Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo e Alto Paranaíba retoma atividades

Entidade reúne os 70 municípios e tem foco no desenvolvimento regional

Sexta 24/09/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo e Alto Paranaíba retoma atividades
Sicoob Credipatos 3

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, participou ontem de evento realizado em Uberaba e cujo objetivo central foi a retomada das atividades da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Na oportunidade, representantes da Cemig, da Agência de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI) e da Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura apresentaram realizações da gestão estadual na região e investimentos programados, além de ouvirem reivindicações de gestores presentes.

O evento foi iniciativa da prefeita de Uberaba e vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Elisa Araújo. Cabe destacar que a Amvale reúne 70 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, associados a quatro associações microrregionais Amvale (Vale do Rio Grande), Amvap (Vale do Paranaíba), Ampla (Planalto de Araxá) e Amapar (Alto Paranaíba), sediadas, respectivamente, em Uberaba, Uberlândia, Araxá e Patos de Minas.

Em seu discurso, o prefeito Falcão ressaltou o papel das associações de municípios da região e do trabalho conjunto que as cidades conseguem construir quando estão unidas. “Nós temos muito mais força ao reivindicarmos algo junto ao Governo estadual, junto à União, quando atuamos em bloco. A nossa força não é dissolvida, e temos que saber utilizá-la, estando associados por iniciativas assim”.

Investimentos da Cemig na região – Em sua exposição, a superintendente de Relacionamento com Clientes da Distribuição da Cemig, Roberta Nanini Chauar Rolim, falou dos novos investimentos que a empresa executa no momento. Ela destacou o Programa Mais Energia, que consiste na construção de novas subestações no estado e também no Triângulo Mineiro.

Ao comemorar o êxito na realização do encontro, a prefeita Elisa Araújo ressaltou: “A gente cresce junto com os pequenos, médios e grandes municípios, por isso fico muito feliz em receber os representantes de todos os portes de cidades aqui. Esse movimento de união é que traz resultados”.

“Hoje a Cemig tem no Estado de Minas 413 subestações. E, agora, já em construção, 200 novas unidades para os próximos cinco anos. Isso quer dizer: qualidade no fornecimento de energia e chegar a todos os clientes dos municípios”, disse. Roberta Rolim revelou que o conjunto de obras representa investimento da ordem de R$ 12,5 bilhões.

O papel do INDI –  Por sua vez, o diretor da INDI, Ronaldo, disse que o órgão, criado no fim da década de 1950, foi a primeira agência de desenvolvimento do Brasil. Tem por finalidade, inclusive, capacitar os gestores municipais para que consigam atrair novos investimentos, além de estarem sempre atentos às necessidades e demandas dos empreendimentos já em funcionamento.

Na ocasião, Barquette fez questão de enaltecer o trabalho dos prefeitos do Triângulo e Alto Paranaíba para o processo de retomada e fortalecimento da Agência de Desenvolvimento Regional. “A região é pujante e muito representativa no estado”, disse. 

Obras para a região – O subsecretário estadual de Obras e Infraestrutura, Breno Longobucco, focou suas explanações na perspectiva do curto prazo ao citar que, em outubro próximo, o DER-MG emitirá ordem de início das obras de recuperação da BR-497 entre Uberlândia e Prata e também da MG-190, Uberlândia-Abadia dos Dourados. Ele ainda citou a publicação do edital para a melhoria da BR-255 de Iturama a Itapagipe.

O presidente da Amvale e prefeito de Sacramento, Wesley De Santi, exaltou a decisão da prefeita Elisa Araújo em atuar em prol da retomada da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. “A Agência reinicia com toda força. O intuito é um só: o desenvolvimento da nossa região”, enfatizou. 

Com informações da Secom PMU e Amvale.

Centro  Politécnico

Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports

Usu�rios On-line