Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Azul faz inspeção de segurança para retomar voo comercial em Patos de Minas

Aviação executiva mantém movimentação expressiva no Aeroporto Pedro Pereira dos Santos

Segunda 23/11/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Azul faz inspeção de segurança para retomar voo comercial em Patos de Minas
Sicoob Credipatos 3

Patos de Minas tem dado importantes passos para voltar a operar voos comerciais no Aeroporto Pedro Pereira dos Santos. Isso porque, nos últimos anos, efetivou-se no local uma série de melhorias como, por exemplo, a instalação de estação meteorológica e de gerador e a construção da sala de embarque. Essas e outras adequações foram inspecionadas – e aprovadas – por técnicos da Azul Linhas Aéreas na última sexta-feira (20). Eles consideraram a infraestrutura adequada aos critérios exigidos pela empresa para recolocar o município na rota de embarque e desembarque.

Segundo o assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras, Patos de Minas está entre as localidades mineiras nas quais a empresa pretende iniciar atividades. “Estamos numa negociação adiantada com o Governo de Minas Gerais, e estão sendo feitos levantamentos em alguns aeroportos. A partir dessas inspeções, aliadas às nossas pretensões no estado, contemplaremos alguns municípios. Lógico que temos interesse em Patos de Minas, pelo potencial da cidade e da região”, disse, acrescentando que a situação deve ser definida esta semana.

Segundo o gestor do Aeroporto Municipal de Patos de Minas, Fábio Mata, o aeródromo está homologado para receber aeronaves com até 72 passageiros. “A manutenção e os investimentos são contínuos. Temos um espaço seguro”, diz ele, destacando a expressão da aviação executiva no local. “Em agosto e setembro deste ano, por exemplo, tivemos, em cada mês, entre 400 e 500 embarques e desembarques e entre 150 e 200 pousos e decolagens. É um dos maiores tráfegos de Minas Gerais no segmento executivo, em alguns dias superando o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.”

Demais adequações – Em ação conjunta com a Associação Clube de Aviação do Alto Paranaíba, a prefeitura está finalizando o terminal de passageiros, agora equipado com raio-x e detector de metais para inspeção de segurança nas bagagens e nos passageiros. Além disso, novas áreas para instalação de postos de abastecimento de aeronaves estão sendo licitadas, ampliando inicialmente para 150 metros cúbicos a capacidade para armazenamento de combustível.

A continuidade para ampliação do aeródromo está assegurada no Plano Diretor Aeroportuário (PDIR) do Aeroporto Municipal de Patos de Minas. “O plano está ajustado à evolução do transporte aéreo, ampliando em cerca de 20 hectares a área atual. Também está prevista a construção de terminal de passageiros com quatro slots e capacidade para atender a aeronaves de médio porte”, informa o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves. A ampliação da pista de pouso e decolagem e a execução da pista de taxiway também estão previstas no projeto.


Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa

Usu�rios On-line