Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Alunos de Arquitetura desenvolvem abrigos móveis

Quinta 06/07/2017 - Aislan Henrique
Fonte: Ascom UNIPAM
Alunos de Arquitetura desenvolvem abrigos móveis
Sicoob Credipatos 3

Na última sexta-feira (30), alunos do 3º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Patos de Minas, (UNIPAM) utilizaram o campo de futebol da instituição para exporem suas obras primas, desenvolvidas ao longo do semestre, dentro da disciplina de Projeto Integrador.

O intuito do trabalho foi projetar abrigos compactos móveis, utilizando conceitos da Arquitetura Instantânea e Emergencial. Segundo a professora Adriane Silvério, idealizadora do projeto, ao desenvolver os abrigos, os alunos deveriam buscar soluções possíveis para abrigar moradores e artistas de rua, circenses, e quaisquer pessoas que necessitem de uma moradia de baixo valor, sustentável, funcional, compacta e móvel.

Diante desta tarefa os futuros arquitetos não perderam tempo e construíram abrigos em escala real, com até 3 metros de altura. Cada casinha buscou atender a demanda de um público específico, sempre priorizando necessidades básicas, como um local para dormir, outro para comer, entre outros. Ao todo 17 projetos foram construídos utilizando materiais economicamente viáveis.

E teve de tudo: casas dobráveis como origami, casas em formato de tendas circense, abrigos em formato de capsula e até abrigos projetados especialmente para catadores de materiais recicláveis.

Segundo a professora Adriane Silvério, o projeto é uma ótima forma para os alunos, ultrapassarem os limites dos traços feitos no papel. “O mais interessante é que por meio dos erros e acertos na hora de construir os abrigos, eles são capazes de perceber e solucionar falhas no projeto que eles desenvolveram. E isso gera muito aprendizado”, ressaltou.

Terabyte-720

Compartilhe


Comentários

MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa