Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

A um dia do fim, campanha contra pólio em Patos de Minas não alcançou 50% do público-alvo

Epidemiologia convoca os pais a levarem os filhos às USFs; somente 2.917 crianças foram vacinadas até o momento.

Quarta 28/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A um dia do fim, campanha contra pólio em Patos de Minas não alcançou 50% do público-alvo
Sicoob Credipatos 3

Muito perto de ser encerrada, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite não alcançou nem metade das crianças com idade de 1 ano a menores de 5 anos em Patos de Minas. A baixa procura preocupa a Vigilância Epidemiológica, que convoca os pais a levarem seus filhos a uma das 19 unidades de saúde da família que oferecem as doses. O horário de atendimento é das 7h30 às 16h30, e somente a USF Várzea e os postos da área rural não possuem as vacinas. 

Segundo a encarregada de imunização da Vigilância Epidemiológica, Lílian Silva Amorim, a cobertura vacinal até o momento é de 42,82%, enquanto a meta é alcançar 95%. “Está muito longe do desejável, pois já estamos praticamente no fim da campanha. Temos mais de seis mil crianças na faixa etária indicada, e apenas 2.917 receberam a dose contra a pólio até agora. Precisamos da ajuda dos pais para melhorar esses números e proteger nossas crianças“, alerta.

Nacionalmente a campanha termina no dia 30 de outubro. Em Patos de Minas, contudo, a data final é amanhã (29). Isso porque sexta-feira é ponto facultativo em razão do Dia do Servidor Público e não haverá expediente em órgãos municipais (com exceção da UPA e Hospital de Campanha). 

Sobre a doença – Embora chamada de paralisia infantil, a poliomielite também afeta adultos. Qualquer pessoa não devidamente imunizada contra a doença tem maior risco de contraí-la. Além das crianças, gestantes, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido (como portadores de HIV) estão mais suscetíveis a ter complicação caso contraiam o vírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso da infecção registrado no Brasil foi em 1989. A imunização é essencial para manter a poliomielite erradicada no Brasil.

Multivacinação – Juntamente à campanha contra a poliomielite, ocorre a multivacinação, cujo foco são menores de 15 anos que estejam com a caderneta incompleta. Esse grupo também pode procurar as unidades de saúde no até amanhã (29), quinta-feira, para atualizar o esquema vacinal. 

Terabyte-720

Compartilhe


Comentários

Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Zeppelin Lanches