Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Amipa retoma o maior evento técnico do setor algodoeiro de Minas Gerais

Sexta 01/07/2022 - André Amâncio
Amipa retoma o maior evento técnico do setor algodoeiro de Minas Gerais
Sicoob Credipatos 3

No dia 7 de julho, a Associação Mineira dos Produtores do Algodão (Amipa) realizará em Patos de Minas (MG) o maior e mais tradicional evento da cotonicultura do estado de Minas Gerais: o Dia de Campo Amipa 2022. Primeiro evento que acontecerá após a flexibilização das regras estaduais de enfrentamento à pandemia, esta é uma das edições mais aguardadas dos últimos anos e marcará o retorno de seu formato presencial.


Tradicional em Minas Gerais, o Dia de Campo promovido pela Associação é referência para a cotonicultura e reúne representantes de toda a cadeia produtiva – produtores rurais, indústria têxtil, corretores, tradings, consultores, pesquisadores, especialistas na cultura, entre outros.

A expectativa é que seja uma das maiores edições realizadas e com muitas novidades. O evento contará com atrações variadas, apresentação de novas tecnologias, manejos, avaliações de variedades, exposição de maquinário, palestras e, claro, oportunidades para gerar negócios e estabelecer parcerias.

Estão programadas três palestras:

1 – “O custo dos insumos afetando as margens dos produtores”, com Bruno Fonseca – analista de pesquisa e análise setorial para o mercado de insumos.
2 – “Cenários e tendências políticas econômicas”, com Augusto Nunes – apresentador do Direto ao Ponto e integrante de Os Pingos nos Is.
3 – “Ambientes de produção, sistemas de produção e manejo da adubação na cultura do algodão”, com Leandro Zancanaro – engenheiro agrônomo e proprietário da Raízes Consultoria Agrícola

O evento faz parte de um projeto desenvolvido pela entidade, o “Amipa Retomada do Algodão”, que desde 2014 tem trabalhado estrategicamente o fomento do algodão por meio de demonstração dos benefícios agronômicos e econômicos, principalmente se integrado ao sistema de rotação de culturas.

Biotecnologia: Trichogramma e Crisopideo Amipa®

Outra novidade reservada para o Dia de Campo acontecerá no estande da Associação com a apresentação ao público dos produtos biológicos produzidos pela filial da empresa, a Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica).

O Trichogramma Amipa® “é um produto que tem sido aprimorado ao longo dos últimos anos nas propriedades dos associados com bastante sucesso e eficiência no controle de pragas da ordem lepidóptera nas culturas do algodão, soja, milho, ervilha, feijão e tomate”, afirma Lício Pena, diretor executivo. Já o Crisopideo Amipa® é desenvolvido e pesquisado pela Biofábrica desde 2015 e tem demonstrado nas lavouras uma performance eficiente na predação de diferentes fases de pragas. O público interessado em biotecnologia poderá discutir o tema diretamente com os profissionais da Associação que estarão no estande.

A Amipa

Há 22 anos a Associação trabalha para fomentar a atividade cotonicultora em Minas Gerais e organizar a classe. É uma entidade de utilidade pública criada em 1999 com os objetivos de organizar, fortalecer e representar os produtores de algodão do estado. Atende seus associados em duas unidades: núcleo matriz instalado na cidade de Patos de Minas (MG), base do setor administrativo e da diretoria; e o núcleo filial lotado em Uberlândia, onde estão instalados os centros tecnológicos Minas Cotton e a Biofábrica. O primeiro, a Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton), trabalha na operacionalização da análise e classificação da fibra do algodão produzido no estado e, o segundo, a Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica), na produção de agentes biológicos para controle de pragas nas lavouras mineiras.

O algodão em Minas Gerais

Após a manutenção da cadeia produtiva do algodão mineiro ter sido praticamente inviabilizada no final dos anos 1990, devido à guerra fiscal entre os estados e à infestação de pragas nas lavouras, a cotonicultura e a indústria têxtil no estado se reinventaram com a criação da mais eficiente política pública de apoio a um setor do agronegócio, o Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas) e, hoje, atinge patamares muito bons, alcançando o posto de maior estado produtor de algodão da região Sudeste e um dos destaques no Brasil em produtividade. Nesta safra 2021/2022, de acordo com os dados do setor Amipa Georreferenciamento e Dados, foram plantados 25.663 hectares (ha), um aumento de quase 2% em relação à temporada passada que registrou área de 25.205 ha. Esse aumento posiciona o estado no 4º lugar no ranking brasileiro, com uma produção estimada de 112.404 mil/toneladas (t) de algodão em caroço e de 45.861 mil/t de pluma.

Unindo a produção dos agricultores familiares e empresariais, Minas Gerais entrega ao mercado uma fibra de alta qualidade, com emprego de tecnologia e produzida sob rigorosos critérios de sustentabilidade nacional e internacional, respeitando o trabalhador rural, a natureza e com crescente aumento de produção por hectare.

Edições ao longo dos anos

O Dia de Campo é realizado pela Associação desde 2002 e, cidades produtoras de algodão como Presidente Olegário (MG), Monte Carmelo (MG) e Unaí (MG), foram palco do encontro. Desde 2017 o evento acontece na fazenda de propriedade da Amipa, localizada no distrito de Santana de Patos, município de Patos de Minas (MG), cada vez com maior número de pessoas, com ápice em 2019, quando 550 pessoas se fizeram presentes.

O Dia de Campo da Amipa não é sucesso de público por acaso. “É um evento com atrações voltadas para apresentação de novas tecnologias através dos campos de competição de variedades, networking, inovações e orientação de produtores”, pontua o presidente da Amipa, Daniel Bruxel, que ainda afirma que uma excelente estrutura está sendo montada para receber e acomodar os participantes deste ano.

Em 2020, por causa da pandemia da Covid-19, a entidade não pôde realizar o evento de forma presencial. Com seu espírito inovador, e sempre pensando na promoção da cotonicultura mineira, a Associação realizou o evento de forma inédita em formato virtual, reunindo sete painéis técnicos audiovisuais gravados.

Em 2021, com o processo gradativo de retomada das atividades e respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19, promoveu o Circuito Técnico Amipa que viabilizou a realização de seis visitas técnicas a lavouras de algodão do estado, nas quais os visitantes, em número restrito, foram recebidos por especialistas membros do Grupo de Estudos do Algodão Mineiro (GEAM) e por pesquisadores para visitas às áreas de plantio e debates técnicos.

Serviço

Evento: Dia de Campo Amipa 2022
Data: 7 de julho de 2022
Horário: 7h às 13h
Local: Fazenda Experimental Amipa – distrito de Santana de Patos (município de Patos de Minas) Rodovia BR 146 – km 16; coordenadas 18°52'40.0"S 46°36'07.0"W
Inscrições antecipadas e gratuitas pelo site: https://amipaeventos.com/

Centro  Politécnico

Compartilhe


Comentários

MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa