Coordenador do Compdec participa de workshop internacional na UFU
A discussão central da capacitação foi repensar o uso sustentável da água e o planejamento para o uso das bacias hidrográficas
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), 2º Tenente BM João Fernandes Caixeta participou, juntamente com o Capitão BM Arthur Fábio Ferreira do Corpo de Bombeiros Militar de Patos de Minas e outros integrantes da corporação da região, do VI Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Bacias Hidrográficas Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento aconteceu no período de 11 a 15 de julho de 2017 e reuniu mais de 300 pessoas do Brasil e do mundo.
O treinamento buscou fornecer subsídios para formação de uma política nacional sobre intervenções em Bacias Hidrográficas, além de fazer uma atualização de conceitos sobre os diversos temas relacionados ao manejo e sustentabilidade das Bacias Hidrográficas e de informações sobre Tecnologias e Inovação para a Sustentabilidade em Bacias Hidrográficas. O workshop também promoveu a discussão sobre diversos eixos temáticos propostos e várias experiências nacionais e internacionais relacionadas a desastres e redução do riscos de desastres vinculados à falta ou ao excesso de água.
A abertura do evento ficou por conta do Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, que ministrou uma palestra que teve como tema principal “A importância das águas de Transposição do Rio São Francisco para o semiárido do Nordeste”. Durante a conferência, Ricardo fez um balanço sobre a atual situação hídrica da Paraíba, falou sobre as obras relacionadas à transposição do São Francisco, os impactos da chegada das águas no estado, entre outros assuntos. “É uma satisfação poder participar desse evento tendo a honra de ter sido convidado para a conferência de abertura do workshop. Fizemos uma limpeza no rio Paraíba para melhorar as condições da passagem das águas do São Francisco pelo local. Desde de 2012, a maioria das regiões da Paraíba teve chuvas muito abaixo do esperado. Na prática, enfrentamos a maior estiagem de todos os tempos até hoje. O nosso Estado destina boa parte dos recursos para assistência aos efeitos da seca. Através desse projeto de Integração do São Francisco, 12 milhões de pessoas serão beneficiadas. Mais de 1700 nascentes do rio estão sendo preservadas e também há um programa de conservação da fauna e flora. É preciso fazer a ação com a responsabilidade de que ela tenha sustentabilidade”, frisou Ricardo.
Convidados de outros países, pesquisadores e outras autoridades ligadas ao governo e universidades brasileiras discutiram sobre o tema e apresentaram estudos atuais sobre o uso sustentável e com um viés econômico do recurso natural e estudos para prevenção a desastres e adaptação às mudanças climáticas.
Membros do Grupo de Estudos de Pesquisa sobre Desastres da Compdec de Patos de Minas, envolvendo a Defesa Civil, Bombeiros Militares, professores do UNIPAM e alunos também participaram do evento. A discussão central do workshop foi repensar o uso sustentável da água e o planejamento para o uso das bacias hidrográficas.
Para o Tenente Fernandes, a gestão da água deve ser prioridade para reduzir o risco de desastres. Fernandes disse que, segundo a ONU, inundações, secas e ciclones causaram danos de mais de um trilhão de dólares e afetaram mais de quatro bilhões de pessoas, desde 1990 até 2015 em todo o mundo. “Segundo o relatório da ONU, os pobres e os mais vulneráveis têm sofrido primeiro e em piores circunstâncias. Questões de água e resiliência a desastres estão tão intimamente ligadas, que é impossível pensar em uma sem a outra. A falta de acesso adequado à água potável ainda atormenta bilhões de pessoas, especialmente, os mais pobres”, destacou Ten. Fernandes sobre o relatório.
Desde de março de 2017, o Prefeito Municipal de Patos de Minas oficializou a adesão à Campanha da Organização das Nações Unidades (ONU) e da Estratégia Internacional para Redução do Risco de Desastres (EIRD), “Construindo Cidades Resilientes, Minha Cidade está se preparando”, a fim de tornar cidade, um modelo no que se refere à resiliência a desastres, planejamento e ordenamento territorial urbano, aliado ao desenvolvimento econômico de forma, inteligente e sustentável.
Comentários
Últimas notícias
Homem embriagado agride funcionário e causa tumulto na Santa Casa de Patos de Minas
Mulher em prisão domiciliar é presa com drogas em Patos de Minas
Idoso de 77 anos é preso por abusar de cadela em Lagoa Formosa
Sicoob Credipatos e Sebrae celebram o fechamento do Programa Impulso Empresarial
Motorista morre após tombar caminhão ao desviar de árvore caída na rodovia MG-188
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 76 milhões
Atenção, motoristas! Rua Ouro Preto passará a ser mão única a partir desta semana
Duas pessoas ficam feridas em acidente entre carro e moto em Patos de Minas
Homem tenta roubar carro com facão e é impedido por moradores na comunidade do Leal
Outras notícias
Três pessoas ficam feridas em acidente na MG-188
Menor é flagrado transportando criança sem capacete em motocicleta
Menores fogem sem capacete, estragram fiação do renascer e quase atropelam criança
GAECO e PM desmontam grupo que fraudava comércio de tratores roubados
Motocicleta furtada em Lagamar é recuperada pela PM em Presidente Olegário
Caminhão com 14 toneladas de pimentão tomba na BR-146
Jovem tenta matar ex-companheiro e acaba presa em Patos de Minas
Jovem de 19 anos é executado a tiros no Bairro Nossa Senhora Aparecida, em Patos de Minas
Colisão frontal na MG-188 em Vazante deixa três feridos graves
PRF de Patos de Minas recupera dois veículos roubados transportados em cegonha na BR-365
PCMG e PMMG deflagraram a segunda fase da operação Tiro, em Rio Paranaíba
Patos de Minas é destaque nacional no 5º Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do SUAS
Polícia Militar apreende menor por roubo e porte ilegal de arma de fogo
Destacamento de São Gonçalo do Abaeté recebe nova viatura
Foragido da penitenciária de Carmo do Paranaíba é recapturado
Casal recebe sentença de 27 e 24 anos por tortura e homicídio