jovem por caminhar nu em avenida movimentada de Patos de Minas
Motorista sofre fratura após tombamento de caminhão na BR-352
Ônibus tomba na BR-352 em Carmo do Paranaíba devido a aquaplanagem
Veículo sai da pista na BR-352 em Rio Paranaíba; duas pessoas ficam feridas
Patrulha Rural prende autor de furto na zona rural de Rio Paranaíba