Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Presidente do TJMG inaugura ampliação da Apac em Patos de Minas

Sexta 26/06/2020 - Aislan Henrique
Presidente do TJMG inaugura ampliação da Apac em Patos de Minas
Sicoob Credipatos 3

Perto de encerrar uma gestão que entra para a história, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais, inaugurou nesta quinta-feira (25/6) o segundo anexo para recuperandos na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Patos de Minas, cidade do Alto Paranaíba, a 400km de Belo Horizonte. 

O fato de ser um apaquiano assumido e de ter sido criado na cidade desde pequeno foram ingredientes que levaram muita emoção ao evento, que ocorre a poucos dias do encerramento de sua gestão à frente da Corte mineira.

O novo Centro de Reintegração Social Doutor Mário Ottoboni, em Patos de Minas, foi ampliado em tempo recorde e agora tem capacidade para abrigar até 130 recuperandos. As obras foram feitas com a participação dos usuários da Apac.

A cerimônia foi marcada pela emoção e por várias homenagens, não apenas ao presidente Nelson Missias, mas a todos que de forma direta ou indireta lutaram para a melhoria do sistema prisional na região, enfrentando dificuldades homéricas. Os recuperandos que participaram da construção do anexo foram homenageados com um quadro que ficará exposto no local. O quadro contém uma foto da turma com a citação: “Os valentes de Davi do Século XXI”.

Participaram da solenidade os desembargadores do TJMG, André Amorim Siqueira, Maria Inês Souza e Paula Cunha e Silva; o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do programa Novos Rumos, Luiz Carlos Rezende e Santos; a presidente da Apac de Patos de Minas, Maria Abadia Garcia Vecchi; o juiz diretor do foro de Patos de Minas, José Humberto da Silveira; a juíza da Vara de Execuções Penais, Solange de Borga Reimberg; o juiz Melchiades Fortes da Silva Filho; o promotor de execuções penais Paulo Henrique Delicole; o presidente da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira; e vários representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da cidade.

Havia também muitos voluntários, e os próprios recuperandos da Apac de Patos compareceram em peso. O evento foi restrito por causa das medidas sanitárias impostas pela covid-19. Todos foram obrigados a usar máscara e muito álcool em gel.

O presidente Nelson Missias de Morais deu um tom poético a seu discurso e lamentou não poder visitar o pai e a mãe, que moram na cidade, em função das restrições impostas pela covid-19. “Mas fiz questão de vir até aqui, vir até a minha terra, onde eu não nasci, mas para onde vim quando ainda era um bebê”, conta o presidente, emocionado, mas demonstrando ainda ter muito fôlego na maratona de inaugurações de fóruns, com as devidas homenagens que recebe no final de seu exitoso mandato.

Ele lembra que as obras de ampliação do segundo anexo foram feitas em tempo recorde devido à urgência e à situação precária dos recuperandos, que necessitavam de um espaço maior para continuar a executar os vários trabalhos desenvolvidos na Apac de Patos de Minas. “Sei que vocês passaram por momentos difíceis quando o caminho mais próximo era o da desistência, mas vocês foram perseverantes e conseguiram”, lembrou o presidente.

O presidente, falando aos recuperandos, lembrou que “o começo é para todos, mas o recomeço só pertence aos fortes e aos grandes. Quem cometeu um deslize na vida tem que ter a chance de se recuperar, pois ninguém é irrecuperável”.

 

 

Terabyte-720

Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp