Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Dia D de vacinação contra o sarampo acontece nesse sábado

A primeira fase da campanha acontecerá até o início de março, sendo 15 de fevereiro o marco da ação

Sexta 14/02/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Dia D de vacinação contra o sarampo acontece nesse sábado
Sicoob Credipatos 3

No último dia 10, foi iniciada a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Essa fase segue até 13 de março, com intensificação das atividades nesse sábado, 15 de fevereiro. O Dia D contra o sarampo acontece em todo o Brasil, voltando-se prioritariamente para o público de 5 a 19 anos com esquema vacinal incompleto ou que ainda não foi imunizado. Entretanto quem está fora dessa faixa etária e ainda não foi vacinado também pode procurar as unidades básicas de saúde (UBS).

Em Patos de Minas, todas as UBS estão preparadas para receber o público-alvo da campanha, estando abertas das 7h30min até as 16h30min desse sábado. Com exceção das unidades dos bairros Várzea e Alvorada, todas as demais funcionarão nesse Dia D de Vacinação contra o Sarampo.

Doença infecciosa grave e altamente contagiosa, a transmissão do sarampo ocorre por via aérea (tosse ou espirros) ou ainda pelo contato com saliva ou secreções nasais de uma pessoa infectada. Os principais sintomas da doença são febre, tosse, coriza, manchas avermelhadas na pele e mal-estar. A estratégia mais eficiente para combatê-la é a vacinação.

O sarampo no Brasil - No ano passado, milhares de casos da doença foram confirmados no país, inclusive com registro de óbitos. Mesmo com êxito na campanha realizada em 2019 - a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde foi alcançada - não houve interrupção da circulação do vírus em território nacional. Isso significa que indivíduos não imunizados podem contrair a doença, portanto a disseminação do sarampo não está controlada.

Carnaval - A chegada do período festivo exige atenção: a concentração de grande número de pessoas e a alta circulação dos foliões são situações que favorecem a transmissão da doença. Por isso, nada mais seguro que estar imunizado contra o sarampo.


Compartilhe


Comentários

MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp